Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB celebra termo de cooperação técnica com Colégio Santo Antônio de Jesus

30 de Agosto de 2018, 14:26 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 80 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou na última quarta-feira, 29, um Termo de Cooperação Técnica com o Colégio Santo Antônio de Jesus para realização do projeto “Aproveitamento da casca do amendoim para produção de MDF”.

O ato de assinatura ocorreu na sala da direção do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e contou com a presença do diretor, José Valentim; da diretora pedagógica do Colégio, Socorro Miranda; do professor Marconi Brito (orientador dos alunos); e da equipe técnica da Coordenação e Criação e Inovação (CINOVA).

Segundo a proposta, a casca do amendoim é um resíduo agroindustrial ainda sem um destino sustentável e que pode ser aproveitado para fabricar painéis de madeira, material que poderia minimizar impactos ambientais na indústria madeireira moveleira do pais. A partir do produto desenvolvido com o resíduo de cascas de amendoim pelo grupo de estudantes a UFRB dará seguimento a qualificação e amadurecimento tecnológico do produto fazendo análises de qualificação do produto através dos professores do CETEC e da estrutura dos seus laboratórios.

O plano de trabalho foi apresentado pelo professor Gustavo Amorim e pelos alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio: Caio Brito, Letícia Correia, Letícia Santos e Taiala Souza.

O coordenador de Criação e Inovação (CINOVA), Edilson Pires, parabenizou os estudantes pela inciativa e ressaltou que empreendedorismo e inovação devem caminhar juntos.

De acordo com Valentim a proposta tem potencial mercadológico e contribui com a função da UFRB na região. “Faz parte do papel da UFRB alavancar o desenvolvimento da ciência. O Colégio está de parabéns por formar futuros cientistas com essa veia inovadora”, disse.

Ao final da apresentação, os estudantes fizeram um tour pelo campus e visitaram os Laboratórios de Engenharia do CETEC com o professor José Valentim.

Confira fotos do encontro:

{gallery}noticias2018/cooperacaosanto{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5247-cooperacao

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar