Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB comemora nove anos de conquistas na inclusão social e excelência acadêmica

23 de Julho de 2014, 16:22 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 39 vezes

"A UFRB é minha universidade e uma das minhas trincheiras na militância social", declarou Reis.A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) completa, no próximo dia 29 de julho, nove anos de história. Criada pela Lei Nº 11.151/2005, a primeira universidade federal do interior da Bahia é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade do Recôncavo, com o objetivo principal de explorar o potencial socioambiental e cultural da região, bem como servir de polo integrador. Desde então, acumula números relevantes no ensino, pesquisa e extensão, inserindo entre as suas prioridades a inclusão social.

No início de suas atividades, eram 15 cursos de graduação e um curso de mestrado. Em 2014, já são 40 cursos de graduação, 2 programas de pós-graduação com doutorado, 7 mestrados acadêmicos, 5 mestrados profissionais, 6 especializações e uma residência clínica. Com uma média de 9 mil estudantes, a instituição ofertou este ano mais de 2.400 vagas na graduação, sendo a primeira universidade do país a ter uma pró-reitoria de políticas afirmativas e a única a promover anualmente um fórum internacional sobre o tema.

A UFRB possui hoje 84,3% de estudantes negros, frente a 40,8% da média nacional, segundo dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Desde a sua criação, em 2005, já adotava a reserva de 45% das vagas para cotistas. Após a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, foi a primeira universidade a aplicá-la integralmente, reservando 50% das vagas ao sistema. Na UFRB, dos 50% das cotas, 76,67% são reservados à população negra.

É também destaque na produção científica. Em 2010, sediou a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico do Nordeste, que se desdobrou na Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. Recentemente, concorrendo com 104 instituições, sendo 83 universidades e 21 institutos de pesquisa, a UFRB foi a instituição de ensino superior vencedora do 11º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, categoria Mérito Institucional, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Polo integrador - Concebida em um modelo multicampi, a UFRB está presente em seis municípios do Recôncavo com sete centros de ensino: o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas; o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira; o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; o Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, e o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro da Purificação.

Com sua trajetória de conquistas e preparada para os novos desafios, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem cumprido a meta de garantir educação pública, inclusiva e de qualidade aos moradores do Recôncavo e à sociedade brasileira.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3645-ufrb-comemora-nove-anos-de-conquistas-na-inclusao-social-e-excelencia-academica

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog