Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB é selecionada para participar do Projeto Rondon

8 de Julho de 2013, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 51 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi selecionada mais uma vez  para integrar as ações do Projeto Rondon nas áreas de cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde. A proposta de trabalho, intitulada "Vida, Saúde e Cidadania", vai desenvolver onze subprojetos de caráter social, focando as quatro áreas temáticas citadas.

Sob a coordenação das professoras do curso de Enfermagem da UFRB, Ariane Morais e Paloma Pinho, a proposta está inserida na chamada operação "Portal da Amazônia", no Pólo Regional Imperatriz (MA), na região norte do país. As atividades serão desenvolvidas no município de Campestre do Maranhão (MA), entre os dias 25 de janeiro a 14 de fevereiro de 2014.

Na área da saúde, a equipe da UFRB desenvolverá quatro subprojetos voltados à saúde do homem, do adolescente e do idoso, além de promover imunoprevenção de doenças, em consonância com o preconizado Programa Nacional de Imunização. No campo dos direitos humanos a proposta é desenvolver três subprojetos direcionados a efetivar a participação e o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) e discutir a problemática da violência contra mulher e a saúde do trabalhador.

No campo da educação, serão desenvolvidos dois subprojetos unindo saúde e educação na tentativa de, por meio de ações educativas e de ensino, realizar combate de vetores e pragas, principalmente no combate da dengue e da febre amarela. Na área da cultura, será feito um misto de cultura e saúde, com o objetivo de integrar a população, utilizando-se da identificação de artistas, com apresentação de danças locais, músicas regionais, exibição de filmes e documentários nacionais.

Segundo a Ariane Morais, "estes subprojetos partem do princípio de que ao aliar universidade com mobilização popular e interesse público e político, somos capazes de realizar transformação social, reforçar princípios e diretrizes do SUS, co-responsabilizar os gestores municipais das suas obrigatoriedades". Para ela, os projetos possibilitam à comunidade vislumbrar sua capacidade como agente transformador, além de oferecer ao aluno momento de estímulo a sua capacidade criadora.

Projeto Rondon - Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto é um programa de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários buscando aproximá-los da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/3269-ufrb-e-selecionada-para-participar-do-projeto-rondon

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog