Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB encerra Fórum 20 de Novembro com evento no campus de Cruz das Almas

30 de Novembro de 2017, 16:24 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 246 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início nesta quinta-feira, 30, às atividades da programação local do XI Fórum 20 de Novembro Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo no campus de Cruz das Almas. O evento encerra a programação geral do Fórum 2017, realizado entre 06 de novembro e 1º de dezembro, com atividades em todos os campi da UFRB.

Com uma apresentação do poema “Salve as Folhas”, de Mário de Andrade, musicado por Maria Bethânia, o estudante de Agronomia da UFRB, Roberto Neto, e o ex-estagiário da UFRB e hoje licenciado em Pedagogia pela Faculdade Maria Milza (FAMAM), Jean Costa, saudaram os presentes e desejaram bom evento a todos. “Cosi euê. Cosi orixá. Euê ô. Euê ô orixá”, entoaram em yourubá.

Em seguida, compuseram a mesa de abertura o reitor da UFRB, Silvio Soglia; a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Maria Goretti da Fonseca; a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Rosineide Mubarack; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira, e o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), José Valentim Filho.

O diretor Elvis Vieira agradeceu em nome do CCAAB a toda a comissão organizadora do evento e ressaltou que o Fórum, com seus 11 anos de atividades, reafirma os valores morais e éticos de nossa sociedade. “Mais uma vez a UFRB faz muito mais do que formar cidadãos. Estamos aqui para fazer um futuro consciente, de reconhecimento e respeito à diversidade social, de raça e de gênero”, disse Vieira.

O diretor do CETEC destacou que o Fórum 20 de novembro já está consolidado como um dos eventos mais importantes da UFRB. “Ele tem variado o seu formato ao longo dos anos, mas a sua essência permanece muito forte. Esse evento traz e fortalece a discussão sobre as questões etnicorraciais no País, uma vez que o debate atual parece estar dominado pela intolerância e por um obscurantismo crescente”, afirmou José Valentim.

Políticas Afirmativas

A pró-reitora da PROPAAE, Maria Goretti, saudou os convidados e parabenizou sua equipe pela organização do evento. “Esse é o momento de pensarmos em políticas afirmativas para apoiar a permanência de nossos estudantes”, disse. “É o momento de refletir, discutir, fomentar e reafirmar a nossa posição enquanto UFRB, enquanto universidade negra e que precisa, portanto, ter uma política afrocentrada, uma política voltada para os negros”, acrescentou.

“As políticas afirmativas, em todas as suas dimensões, são políticas fundantes dessa Universidade. Fomos os primeiros a criar uma pró-reitoria nessa área e não podia ser diferente, porque nós construímos uma Universidade com feições populares. Somos frutos de uma luta popular, que, no Recôncavo, é uma luta do povo negro”, disse o reitor Silvio Soglia em seu discurso. Ele definiu o fórum como “um espaço de celebração de nossas raízes e ancestralidades”. 

Cotas na Pós-Graduação

Para a pró-reitora da PPGCI, Rosineide Mubarack, “o Fórum representa a própria história da nossa Universidade. Essa causa é de cada um de nós”. Em sua fala, ela destacou ainda que chegou o momento de se pensar as cotas na pós-graduação e superar os enfrentamentos com o debate sobre as políticas afirmativas e de acesso, permanência e pós-permanência. “É uma questão histórica para a UFRB fazer avançar as políticas e proporcionar as condições pelas quais nossos alunos possam adentrar e consolidar nossa pós-graduação”, disse Rosineide.

O reitor informou que a resolução que trata sobre a implantação das cotas na pós-graduação da UFRB está pronta e será submetida à apreciação do Conselho Universitário. “O documento foi construído por um grupo de trabalho instituído pela Reitoria, com a participação de professores especialistas na área e coordenadores de curso de pós-graduação”, informou Soglia. “Isso representa, sem dúvida, um novo marco, uma nova conquista, nessa caminhada pelo fortalecimento das políticas afirmativas em nossa instituição”, defendeu.

Confira a programação completa do evento em Cruz das Almas.

Veja fotos da abertura:

{gallery}noticias2017/forum_cruz{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4962-ufrb-encerra-forum-20-de-novembro-com-evento-no-campus-de-cruz-das-almas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog