Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB entrega título de Doutor Honoris Causa a Marcio Meirelles

29 de Março de 2019, 12:52 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 216 vezes

O ex-secretário estadual de Cultura da Bahia e diretor teatral Marcio Meirelles, 64 anos, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em sessão solene ocorrida na última quinta-feira, dia 28, às 10h40min, no Auditório da Biblioteca, Campus Cruz das Almas.

Meirelles veio de Salvador para a homenagem acompanhado de integrantes do Teatro Vila Velha e dos filhos Pedro Milet Meirelles e João Milet Meirelles, professor da Universidade Federal da Bahia e músico, respectivamente.
Após a composição da mesa institucional, da qual fizeram parte o reitor Silvio Soglia, a vice-reitora Georgina Gonçalves dos Santos, o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicada (CECULT), Danillo Barata e a servidora técnica Manuelle Carvalho Cardozo, da Secretaria dos Órgãos Colegiados do Conselho Universitário, os presentes cantaram o Hino Nacional.

Ao lado da mesa institucional, estiveram participando da sessão os conselheiros do CONSUNI. Na platéia, pró-reitores, alunos, técnicos administrativos, professores, artistas e convidados.

A professora Daniela Pereira Canedo leu o parecer de concessão do Título de Doutor Honoris Causa a Marcio Meirelles e a solenidade continuou com os discursos do diretor do CECULT, Danillo Barata, do homenageado, Marcio Meirelles e do reitor Silvio Soglia.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV UFRB e traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 

{youtube}UbtMhlZixoE{/youtube}

Proposta

A proposta de homenagem a Meirelles partiu CECULT reconhecendo o trabalho de mais de quarenta anos dedicados a Cultura e as Artes, especialmente nas Artes Plásticas e as Artes Cênicas, além da gestão cultural.

Segundo resolução da UFRB, o título de Doutor Honoris Causa é concedido “a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, não pertencentes ao quadro de servidores efetivos da UFRB, que se tenham distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das Ciências, das Artes, da Filosofia, das Letras, das Culturas, do desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição seja ou tenha sido de alta relevância para o País ou para Humanidade”.

Após a sessão solene, na condição de Doutor Honoris Causa, Meirelles fez a Aula Magna “A arte e seus tempos”, de abertura do semestre letivo de 2019.1.

Meirelles falou de sua trajetória na cultura e das mudanças ocorridas no percurso nos últimos quarenta anos.

Discurso de Marcio Meirelles:

Discurso de Silvio Soglia:

Confira as fotos do evento:

{gallery}noticias2019/meirelles{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5450-ufrb-entrega-titulo-de-doutor-honoris-causa-a-marcio-meirelles

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog