Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB oferece atendimento e oficinas de culinária saudável em Santo Antônio de Jesus

22 de Novembro de 2017, 15:26 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 46 vezes

Realizar atendimento nutricional e elaborar preparações culinárias visando adesão à reeducação alimentar e alimentação saudável. Este é o objetivo do projeto de extensão desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Voltado para a população em vulnerabilidade social de Santo Antônio de Jesus, o projeto oferece atendimento nutricional por pesquisadores e estudantes e oficinas dietéticas para orientar quanto à escolha e preparação dos alimentos.

Os atendimentos, feitos em parceria com a Sociedade Espírita José Petitinga, acontecem uma vez por mês e incluem avaliação alimentar, avaliação clínica e avaliação antropométrica. Neste mês, as consultas de atendimento nutricional serão realizadas no dia 24, às 14h, na sala do Programa de Promoção da Saúde em Santo Antônio de Jesus (PROSAJ) no CCS. Os interessados em participar devem fazer o cadastramento na sede da Sociedade Espírita, que fica localizada na Rua Allan Kardec, nº 70.

Já as oficinas culinárias são realizadas bimestralmente, no Laboratório de Alimentos do CCS. Em outubro deste ano, ocorreu a primeira oficina voltada para pacientes hipertensos, principal patologia diagnosticada entre os participantes. A próxima oficina está prevista para o mês de dezembro e trará opções de preparações saudáveis para a ceia de Natal. O foco serão receitas para diabéticos e hipertensos, com preparações típicas dessa época, utilizando ingredientes substitutos do açúcar e redução do teor de sal e gordura, que apresentam similar funcionalidade, proporcionando características nutricionais e sensoriais ao produto final semelhante a do original. Os interessados também devem fazer cadastro prévio na sede da Sociedade Espírita.

Método educativo – O projeto intitulado “Atendimento Nutricional: Da Prescrição à Elaboração de Preparações” visa promover uma alimentação nutritiva e saborosa para pacientes de baixa renda com algum tipo de risco à saúde, como forma de garantir a adesão ao tratamento. Pautado no respeito às condições culturais, sociais e econômicas dos participantes, o projeto é coordenado pela professora Valéria Camilo, em parceria com o professor Carlos Alberto da Costa, e conta ainda com a participação da nutricionista Larisa Janusic e das estudantes de Nutrição, Jamile Góes e Lívia Santos.

De acordo com a coordenadora, “a intenção é garantir um atendimento integral, promovendo, em paralelo às consultas, atividades de educação nutricional para a população mais vulnerável”. Desenvolvido desde maio deste ano, o projeto acompanha 18 pacientes até o momento. Os atendimentos e as oficinas são gratuitos, balizados no conceito de extensão universitária, conforme frisa a coordenadora. “Essa conceito nos remete para o desenvolvimento de ações que contribuam para a relação transformadora entre universidade e sociedade”, diz a professora Valéria Camilo.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ccs


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4952-ufrb-oferece-atendimento-e-oficinas-de-culinaria-saudavel-em-santo-antonio-de-jesus

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog