Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB participa da segunda etapa da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero

26 de Fevereiro de 2016, 19:30 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 240 vezes

{youtube}xF2--P7H3SM{/youtube}A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participou nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, da segunda etapa da campanha de Mobilização Nacional da Educação Zika Zero. O grupo de trabalho formado por servidores e estudantes da Universidade esteve nas escolas Recanto Feliz, Virgildásio Sena, Dr. Lauro Passos e Centro Educacional Cruzalmense, de Cruz das Almas, e na escola Cefira Baylão Diniz, de Santo Antônio de Jesus, promovendo novas ações para engajar estudantes e professores no combate ao Aedes aegypti.

Nas escolas municipais Recanto Feliz, Virgildásio Sena e Centro Educacional Cruzalmense, servidores técnico-administrativos da UFRB ministraram uma palestra de conscientização sobre a importância de impedir que o mosquito prolifere.

Para a diretora da Recanto Feliz, Marineide Souza, essa luta deve ser de toda a sociedade. “Partindo da educação por meio das universidades, escolas e secretarias, vamos atingir mais pessoas e incentivaremos o combate ao mosquito”, disse. Ela explicou o que a escola tem feito para mobilizar a todos: “desenvolvemos periodicamente projetos para conscientizar a comunidade, como o projeto ‘Um por todos, todos por um’, realizado em parceria com a Prefeitura. As informações são levadas aos alunos e eles reproduzem em suas casas”. 

No mesmo sentido, a diretora da Virgildásio Sena, Antonia Fonseca, acredita que o papel da escola é conscientizar os alunos para que eles possam contribuir com a coletividade. “Já temos realizado algumas atividades de conscientização. Na semana passada, um professor ensinou aos alunos a criar uma armadilha para o mosquito utilizando material reciclável. Hoje, estamos recebendo o pessoal da UFRB que está proferindo palestra para conscientizá-los da importância de toda a sociedade estar engajada nessa campanha”, relatou a diretora.

Passeata contra o mosquito

Já os estudantes e professores da Escola Estadual Dr. Lauro Passos participaram de uma passeata contra o mosquito, organizada pelos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIDIB Biologia. O grupo seguiu pelas ruas do bairro Coplan, onde fica localizada a escola, distribuindo panfletos e chamando atenção da população do entorno.

“Em virtude de toda essa epidemia e a Zika ser um problema de saúde pública muito sério, os alunos solicitaram que nós fizéssemos não um dia, mas uma semana inteira de mobilização”, disse a coordenadora do PIDIB, professora Jacqueline Braga. “Durante essa semana, fizemos várias atividades, como oficinas de construção de armadilhas contra o mosquito com garrafas pet, palestras, murais informativos e um jogo sobre as possíveis formas de transmissão da doença”, completou.

“Essas atividades são fundamentais para a conscientização dos alunos, porque a gente sabe que não depende só do Governo tentar fazer alguma coisa, se a comunidade não estiver consciente da importância de sua participação nessa campanha”, disse o diretor Jaasiel Joaquim. E afirmou: “como escola, a gente entende que se conscientizarmos os alunos também vamos conscientizar os pais e as famílias”.

Atividades lúdicas em SAJ

Em Santo Antônio de Jesus, a Escola Municipalizada Cefira Baylão Diniz recebeu a visita de estudantes dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Medicina e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, que realizaram atividades lúdicas com os alunos do Ensino Fundamental.

Entre as ações, houve apresentação de teatro de fantoche com o tema “Controle e Combate ao Aedes”, adaptado da estória de João e Maria; visualização do inseto vetor em microscópio: adulto, larva e pupa; distribuição do folder “Zika Zero” e de adesivos do Grupo de Estudos em Parasitologia Humana, com o tema “combatente mirim do Aedes”.

“A gente acredita que a nossa função social está na tentativa de identificar possíveis focos e orientar para que esses meninos se tornem multiplicadores dessas informações”, disse a professora Ana Moreno, membro do grupo de trabalho do CCS e coordenadora da ação. As atividades na escola foram acompanhadas de perto por representantes do IFBA de Santo Antônio de Jesus, no intuito de firmar parcerias para vislumbrar novas ações em conjunto.

Confira fotos das atividades:

{gallery}noticias2016/zika-segunda-etapa{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4291-ufrb-participa-da-segunda-etapa-da-mobilizacao-nacional-da-educacao-zika-zero

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog