Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB presta homenagem aos 120 anos do educador Anísio Teixeira

9 de Julho de 2020, 16:29 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4 vezes

Neste domingo, 12 de julho, é celebrado os 120 anos de nascimento do educador baiano Anísio Spínola Teixeira. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promove uma programação especial de atividades em sua homenagem, com a interlocução nacional de diversos parceiros públicos e privados. A iniciativa visa promover a difusão do pensamento e da obra de Anísio Teixeira, junto aos educadores brasileiros e a reflexão sobre a sua contribuição para a Educação. 

O presidente do Conselho de Educação da Bahia (CEE-BA), Paulo Gabriel Nacif, lembra que o pensamento de Anísio Teixeira é base do FUNDEB e destaca a importância das atividades em homenagem ao educador Anísio Teixeira. “Por meio de um grupo de estudos que envolveu universidades, conselho e fórum de Educação, Academia Baiana de Letras e secretarias de Educação municipais, dedicamos o ano de 2020 a homenagear o grande educador baiano e brasileiro Anísio Teixeira pela sua enorme contribuição, que consolidou políticas como a Educação em Tempo Integral e o Sistema Nacional de Educação. Realizamos uma caravana por todo o Estado da Bahia discutindo o legado do educador", conta. 

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a iniciativa da secretaria. "Anísio Teixeira era muito conhecido fora do país por ser um visionário. Foi ele quem constituiu dois grandes movimentos para a gente. O primeiro foi a Educação em Tempo Integral e integrada em diversas áreas. Ele defendeu e apresentou um programa que os estudantes aprenderiam mais se permanecessem um tempo a mais na escola. E a outra inovação dele, que a gente tanto usa até hoje, é o regime de colaboração, pois não se faz educação de qualidade em nenhum país se não tivermos a aproximação da União, do Estado, dos municípios e da sociedade. E neste momento que o Brasil atravessa, reviver o pensamento de Anísio Teixeira é um sopro de esperança e um convite ao fortalecimento das diversas esferas institucionais para pensar com responsabilidade a cidadania brasileira", afirmou. 

Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o professor e filósofo da educação, Ricardo Henrique Andrade, é um dos pesquisadores sobre o pensamento de Anísio Teixeira. "Anísio se interessou pela democratização da sociedade brasileira e apostou na escola como uma fábrica de democracia, sempre capaz de renovar-se diante dos desafios. Como discípulo de Dewey, era um entusiasta da “experiência na educação”, e acreditava que o aprendizado real destina-se à vida. Desse modo, a filosofia deveria conceber um programa de ação que visasse superar os problemas concretos não apenas de maneira teórica, mas, sobretudo, prática", relata Ricardo, que foi ainda Diretor de Formação e Experimentação Educacional do Instituto Anísio Teixeira (2007-2010).

PROGRAMAÇÃO

Um dos marcos das ações desenvolvidas para celebrar os 120 anos de Anísio será a assinatura do Projeto de Lei enviado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que designa Anísio Teixeira como Patrono da Educação da Bahia. Está prevista, ainda, uma sessão solene no Congresso Nacional. 

Lives - A Secretaria da Educação do Estado (SEC), o Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da SEC, e o Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia (CEE-BA) celebram, neste domingo (12), às 10h, os 120 anos de nascimento do educador baiano Anísio Teixeira. A cerimônia, que será transmitida no YouTube, nos canais (https://www.youtube.com/educacaobahia1) e (https://www.youtube.com/ceebahia), faz parte de uma programação especial de atividades desenvolvidas pelo Governo da Bahia, com o objetivo de difundir o pensamento e a obra de Anísio Teixeira, além de promover uma reflexão sobre a sua contribuição para a educação. 

Na abertura, haverá a apresentação de um vídeo sobre o livro infantil "Menino movimento", a saudação do presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel Nacif, e, na sequência, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fará um pronunciamento em torno do tema "Um diálogo com as crianças da Bahia, do Brasil e do mundo".

Em seguida, o professor Naomar de Almeida Filho, da Universidade de São Paulo (USP), abordará o tema "O olhar sobre a vida de Anísio Teixeira", e ex-estudantes da Escola Parque farão uma apresentação literomusical. Os reitores João Carlos Sales e Luiz Otávio de Magalhães, respectivamente, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), discutirão o tema "O pensar de Anísio Teixeira".

O evento virtual contará, ainda, com um mosaico de depoimentos de educadores e especialistas; apresentação do "Cordel Anísio Teixeira"; exibição do documentário da SEC acerca da vida de Anísio Teixeira; e declamação da poesia "Esperança", de Mário Quintana. A programação será encerrada com o Hino ao 2 de Julho e com a exibição de vídeo da Caminhada Virtual, realizada na celebração do 2 de Julho deste ano. 

Já na próxima segunda-feira (13), o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE) realiza, às 14h, uma sessão especial em comemoração aos 120 anos de Anísio Teixeira. Já às 15h, a Escola Parque promove a live "120 Anos de Anísio Teixeira." Ainda este mês, será lançada a nova versão da Plataforma Anísio Teixeira, com data a definir.

Ao longo do ano, também estão programados atividades e eventos como: Prêmio Anísio Teixeira de Gestão Escolar; Aula Magna na Escola Parque Carneiro Ribeiro, em Salvador, e na Escola Parque 308 Sul de Brasília; denominação do prédio da SEC como "Casa Anísio Teixeira" e exposição comemorativa na SEC e nos NTEs; lançamento da Biblioteca Anísio Teixeira com a publicação de obras do educador; e a realização de seminários virtuais com instituições de Ensino Superior públicas.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5896-ufrb-presta-homenagem-aos-120-anos-do-educador-anisio-teixeira

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog