Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB promove Aula Magna sobre universidade pública, democrática e resistência

4 de Março de 2020, 16:20 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 74 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove a Aula Magna de abertura do semestre 2020.1, com o tema "Universidade pública, democrática e resistência", a ser ministrada pelo ex-reitor e professor Anisio Brasileiro de Freitas Dourado, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Anísio Brasileiro é professor da UFPE desde 1978 e foi reitor da instituição por 8 anos (2011-2019).

A Aula Magna acontece na próxima quarta-feira, dia 12, às 9h, no Auditório da Biblioteca, Campus Cruz das Almas. O evento será transmitido ao vivo pela UFRB TV.

"Universidade pública, democrática e resistência" é tema atual no contexto da crise de financiamento em que vive as universidades públicas federais, dentre elas, a UFRB.

Perfil

Anísio Brasileiro possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestrado em Engenharia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialização (1987) e Doutorado em Transportes pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1991).

Ele realizou estágio pós doutoral no Laboratoire Techniques, Territoires et Société (LATTS), associado à École Nationale des Ponts et Chaussées, Université Marne La Valée et Université Paris XI (2000).

Desde 1978 é professor da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no Departamento de Engenharia Civil. Em 2015 tornou-se professor titular da UFPE. É professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão das Infraestruturas na Engenharia Civil desde o ano 2003.

Anísio já exerceu as funções de Diretor Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET, 2003-06), tendo sido Presidente da Associação no biênio 1998/1999. Participou dos Comitês de Assessoramento do CNPq e da CAPES na Área de Engenharia de Transportes (2004-06). Participou do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Transportes, representando a comunidade acadêmica (2003-07). Foi representante do Brasil no Comitê Técnico Internacional do Congreso Latinoamericano de transporte publico y transito (CLATPU, 2002-09). Suas atividades de pesquisa se referem à área de Engenharia de Transportes, nas interfaces com o Planejamento Urbano e Políticas Públicas, com ênfase em Economia dos Transportes e gestão de políticas públicas, financiamento dos transportes, história dos transportes, tendo como foco os estudos de Sociologia Econômica e análise de atores e redes sociais. Sua produção científica se expressa por 30 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 9 livros publicados, 121 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, com participação em 33 bancas de mestrado e oito de doutorado, tendo orientado 18 dissertações de mestrado e co-orientado duas teses de doutorado; orientou ainda 15 estudantes de Iniciação Científica. Exerceu as funções de Pró-Reitor de Extensão da UFPE (2003-06), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2007-2011). Foi Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Brasileiras (FOPROP, 2009), participou do Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES, como representante do FOPROP (2010). Em 2014 recebeu a mais alta condecoração científica da França, tendo sido condecorado com o grau de Chevalier de lº ordre de Arts et des Lettres.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5744-ufrb-promove-aula-magna-sobre-universidade-publica-democratica-e-resistencia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog