Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB promove estágio em assentamentos rurais e comunidades quilombolas

18 de Junho de 2015, 18:59 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 247 vezes

No período de 05 a 18 de junho, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu o Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) em assentamentos rurais e comunidades quilombolas dos territórios do Portal do Sertão e do Recôncavo da Bahia.

A atividade, contemplada pelo Edital Proext/MEC/SESu 2014/2015, contou com a participação de 20 estudantes dos cursos de Agroecologia, Agronomia, Direito, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, História e Educação do Campo da UFRB e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

De acordo com a professora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da UFRB, Tatiana Velloso, coordenadora geral do projeto, o objetivo do EIV foi possibilitar aos estudantes de graduação uma formação humanista, a partir da vivência nos assentamentos de reforma agrária e comunidades quilombolas. “Dessa forma, contribuímos com a articulação da extensão universitária com o ensino e a pesquisa sobre a realidade agrária brasileira”, apontou Tatiana.

As fases de planejamento e de preparação do estágio interdisciplinar de vivência ocorreram em Feira de Santana e Cruz das Almas, a partir de oficinas e de rodas de conversas sobre as temáticas que envolvem a questão agrária brasileira, economia política, gênero e feminismo, povo negro e questão agrária, juventude, agitação e propaganda e projeto popular. 

A preparação e a avaliação foram momentos de formação e de socialização da vivência dos estagiários nas comunidades quilombolas de Lagoa Grande, do município de Feira de Santana, e Kaonge e Engenho da Ponte, de Cachoeira, e no acampamento Mocó do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, em Feira de Santana.

O projeto contou também com a coordenação dos discentes Janderson Santana dos Santos, Joelton Belau da Silva, Journei Pereira dos Santos, Rafael Guimaraes Farias, Ramon Alves Malta, Santiago Matos Ferreira Primo, Talita Conceição da Silva, Tamara Rangel de Lacerda e Ubirajara Silva de Oliveira, da UFRB, e Thays Santos, do Centro Público de Economia Solidária (CESOL – Recôncavo).

Confira fotos do estágio:

{gallery}noticias2015/estagio-vivencia{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/central-do-aluno/4071-ufrb-promove-estagio-em-assentamentos-rurais-e-comunidades-quilombolas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog