Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB promove evento em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

25 de Setembro de 2014, 11:52 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 47 vezes

Por ocasião da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorada entre os dias 21 e 26 de setembro, o Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu nesta terça-feira, 23, uma Roda de Conversas intitulada “Mobilizar para incluir”. O evento teve como objetivo a discussão sobre a inclusão social de pessoas com deficiência, que participaram do evento compartilhando experiências sobre a desmistificação das impossibilidades e preconceitos enfrentados no cotidiano.

Na abertura das conversas, a pró-reitora de Graduação Luciana Alaíde ressaltou a importância da realização do evento na UFRB que atualmente conta com 10 estudantes com algum tipo de deficiência. “Precisamos reproduzir esse evento em outras escolas e campus da UFRB, para que consigamos atingir os estudantes com deficiência que estão no ensino básico e colocar a UFRB como uma possibilidade real de entrada no Ensino Superior”, afirmou a pró-reitora.

O evento contou com a participação de alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) e da Associação Pestalozzi de Cruz das Almas. Iniciando os relatos, a aluna Tamires Silva, que possui deficiência auditiva e é assistida pela Pestalozzi de Cruz das Almas, explicou as dificuldades que enfrentou na escola para aprender os assuntos das matérias. “Os professores diziam que eu tinha que aprender, que o problema era meu, e como eu não conseguia, era reprovada. Conheci a Pestalozzi que meu deu assistência no aprendizado e hoje estudo em escola regular”, disse.

A programação incluiu ainda o relato do estudante do CETEP, José Henrique Souza, e do servidor da UFRB, Edmundo Xavier, ambos com deficiência visual. Henrique contou que sofreu preconceito devido à deficiência visual, mas que atualmente estuda em escola regular, toca teclado e realiza as atividades que gosta normalmente. “Eu acredito que nós somos eficientes e temos capacidade para realizar qualquer atividade com destaque”, afirmou. Finalizando o rol de relatos, o servidor Edmundo citou sua vida como exemplo de sucesso, uma vez que possui deficiência visual há 19 anos.

No encerramento, um grupo formado pelos servidores técnicos administrativos da UFRB participantes do curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) fizeram uma apresentação da música Aquarela, de Toquinho, em LIBRAS.

Sobre o NUPI - O Núcleo de Políticas de Inclusão foi criado em 2011 pela Pró-Reitoria de Graduação com o objetivo de atender os estudantes com deficiência matriculados na UFRB. O núcleo tem realizado diversas ações, como fornecimento de recursos de tecnologia assistiva, orientações para os professores lidarem com os estudantes com deficiência em sala de aula e aquisição de mobiliário adaptado para disponibilizar nos espaços acadêmicos. As ações visam garantir a permanência dos estudantes com deficiência no Ensino Superior. 

{gallery}noticias2014/rodas-conversas-incluir{/gallery}

 

No encerramento, um grupo formado pelos servidores técnicos administrativos da UFRB participantes do curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) fizeram uma apresentação da música Aquarela, de Toquinho, em LIBRAS. 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3719-ufrb-promove-evento-em-comemoracao-a-semana-nacional-da-pessoa-com-deficiencia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog