Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB realiza aula inaugural do programa Universidade Para Todos 2015

9 de Julho de 2015, 15:04 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 55 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na última segunda-feira, dia 06, no município de Sapeaçu, a aula inaugural da edição 2015 do programa Universidade Para Todos (UPT). O evento, realizado no Colégio Municipal de Sapeaçu, contou com a participação de representantes da UFRB, da Prefeitura e de monitores e cursistas do programa.

Realizado pela parceria do Governo da Bahia com as universidades estaduais e a UFRB, o UPT oferece mais de 200 turmas em todo o Estado. Na região do Recôncavo, comandado pela UFRB, são ofertadas turmas nas cidades de Amargosa, Brejões, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Elísio Medrado, Governador Mangabeira/Quixabeira, Mutuípe, São Félix, Sapeaçu e Ubaíra.

A UFRB ingressou no projeto em 2009, oferecendo vagas em cinco cidades. Em 2015, o UPT da UFRB oferece cerca de mil vagas distribuídas em 13 municípios para alunos oriundos de escolas públicas. O cursista Fagner dos Reis fica feliz com possibilidade de estudar sem custos em sua cidade natal e revela que o cursinho é uma grande oportunidade para os jovens sapeaçuenses que desejam entrar no ensino superior.

O reitor da UFRB Silvio Soglia acredita que o UPT é um projeto de inclusão social. “São alunos de escolas públicas sendo ensinados em sua maioria por estudantes da Universidade. Essa é uma oportunidade desses jovens fazerem o Enem e os outros vestibulares de forma mais qualificada e competitiva”, afirma.

Elias Fernandes, estudante da psicologia da UFRB e monitor de literatura no UPT, acredita que o cursinho é uma ferramenta importante para intervir nas vulnerabilidades apresentadas pelos jovens nesse processo de preparação para o vestibular. “É uma forma de devolver para a sociedade, que paga nossos estudos através dos impostos, o que recebemos da Universidade”, afirma. Ele ainda acrescenta: “sou muito gratificado em participar do sonho dessas pessoas que às vezes não acreditavam que seria possível ingressar no ensino superior”, revela.     

O UPT é um programa de curso presencial, noturno, com carga horária de 25 horas semanais, preparatório para o Enem e outros vestibulares. No ano de 2014, o UPT da UFRB colaborou para o ingresso de cerca de 100 estudantes nas universidades da Bahia.     

Confira as fotos: 

{gallery}noticias2015/aula-inaugural-upt{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/4077-ufrb-realiza-aula-inaugural-do-programa-universidade-para-todos-2015

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog