Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB realiza Exposição de Cultura e História Americana: Picturing USA

6 de Julho de 2017, 15:29 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 6 vezes

Foi realizada na última terça-feira, 05, na  sede da Lyra Carlos Gomes em Amargosa, a I exposição de Cultura e História Americana: Picturing. O evento teve a proposta de retratar a cultura e fatos da história americana, e contou com as presenças do diretor do Centro de Formação de Professores, (CFP) Clarivaldo de Sousa; e da representante da secretaria de educação da Prefeitura de Amargosa, Erenice Rocha.

A exposição, realizada no período que celebra a Independência dos Estados Unidos, contou com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos  e recebeu mais de 350 estudantes da rede pública e privada de ensino de Amargosa. Os alunos receberam informações sobre os espaços da amostra, a cultura, a arte, a música, além dos costumes e a história dos Estados Unidos. “A exposição de pôsteres do material “Picturing America” e “Picture US”  engloba uma coleção de trabalhos artísticos diversos que visa apresentar a história e cultura americanas, desde a década de 1920. Esta exposição apresenta  não somente um significativo enriquecimento cultural sobre a vida nos Estados Unidos para a comunidade acadêmica e externa, mas também provoca uma reflexão aos visitantes para que façam uma viagem ao passado através das imagens e assim visualizem alguns marcos da história dos EUA ao longo dos anos”, destacou a docente e organizadora do evento, Margarete Barbosa.

O professor Leonardo Leite visitou a exposição com os alunos da Escola Estadual Almeida Sampaio e comentou a iniciativa. “Muito Interessante o diálogo entre o conhecimento aprendido e produzido na Universidade, como esse da cultura americana, e essa interação com a comunidade de Amargosa, principalmente com as escolas”, disse. 

O evento contou ainda com apresentações culturais e de ballet, e premiações aos estudantes que se destacaram ao responder perguntas sobre a cultura e história americana. 

Origem - Picturing America foi um projeto do National Endowment for the Humanities (NEH) que trouxe obras-primas da arte americana em salas de aula e bibliotecas em todo o país. O projeto foi concluído em 2009. No entanto, muitos dos materiais educacionais criados para o programa ainda estão disponíveis para uso por estudantes, professores e aprendizes ao longo da vida. Nesta coleção, temáticas como revoluções, valores americanos, marcos históricos e conexão a outras culturas são abordadas nos diversos pôsteres da mesma.

Picture US é uma coleção de 26 cartazes coloridos, no formato A3, que mostram várias cenas em torno dos Estados Unidos (mercado dos fazendeiros, artesanato, crianças ouvindo o professor contar histórias sobre o Thanksgiving , rodeio, feira, sala de aula nos EUA, etc.). As fotografias destinam-se a estimular e motivar os alunos nas atividades de conversação. É uma coleção que visa auxiliar o professor em sala de aula, partindo da idéia de que as imagens são ferramentas úteis para o ensino e aprendizagem da língua e que trazem vida e realismo as aulas e motivam os aprendizes a produzir a linguagem.

 Saiba mais: www.ufrb.edu.br/expousaufrb

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2017/expousaufrb{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4782-ufrb-realiza-exposicao-de-cultura-e-historia-americana-picturing-usa

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog