Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB realiza nova etapa do acolhimento de alunos ingressantes

23 de Agosto de 2017, 17:16 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 47 vezes

 A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou mais uma etapa do acolhimento dos calouros na última terça-feira, dia 22, no campus Cruz das Almas. Dezenas de estudantes convocados na segunda chamada do Cadastro Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) realizaram a pré-matrícula no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e participaram das atividades de boas-vindas.  A inciativa é da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e a Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC).

O programa de acolhimento tem como objetivo recepcionar os estudantes recém-ingressos e apresentar o Guia Viver UFRB, as ações afirmativas, como bolsas e auxílios, empreendidas pela UFRB, a fim de garantir a permanência qualificada do estudante até o final de seu curso.

A pedagoga Alessandra de Almeida, do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico (NUEIAC) da PROGRAD, responsável pelo programa, destacou os benefícios do acolhimento. “Os estudos de evasão demonstram que, muitas vezes, não é a dificuldade cognitiva que mais preocupa, mas sim esse rito de passagem do ensino médio para a universidade”, diz.

Durante o acolhimento, foram repassadas algumas orientações sobre a rotina acadêmica e dicas para facilitar o dia a dia na UFRB, como o acompanhamento dos editais de apoio ao estudante, mobilidade acadêmica, oportunidades de estágio, políticas de inclusão, educação tutorial, entre outros.

A estudante Larissa Lira, 22, é natural de Campina Grande-PB, estava cursando medicina na Bolívia e agora veio para UFRB realizar sua matrícula no curso de medicina da UFRB em Santo Antonio de Jesus. “ Fiquei muito feliz, quase não acreditei pois eu tinha iniciado os estudos na Bolívia e já estava tentando medicina há alguns anos no Brasil. Então para mim tem sido maravilhosa essa recepção na Bahia”, comenta.

A pré-matrícula foi realizada até está quarta, 23. A confirmação da matrícula será realizada pelo Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso, de acordo com o horário de funcionamento do setor, no período estipulado pelo Calendário Acadêmico entre os dias 10 e 16 de outubro.

O início do semestre 2017.2 será no dia 16 de outubro. 

Guia Viver UFRB - O guia é um projeto desenvolvido em parceria com a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD). Trata-se de mais uma ação do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico da PROGRAD, que tem suas ações voltadas para a integração do estudante à vida universitária, afiliação estudantil e permanência qualificada. O "Guia Viver UFRB” tem um formato dinâmico e foi pensando a partir dos relatos dos estudantes ingressantes sobre as dificuldades dos recém-chegados em lidar com o grande volume de informações institucionais, e localizar aquelas que dizem respeito diretamente à aprendizagem do ser estudante no cotidiano da graduação.

Disponível no formato eletrônico, o Guia Viver UFRB pode ser acessado no endereço www.ufrb.edu.br/guiaufrb ou pelo Portal UFRB, no link Destaques. Nele, o estudante encontra informações rápidas e úteis para facilitar sua vida acadêmica. É possível acessar informações sobre programas de extensão, oportunidades de estágio, assistência estudantil, empréstimos na biblioteca, transporte intercampi, calendário acadêmico, cursos a distância e um “SOS” para dúvidas sobre outros espaços de atuação na universidade.

 Confira fotos:

{gallery}noticias2017/acolhimentoterceirachamada{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4836-ufrb-realiza-nova-etapa-do-acolhimentode-alunos-ingressantes

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog