Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB realiza XII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

31 de Outubro de 2018, 17:57 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 237 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza entre os dias 20 e 27 de novembro o XII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Promovido pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPPAE), o evento celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

A programação do Fórum acontece no modelo multicampi. No dia 20 de novembro, será a abertura na cidade de Cachoeira, com o Reconafro, que terá como tema “Políticas Afirmativas na Universidade Pós-Cotas”. A conferência de abertura será ministrada pela Profª Dra. Denise Carrascosa, da Universidade Federal da Bahia. Denise é doutora em crítica literária e cultural, tradutora literária e advogada. Lidera o projeto de pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro e coordena o projeto de extensão Corpos Indóceis e Mentes Livres.

No dia 21 de novembro é a vez da cidade de Cruz das Almas receber as atividades do XII Fórum. O evento tem início com a Feira da Diversidade, voltada para o empreendedorismo negro, seguida de mesas redondas. No dia 23 de novembro, em Amargosa, o Fórum terá como tema “Universidade Pós-Cota: Afrofuturismo”. Além da programação acadêmica, serão realizadas oficinas, exposições e o lançamento do livro Mestre Didi, de autoria do professor Kleyson Rosário Assis.

Já no dia 27 de novembro, Feira de Santana recebe o evento SerTão Preto com o tema “Políticas Afirmativas no Ensino Superior Pós-Cotas: Uma Reflexão Sobre o PNE”. Na mesa de abertura serão discutidas as estratégias da meta 12 do PNE na UFRB, em seguida acontecem os minicursos. No encerramento, em debate “Acesso e Permanência no Ensino Superior: Ampliação e Conflitos na Garantia do Direito a Educação Superior”.

Sobre o Fórum - O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade.

De acordo com a comissão organizadora, “o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo é revelador dos níveis de enraizamento e implicações da UFRB com a história local, sua sintonia com as lutas dos movimentos sociais organizados, e comprometimento com as questões sociais e raciais”.

Confira a programação completa no site do evento: www.ufrb.edu.br/forum2018.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5313-ufrb-realiza-xii-forum-pro-igualdade-racial-e-inclusao-social-do-reconcavo

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog