Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB recebe visita de comissão do MEC para acompanhamento do curso de Medicina

3 de Junho de 2013, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 78 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu, na manhã desta segunda-feira (03), a visita de membros da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do Processo de Expansão dos cursos de Medicina nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), instituída pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria N° 20 de 05 de maio de 2013. As professoras Maria Helena Senger, do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Denise Herdy Afonso, do curso de Medicina da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foram recebidas no Gabinete da Reitoria para a primeira reunião oficial sobre o projeto de implantação do curso de medicina na UFRB.

De acordo com Denise Herdy, a proposta do MEC para a expansão do ensino médico tem como meta melhorar os indicadores de saúde nas regiões do País onde os novos cursos serão instalados. “O objetivo da expansão é fixar o profissional no local de sua formação e melhorar a qualidade da assistência em saúde nestas regiões”, disse. Nesta terça-feira (04), está programada uma visita da comissão ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus da UFRB de Santo Antônio de Jesus, para conhecer a estrutura física que abrigará o novo curso. Durante a visita, as professoras se reúnem com o diretor do Centro de Ensino e com os responsáveis pela elaboração do Projeto de Criação do Curso de Medicina da UFRB.

Dentre as recomendações do MEC, as professoras apontaram que o andamento de cada projeto deve respeitar a realidade regional. Segundo Maria Helena Senger, “a ideia do Ministério é que a comissão continue acompanhando os projetos e ofereça suporte durante todas as fases da implantação”. A previsão é que o curso de Medicina da UFRB seja ofertado já no segundo semestre letivo de 2013, com uma estrutura curricular organizada em regime de ciclos de formação.

Encontros - Em março desse ano, membros da comissão do MEC se reuniram com representantes das IFES, em Brasília, no I Seminário de Planejamento Estratégico dos Cursos de Medicina Criados no Processo de Expansão do Ensino Médico nas IFES. Na ocasião, eles puderam trocar informações sobre os projetos dos cursos e conhecer as experiências de outros países, em que a implantação de escolas médicas no interior apresentou os mesmos resultados esperados pelo MEC. Um segundo encontro da comissão está programado para o mês de julho, também em Brasília.

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3226-ufrb-recebe-visita-de-comissao-do-mec-para-acompanhamento-do-curso-de-medicina

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog