Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Workshop na UFRB debate ações de pesquisa em parceria com IPB

9 de Agosto de 2017, 11:53 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 233 vezes

As ações de pesquisa desenvolvidas por meio da parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, são o foco do II Workshop Internacional, que teve início terça-feira, 08 de agosto, e segue até esta quarta, dia 09, no auditório da biblioteca do campus Cruz das Almas.

Com o tema “Biodiversidade Funcional em Agrossistemas”, o evento tem a organização do Grupo de Pesquisa em Plantas Medicinais, Condimentos e Aromáticos (GEPLAM), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). De acordo com a professora Franceli da Silva, coordenadora do grupo e responsável pelo evento, o objetivo é possibilitar a discussão dos resultados de projetos desenvolvidos em conjunto, no âmbito da pós-graduação nesta linha de pesquisa, por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Na abertura do Workshop, Franceli ressaltou que esta parceria tem possibilitado o desenvolvimento das instituições e contribuído para a internacionalização da UFRB, através do intercâmbio de docentes e discentes e da promoção de eventos científicos. Para a superintendente de Assuntos Internacionais, professora Ana Fermino, este é um momento especial porque marca muitos anos de dedicação, trabalho e cooperação com o IPB. “Esta foi a nossa primeira parceria internacional na UFRB e eu diria que é uma das mais fortes e a que mais tem promovido ações de mobilidade”, afirmou.

A superintendente destacou ainda a capacidade do IPB em termos de pesquisa e produção científica, que o coloca na posição 15º do ranking em Portugal. “É um instituto muito ativo e que tem agregado mais qualificação para os nossos cursos”, disse, enfatizando que ainda há muito a avançar na ampliação desta parceria. Atualmente, o IPB tem contribuído com dois projetos junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB, por meio do Ciência Sem Fronteiras. Já na graduação, o convênio de mobilidade estudantil existe desde 2009 e agora está em fase final a proposta de dupla titulação para o curso de Agronomia.

Avaliação da parceria

Em nome do IPB, o professor José Alberto Pereira, agradeceu novamente o convite da UFRB e colocou o instituto de portas abertas para novos projetos. “Temos uma longa história de colaboração, mas esse é um caminho que se faz caminhando e não fazemos isso sozinhos, podemos sempre nos ajudar nas competências que temos”, sugeriu. Pereira, que é coordenador da Pós-Graduação em Ciências Agrárias no IPB, avalia de forma positiva os primeiros resultados da parceria. “Esse trabalho conjunto tem gerado diversas publicações em periódicos internacionais e comunicações em congressos da área”, afirmou.

O diretor do CCAAB, Elvis Vieira, comemorou uma maior aproximação da UFRB com as instituições internacionais, como o IPB. “Graças a esse esforço e comprometimento, vimos crescendo a perspectiva de internacionalização de nossos centros de ensino. É necessária essa ousadia para capacitar e dar ferramentas aos nossos alunos a fim de que sejam competitivos. Não devemos nos render às dificuldades orçamentárias e políticas para justificar a falta de disposição”, defendeu. Ao final, ressaltou a importância do evento e deu boas vindas aos participantes.

Programação

A programação do Workshop teve início com a palestra da professora Paula Batista, do IPB, que abordou “O microbioma das plantas e sua exploração para uma agricultura sustentável”. O evento contou ainda com apresentações orais de resultados de projetos de pesquisa e sessão de pôsteres no período da manhã e a realização de minicursos no período da tarde. Nesta quarta, a programação segue com a palestra “Biodiversidade e proteção biológica de conservação”, com o professor José Alberto Pereira, e novas apresentações orais, pôsteres e minicursos.

{gallery}noticias2017/workshop_biodiversidade{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4811-workshop-na-ufrb-debate-acoes-de-pesquisa-em-parceria-com-ipb

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog