Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

PROGRAD torna público edital interno de estágios obrigatórios 2014.2

26 de Janeiro de 2015, 18:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o edital do programa interno de estágios obrigatórios 2014.2. São 91 vagas distribuídas entre todos os Centros de Ensino. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através de formulário online, disponível na página eletrônica de Estágio da UFRB, entre os dias 23 e 29 de janeiro.

Os discentes interessados devem estar regularmente matriculados no componente curricular Estágio. Caso haja demanda maior do que a quantidade de vagas ofertadas, será realizado processo seletivo através de entrevista e análise do histórico escolar. Mais de um candidato pode ser selecionado desde que ofereça as condições necessárias para a realização do Estágio.

As entrevistas ocorrem dia 30 de janeiro e o resultado final será divulgado dia 02 de fevereiro. Porém, caso não haja mais de um candidato por vaga o resultado será divulgado no dia da entrevista.

Após publicação do resultado final, o discente deverá comparecer ao setor responsável pela operacionalização dos estágios de cada Centro de Ensino e retirar as três vias do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e as três vias do Plano de Atividades do Estagiário. Ele também deve assinar as vias e providenciar as assinaturas do Coordenador do curso.

Confira o Edital 03/2015.

Mais informações: http://ufrb.edu.br/estagio



MEC divulga resultado do Sisu 2015.1; confira relação de aprovados na UFRB

26 de Janeiro de 2015, 14:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, dia 26, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na página do programa (http://sisu.mec.gov.br/).

Os candidatos selecionados devem procurar a instituição de ensino para fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. Neste ano, haverá apenas uma chamada.

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) também oferecem vagas pelo sistema.

Sisu na UFRB - A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ofertou 1.455 vagas pelo Sisu no Processo Seletivo 2015.1, distribuídas dentre 28 cursos. Entre as novidades, a oferta do novo curso de Licenciatura em Ciências Sociais, no campus Cachoeira, e a reserva de 10% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras (LIBRAS e Língua Estrangeira), no campus de Amargosa.

Confira a relação de aprovados na UFRB. 

Acesse também no site do Processo Seletivo - PROSEL: www.ufrb.edu.br/prosel

Lista de espera - Os candidatos que não foram selecionados poderão participar da lista de espera, também a partir de hoje, na página do Sisu. O prazo para que isso seja feito é até o dia 6 de fevereiro. O estudante somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção.

Mais informações na página do Sisu na internet.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC.



Idiomas sem Fronteiras: programa oferece 1.500 vagas para curso de francês online

26 de Janeiro de 2015, 14:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Está aberto o período de inscrições para o curso de língua francesa Français sans Frontières, via internet, por meio do programa Idiomas sem Fronteiras –Francês, do Ministério da Educação. Serão oferecidas 1.500 senhas para o acesso ao curso e as inscrições devem ser feitas até as 12 horas do dia 4 de fevereiro.

Podem se inscrever alunos de graduação, mestrado e doutorado de universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados ao programa Idiomas sem Fronteiras. Para que possa participar, o aluno deve ter concluído até 90% de créditos de seu curso.

As inscrições devem ser realizadas no Sistema IsF Gestão, na área cursos online. O resultado da distribuição de senhas será anunciado por e-mail aos participantes pela Aliança Francesa, no dia 23 de fevereiro de 2015.

As senhas de acesso são ofertadas pela Embaixada da França, em parceria com a Aliança Francesa, para o acesso ao curso, que tem por objetivo desenvolver habilidades linguísticas, fomentar o desenvolvimento acadêmico e promover a mobilidade estudantil a países francófonos.

Acesse o edital do curso.

Assessoria de Comunicação Social do MEC



Parfor abre pré-inscrições para 47 mil vagas em cursos de licenciatura

23 de Janeiro de 2015, 19:24, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abre as pré-inscrições em cursos de licenciatura ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). O período de pré-inscrição iniciou nesta segunda-feira, 20, e vai até 13 de março de 2015.

A pré-inscrição deve ser feita, exclusivamente, por meio eletrônico, na Plataforma Freire, no endereço http://freire.capes.gov.br. Para se pré-inscrever, o docente deve estar cadastrado na base do Educacenso de 2013 ou 2014.

Os Cursos de Licenciatura ofertados pelo Parfor são inteiramente gratuitos e destinam-se aos docentes em exercício na rede pública de educação básica. No Parfor, são ofertados os seguintes cursos:

  • Licenciatura – para docentes ou tradutor intérprete de Libras em exercício na rede pública de educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;
  • Segunda licenciatura – para docentes que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais que atuam como tradutor intérprete de Libras;
  • Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência ou que atuem como tradutor intérprete de Libras na rede pública da educação básica.

Está sendo disponibilizado um total de 47.365 vagas, sendo 26.630 em Cursos de Licenciatura, 17.015 em Cursos de Segunda Licenciatura e 1.720 em Cursos de Formação Pedagógica.

Para participar do processo seletivo dos cursos do Parfor, a pré-inscrição realizada pelos docentes deverá ser avaliada pela secretaria de educação estadual ou municipal a qual o pré-inscrito estiver vinculado. Nessa avaliação, a secretaria de educação informa, na Plataforma Freire, se valida ou não a participação do docente. O período de validação pelas secretarias de educação é de 16/03/2015 a 24/04/2015.

É importante ressaltar que a pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela IES e do atendimento aos requisitos do programa e das regras para a formação das turmas.

Para saber mais sobre o Parfor, recomendamos ler atentamente o manual disponível no site da Capes. Em caso de dúvidas, ligar para 0800 616161, opção 7, ou envie mensagem pelo Fale Conosco.

UFRB: Por do meio do PARFOR e após processo de validação nas secretarias municipais, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) irá selecionar professores da Educação Básica para os cursos de Pedagogia, cujas aulas serão ministradas no campus de Cruz das Almas, e Educação do Campo, com duas turmas no campus de Feira de Santana. O Edital de seleção será publicado no portal da UFRB e PARFOR. 

Na opinião do coordenador do PARFOR na UFRB, Amenson Gomes, o programa é um importante meio de capacitação dos professores da educação básica. “Além disso, o conhecimento profissional é ampliado”, destaca.

Com informações da CAPES. 



PIBEX 2015 lança edital para seleção de bolsistas

22 de Janeiro de 2015, 18:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o edital para seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX) 2015. São ofertadas 70 bolsas para todos os campi da instituição, no valor de R$ 400. As inscrições podem ser realizadas entre 27 de janeiro e 27 de fevereiro, exclusivamente pela internet na página eletrônica da Proext.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão entrar contato com o coordenador do projeto ou programa selecionado no Edital PIBEX 2014 e obter a carta de apresentação assinada pelo professor. Também redigir uma carta de intenção expondo o seu interesse pelo projeto. Além de anexar o currículo lattes, histórico escolar atualizado e comprovante de matrícula 2014.1. Os discentes só poderão se inscrever para os projetos ou programas do seu Centro de Ensino.

O processo seletivo para candidatos novos será realizado por avaliação da carta de intenção, histórico escolar e currículo lattes. Para os candidatos que já foram bolsistas PIBEX, acrescenta-se ao critério de avaliação o relatório final ou parcial do projeto ou programa ao qual pertence.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 23 de março, simultaneamente na página eletrônica da Proext e do PIBEX. Os estudantes classificados e que não forem contemplados com bolsa irão compor um cadastro de reserva do projeto ou programa.

Confira o Edital PIBEX N°01/2015.

Mais informações: Proext.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil