Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

CETEC divulga Projeto de Tutoria em Matemática

21 de Janeiro de 2015, 19:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o Projeto de Tutoria em Matemática. São ofertadas aulas de matemática básica, acompanhamento e orientação aos estudantes recém ingressos nos cursos de graduação do CETEC. As inscrições estão abertas entre os dias 20 e 22 de janeiro, na recepção do Pavilhão de Aulas I, de 10h às 12h. As aulas têm início em 27 de janeiro, a partir das 18h30.

Esta é a terceira edição do projeto ministrado por seis tutores: cinco estudantes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) e uma discente do Mestrado Profissional em Matemática do CETEC. O projeto é uma iniciativa dos professores Paulo Henrique Ribeiro, Erikson Alexandre  e da professora Jaqueline Azevedo.

Segundo a coordenação, o objetivo é oferecer ferramentas para o pleno desenvolvimento dos recém-ingressos nos cursos de graduação do CETEC. Além de criar um ambiente de acolhimento destinado aos discentes, motivando-os para cursar os módulos e componentes curriculares garantindo assim a permanência do estudante.

O Projeto de Tutoria em Matemática é financiado pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE). Faz parte do Programa de Combate à Evasão e Retenção (PROMOVER), cujo objetivo é criar um ambiente de acolhimento destinado aos discentes com baixo desempenho verificado no exame de acesso à UFRB.



UFRB promove Conferência Geral da Estatuinte

20 de Janeiro de 2015, 19:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A primeira Conferência Geral da Estatuinte da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizada na última segunda-feira, 19 de janeiro, no anfiteatro da Reitoria, campus de Cruz das Almas. A conferência, que teve como lema “UFRB por nós mesmos”, discutiu a reformulação do estatuto da Universidade após dez anos de sua criação e deu o primeiro passo para a instalação do Congresso Estatuinte da instituição, previsto para julho deste ano.

A conferência foi aberta pelo vice-reitor Silvio Soglia, que compôs a mesa de abertura ao lado do representante da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), professor Antonio Eduardo; do representante do Coletivo Central Estudantil (CCE), discente Cláudio Lisboa; da representante do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA e da UFRB (ASSUFBA), Aida Maia, e do representante da sociedade civil, João Militão.

Militão destacou a importância fundamental de discutir o futuro da UFRB. “Trata-se de um momento ímpar em que toda a comunidade se reúne para fazer o balanço dos dez anos da UFRB, ao tempo que apontamos novas perspectivas para que a nossa universidade cumpra seu papel de difusão da ciência no nosso estado”, afirma. Para o professor Antonio Eduardo, a estatuinte é a oportunidade de todos os segmentos lutarem por mais espaços democráticos na universidade. “O processo estatuinte garante, pela primeira vez, à comunidade acadêmica participar do seu regulamento fundamental”, disse. 

O representante do Coletivo Central Estudantil (CCE), Cláudio Lisboa, destacou que o processo da estatuinte contribui para a dinâmica democrática da universidade. “O Movimento Estudantil defende a mais ampla participação da sociedade civil nos espaços de discussão, pois sem ela a universidade perde a sua função social”, relata Lisboa.  A representante dos servidores, Aida Maia, reafirmou a disposição dos servidores em participar e construir o estatuto da UFRB. “A produção de um novo estatuto de forma coletiva é um marco para toda comunidade acadêmica”, salientou.

Segundo o vice-reitor Silvio Soglia, a Conferência abre uma importante etapa de mobilização da comunidade acadêmica para elaboração do novo estatuto. “Não se trata apenas da reformulação de um documento, mas também é uma oportunidade para aprofundarmos os debates e refletir sobre a capacidade da nossa comunidade acadêmica de absorver e sentir-se parte deste novo momento que a instituição vive”, explicou.

O palestrante da conferência “Os desafios contemporâneos da Universidade brasileira: princípios e finalidade”, Gustavo Balduíno, secretário executivo da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), frisou a importância da participação da sociedade civil nos rumos da universidade e elogiou a iniciativa da UFRB em garantir a presença de representantes da comunidade na comissão da estatuinte. “Os melhores defensores da universidade é a sociedade. Se não houver ferramentas constantes de interação com a sociedade civil, vamos pensar que a universidade é nossa”, disse Gustavo.

Estatuinte -  A estatuinte consiste em um processo consultivo e deliberativo que tem por objetivo geral reelaborar o novo estatuto da UFRB. Seus objetivos são definir os princípios e finalidades da UFRB, detalhar a estrutura, a administração, o funcionamento e as atividades da UFRB, em consonância com sua natureza jurídica e função social. Sua organização se dará por meio da Comissão Estatuinte, Sub-Comissões locais e Colégio Estatuinte por Centro de Ensino, Assembléia Constituinte e Congresso Estatuinte. Este último terá membros eleitos pelos três segmentos da comunidade universitária e a sociedade civil. A próxima etapa da Estatuinte é o lançamento do edital para candidaturas a Delegados.

Estatuto da UFRB -  O atual estatuto da UFRB foi elaborado durante a criação da UFRB por uma comissão. O documento está disponível online.

Confira fotos do evento.:

{gallery}noticias2015/estatuinte{/gallery}

 



Abertas inscrições para o Desafio Universitário Empreendedor

20 de Janeiro de 2015, 18:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estão abertas as inscrições para o Desafio Universitário Empreendedor, competição realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) com caráter educacional, que reúne, em torno de rankings, diversas atividades e jogos com o propósito de disseminar conteúdos de gestão, inovação e empreendedorismo entre os jovens universitários.

O Desafio Universitário Empreendedor funciona por meio de uma plataforma composta de atividades virtuais e presenciais que integram, em torno de um ranking, todas as ações do SEBRAE e possíveis parceiros para o público universitário. Para participar é necessário se inscrever e acumular pontos até o dia 31 de outubro.

Podem participar estudantes universitários regularmente matriculados, professores universitários e Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras credenciadas pelo MEC. As inscrições podem ser feitas na página: http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br/

De acordo com o regulamento do Desafio Universitário Empreendedor, os prêmios serão atribuídos por categoria de públicos participantes do Desafio: estudantes, professores e IES, obedecendo ao critério de pontuação alcançada pelos alunos no Ranking de Jogos, no Ranking do Ciclo e no Ranking Histórico. Os prêmios incluem smartphones, tablets, e viagens.

Fonte: SEBRAE



UFRB divulga terceira chamada da Licenciatura em Educação do Campo, matrícula dia 22

20 de Janeiro de 2015, 17:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a terceira chamada do processo seletivo especial para o curso de Licenciatura em Educação do Campo, nas áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e Matemática. A matrícula ocorre no dia 22 de janeiro, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus de Feira de Santana.

A documentação completa, exigida em edital, inclui carteira de identidade, CPF, certificado de quitação obrigações militares, comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio, além de uma foto 3x4. A matrícula pode ser realizada por procurador, desde que devidamente constituído, e o mesmo deverá portar procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original.

Os candidatos selecionados por Reserva de Vagas (Lei 12.711/2012) devem apresentar documentação específica descrita no edital de matrícula. Os candidatos que já estejam matriculados em cursos de graduação da UFRB devem solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula. Aqueles que não apresentarem a documentação completa perderão o direito à vaga.

Confira a Relação de Aprovados e o Edital de Matrícula 3ª Chamada - Licenciatura em Educação no Campo.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel



UFRB divulga terceira chamada do cadastro seletivo 2014.2, matrícula dias 21 e 22

20 de Janeiro de 2015, 14:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a relação de aprovados na terceira chamada do Cadastro Seletivo 2014.2. Os candidatos que se inscreveram para continuar concorrendo às vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) devem efetivar sua matrícula nos dias 21 e 22 de janeiro na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus Cruz das Almas. A relação dos aprovados está disponível online no site do Processo Seletivo da UFRB.

A matrícula pode ser realizada por procurador, desde que devidamente constituído e o mesmo deverá portar, além dos documentos descritos no edital, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos. Para os selecionados por Reserva de Vagas (Lei. 12.711/2012) é preciso apresentar a documentação complementar exigida pela lei.

Os estudantes já matriculados em cursos de graduação da UFRB deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula. O candidato classificado que, por qualquer motivo, não efetuar sua matrícula nas datas mencionadas perderá o direito à vaga.

Confira a Relação de Aprovados – 3ª Chamada.

Leia na íntegra o Edital Nº 001/2015 - Matrícula 3ª Chamada.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog