Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB instala coletores de resíduos nas vias de acesso ao campus Cruz das Almas

3 de Janeiro de 2017, 15:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMAM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) instalou no mês de dezembro 26 coletores de resíduos ao longo das vias de acesso ao campus Cruz das Almas. A iniciativa visa estimular a prática de limpeza e preservação do espaço público, contemplando tanto a comunidade acadêmica quanto os visitantes.

“Manter o nosso campus limpo e bonito é não só uma questão de saúde pública e meio ambiente, mas de qualidade de vida e de preservação de nosso patrimônio natural”, afirma a coordenadora do NUMAM, Cláudia Souza. Os novos coletores possuem três colarações diferentes, uma para cada tipo de objeto, de acordo com o padrão da Coleta Seletiva, que deverá ser implantada no primeiro semestre de 2017 após parceria com cooperativas de catadores da região e a prefeitura de Cruz das Almas.

Todos os coletores são confeccionados em plástico e possuem pequenos orifícios no fundo para evitar acúmulo de águas de chuva em seu interior, um cuidado para que não venham a se constituir em possíveis focos de Aedes aegypti e de outros mosquitos transmissores de doenças. O NUMAM solicita a colaboração de toda a comunidade no sentido de usá-los e ajudar na sua conservação e preservação.

O planejamento é que o Núcleo estenda a partir do segundo semestre de 2017 a instalação de coletores para outras partes do campus Cruz das Almas e dos demais campi da UFRB. 



Revista Eletrônica Discente História.com lança dossiê sobre Raça, Gênero e Violência

2 de Janeiro de 2017, 12:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Revista Eletrônica Discente História.com apresenta seu novo número com o dossiê temático Raça, Gênero e Violência na História. A publicação de número 06, volume 03, já está disponível online e traz artigos que debatem sobre a condição de subalternidade que a mulher e outros grupos reconhecidos como minoritários foram submetidos ao longo da história.

De acordo com o Conselho Editorial da Revista, a escolha se deu a partir da pertinência dessas temáticas no presente. “Infelizmente, ainda é uma realidade o espancamento de mulheres, estupros, desigualdade no mercado de trabalho, dentre outros problemas”, afirma o editor-gerente, Geferson Santana. O caso recente de um vendedor ambulante espancado até a morte, ao tentar defender dois travestis, também foi lembrado. “Este episódio sintetiza o horror que a intolerância tem proporcionado ao círculo civilizado que anseia por uma sociedade em que as diferenças e as desigualdades tenham, no mínimo, um tratamento mais humano e igualitário”, resume o editorial.

O periódico semestral é mantido pelos discentes do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e seus ex-membros. Classificado como B3 no Qualis Capes, além do dossiê temático, traz também as sessões Artigo Livre e História na Sala de Aula.

Confira a nova edição: N. 6, V.3 (2016) – Raça, Gênero e Violência na História.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/seer



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog