Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Comitê de Acompanhamento do ingresso por cotas na UFRB é referência no País

30 de Janeiro de 2019, 14:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

83,4% dos estudantes da UFRB se autodeclaram negros83,4% dos estudantes da UFRB se autodeclaram negros

Instalado em 2017, o Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se tornou referência no País no processo de verificação presencial das condições de ingresso de candidatos cotistas aos cursos de graduação. Instituições como a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) já realizaram visitas técnicas e/ou solicitaram informações à UFRB no sentido de conhecer os procedimentos para a implantação e os critérios adotados pelo COPARC.

De acordo com matéria publicada pelo site Bahia Notícias, a UFRB é a única instituição de ensino superior no estado que possui um Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas em funcionamento. O COPARC, regido através da Resolução nº 004/2017 do Conselho Universitário (CONSUNI), tem a função de zelar pelo cumprimento e salvaguarda dos programas e medidas especiais adotadas pela UFRB para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. Sua composição é formada por representantes das três categorias acadêmicas (docentes, discentes e técnicos) e instâncias administrativas.

“Desde a formação do COPARC, vários especialistas na área de Relações Raciais e Diversidade ministraram conferências e minicursos para os membros integrantes. Este ano de 2019 as atividades de formação já tiveram início e existem outras previstas para o primeiro semestre”, diz a professora Dyane Brito, pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis em exercício e presidente do COPARC. Ela explica que desde 2018 as comissões de heteroidentificação também atuam no acesso à pós-graduação e a previsão é que atuem nos concursos públicos realizados pela UFRB, quando necessário.

Reunião do COPARC para posse dos novos membros que atuarão nas seleção de 2019Reunião do COPARC para posse dos novos membros que atuarão nas seleção de 2019

O COPARC inclui em sua estrutura quatro comissões: a Comissão de Aferição da Autodeclaração (CAAD); a Comissão de Aferição das Pessoas com Deficiência (CAPED); a Comissão Especial de Averiguação (CEA) e a Comissão Recursal (CORE). Os novos membros designados pela Portaria nº 37/2019 tomaram posse nesta terça-feira, dia 29 de janeiro. Todos têm mandato de um ano, podendo haver recondução. Em 2018, foram realizadas, ao todo, 28 bancas de heteroidentificação para acesso aos cursos de graduação.

Histórico - A UFRB instalou em 2016 o Grupo de Trabalho (GT) constituído para elaborar a resolução e propor dispositivos de acompanhamento e controle da aplicação da Lei Nº 12.711/2012 - conhecida como Lei das Cotas, do Decreto Nº 7.824/2012 - que regulamenta o ingresso nas IFES, e da Política de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis na UFRB. No dia 10 de outubro de 2017 foi realizado o ato de instalação do COPARC, como órgão vinculado ao CONSUNI.

Pioneira - Desde a sua criação, em 2005, a UFRB já adotava reserva de vagas para cotistas. Foi também a primeira universidade do país a ter uma Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e a aplicar integralmente a Lei das Cotas em seu primeiro processo seletivo após a nova regulamentação.

Das vagas disponibilizadas pela UFRB, 50% são para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Destas, metade é destinada a alunos cujas famílias tenham renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio. Cada uma destas metades ainda é dividida entre cotistas pretos, pardos, indígenas e/ou pessoas com deficiência (atualizado pela Lei Nº 13.409/2016), seguindo índices definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Aplicação da Lei de Cotas sobre o ingresso nas instituições federais de ensino (Fonte: MEC)

Na UFRB, há também a reserva de 50% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras/LIBRAS/Língua Estrangeira, ofertado no campus de Amargosa.

Cotistas - No processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.1, cerca de 70% dos candidatos aprovados na UFRB se autodeclararam cotistas. Do total de estudantes da instituição, 83,4% se autodeclaram negros e 82% são oriundos de famílias com renda total de até um salário mínimo e meio, de acordo com levantamento do Perfil dos Estudantes de Graduação realizado no ano de 2017. As Políticas de Assistência Estudantil atualmente beneficiam mais de 1.900 estudantes com bolsas do Programa de Permanência Qualificada.

* Os dados apresentados ilustram o perfil básico do estudante de graduação da UFRB, privilegiando-se a descrição de variáveis-chave para a assistência estudantil de forma geral para toda a instituição. 



UFRB disponibiliza Plano de Dados Abertos para período 2018-2019

25 de Janeiro de 2019, 14:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou nesta terça-feira, dia 22 de janeiro, o seu Plano de Dados Abertos (PDA) para ser aplicado no biênio 2018-2019. O documento, aprovado e instituído por meio da Portaria nº 35, de 17 de janeiro de 2019, orienta as ações para a implantação e a promoção de abertura de dados sob a responsabilidade da Universidade.

O PDA organiza o planejamento referente à implantação e à racionalização dos processos de publicação de dados abertos na UFRB, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (LAI). Ele abrange as informações e os dados gerados pelas unidades administrativas e acadêmicas, ampliando a promoção da transparência ativa na instituição, de acordo com os princípios da publicidade e transparência na administração pública, além de favorecer o controle social.

Neste documento estão previstas as etapas de execução, os dados a serem abertos inicialmente, a política de gestão dos dados abertos da Universidade, o plano de ação e a periodicidade da atualização dos dados. O plano foi construído ao longo do ano de 2018, por uma comissão nomeada pela Reitoria.

De acordo com Catiane Brito, autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação e presidente da comissão que elaborou o PDA na UFRB, o grupo atua no sentido de analisar as temáticas mais relevantes para as comunidades internas e externas. “Inicialmente, tomamos como parâmetro para a escolha as informações mais procuradas pelo Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, mas o objetivo é aumentar e diversificar os temas, disponibilizando toda informação de caráter público”, disse.

“Ainda temos que avançar muito quanto à transparência, no Brasil, mas compreendemos que esta tem que ser regra e não exceção. Essa mudança cultural de pensamento só se consolidará a partir do momento em que o poder público e sociedade se apropriarem de seus papeis, o primeiro prestando satisfação enquanto gestor da coisa pública e o segundo cuidando do que é seu, exercendo o papel de fiscal”, opina Catiane.

O PDA está disponível para ser acessado no portal da UFRB no link ufrb.edu.br/portal/dados-abertos, no qual também serão disponibilizados os conjuntos de dados abertos.

Acesse o PDA da UFRB.



MEC prorroga prazo de inscrição do Sisu 2019.1 até domingo, dia 27

24 de Janeiro de 2019, 19:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 (horário de Brasília) do próximo domingo, dia 27.

O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira, 24, e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.

As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC



UFRB divulga resultado da segunda chamada do Cadastro Seletivo 2019.1

24 de Janeiro de 2019, 18:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o resultado da segunda chamada do Cadastro Seletivo 2019.1. A relação dos aprovados está disponível no site dos Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel.

A pré-matrícula dos convocados da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo ocorrerá no próximo dia 22 de março, das 8h30 as 11h30 e de 13h30 as 16h30, no prédio da Reitoria, Campus de Cruz das Almas/BA, pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC).

As aferições dos candidatos das modalidades L2, L2D, L4, L4D, L1D, L3D, A1 e AD ocorrerão, também, no próximo dia 22 de março, das 8h30 as 11h30 e de 13h30 as 16h00, no prédio da Reitoria, Campus de Cruz das Almas/BA.

A pré-matrícula e a confirmação de matrícula poderão ser realizadas por procurador desde que legalmente constituído e o mesmo deverá apresentar documento de identificação com foto (original e cópia) e Procuração devidamente preenchida e assinada.

De acordo com a Lei 13.726 de 2018, em caso da apresentação do documento original do signatário, será dispensado o reconhecimento de firma na Procuração.

Caso a matrícula (pré-matrícula e/ou confirmação de matrícula) seja realizada pelos pais, irmãos ou cônjuges, não será obrigatória a apresentação da procuração, entretanto, os mesmos deverão apresentar documento original de identificação com foto, e entregar cópia legível do próprio documento oficial de identificação com foto, o qual ficará retido.

No caso dos cônjuges deverá ser apresentado também a original e cópia legível da Certidão de Casamento, no qual a cópia ficará retida.

O não comparecimento do candidato ou do seu procurador no local, horários e datas estipulados para a realização da matrícula, ou a não apresentação de alguma documentação, formulários e/ou declarações exigidas implicará na não efetivação da matrícula.

Ingresso imediato

Os candidatos convocados na segunda chamada do Cadastro Seletivo deverão ingressar imediatamente, após a efetivação da matrícula, considerando a iminência do semestre letivo. Não há previsão de reposição de atividades ou avaliações porventura realizadas. As vagas eventualmente disponíveis após a segunda chamada do Cadastro Seletivo, não serão mais preenchidas neste processo, haja vista que não será mais possível assegurar o cumprimento da frequência mínima, correspondente a 75% de presença nas aulas.

Os candidatos que não comparecerem nas datas indicadas ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga.

A confirmação da matrícula será nos dias 25, 26 e 27 de março, a ser realizada no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino, no qual o ingressante realizará o curso, de acordo com o horário de funcionamento do setor.

O candidato que realizar a pré-matrícula junto a SURRAC, campus de Cruz das Almas, e não comparecer ao Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino do curso correspondente, no período estipulado no cronograma disposto no item 9 para a confirmação da matrícula, não terá sua matrícula efetivada, perdendo automaticamente o direito à vaga.

O início do primeiro semestre de 2019 será no próximo dia 25 de março.

Confira o Resultado da 2ª Chamada – Cadastro Seletivo 2019.1.

Informações sobre a matrícula na UFRB: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected].



UFRB divulga resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2019.1

24 de Janeiro de 2019, 18:14, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2019.1. A relação dos aprovados está disponível no site dos Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel.

A matrícula dos aprovados compreenderá duas etapas. A pré-matrícula será realizada pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC). A entrega da documentação deve ser feita entre os dias úteis do período de 22 a 26 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (horário local), no Campus Universitário em Cruz das Almas.

O candidato convocado só poderá ser matriculado em um único curso da UFRB. Os estudantes já matriculados em outros cursos deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula, que poderá ser realizada por procurador.

Os candidatos aprovados nas modalidades de vaga L1, L2, L4, L1D, L2D, L3D, L4D, A1 e AD deverão ser avaliados pelas respectivas Comissões de Aferições como informado no edital. Os candidatos que não comparecerem nas datas indicadas ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga.

A confirmação da matrícula será realizada pelo Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso, de acordo com o horário de funcionamento do setor, no período de 12 a 18 de março. O início do primeiro semestre de 2019 será no dia 25 de março.

Segunda chamada – Uma nova chamada do Cadastro Seletivo 2019.1 está prevista para o dia 20 de março, condicionada à existência de vagas disponíveis, que não foram ocupadas ou que foram preenchidas e desocupadas mediante desistências ou cancelamentos.

Confira o Resultado da 1ª Chamada - Cadastro Seletivo 2019.1.

Informações sobre a matrícula na UFRB: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected].

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres