Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Programa Saúde no Ar da UFRB abre inscrições para seleção de voluntários até dia 05

26 de Outubro de 2017, 17:24, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O programa de extensão Saúde no Ar da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para a seleção de voluntários. Podem se inscrever estudantes dos cursos oferecidos no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível online até o dia 05 de novembro. Os candidatos participam de entrevista com a coordenadora do projeto, no dia 07 de novembro, terça-feira, das 8h às 12h, por ordem de chegada.

O programa propõe atividades vinculadas ao estudo da Saúde e suas interfaces com a Educação e a Comunicação enquanto áreas do conhecimento imprescindíveis à formação e ao desenvolvimento humano, considerando as ações técnico-pedagógicas de cunho preventivo e promocional em torno da Saúde.

O objetivo é desenvolver um conjunto articulado de projetos (Programa de rádio “Saúde no ar”, “AmamentAÇÃO”, “EmagreSER”, TV “Saúde no ar”) e outras ações (cursos, eventos, publicações e outros produtos acadêmicos) no trato com a Educação e Comunicação em Saúde, articulando ações de extensão, pesquisa e ensino, no território do Recôncavo da Bahia (Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Nazaré e adjacências).

Os estudantes selecionados participam de intervenções a serem desenvolvidas nas dependências do Centro de Ensino, das instituições parceiras (Emissoras de rádio, Unidades de Saúde da Família – USF, Praças Públicas, Feiras Municipais, Organizações Não Governamentais - ONG’s), bem como nas Residências das famílias cadastradas no programa.

Mais informações sobre o Programa Saúde no Ar pelos e-mails: [email protected] e [email protected].



UFRB prorroga prazo para estudantes regularizarem situação acadêmica em 2017.2

26 de Outubro de 2017, 15:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), prorrogou até o dia 08 de novembro o prazo para o recebimento dos processos dos estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula em 2017.2 que desejam regularizar sua situação acadêmica.

A convocação referente ao Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2017.2 diz respeito aos alunos atingidos pelo art. 65 do Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB, que enumera as situações sujeitas ao desligamento do discente dos cursos de graduação.

O estudante interessado em permanecer no curso deverá instruir processo de permanência de curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino, apresentando defesa, acompanhado das provas que dispuser. Os estudantes indevidamente relacionados no Edital deverão desconsiderar a notificação.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/surrac.



Pesquisadora da UFRB lança site Filmografia Baiana em Santo Amaro

26 de Outubro de 2017, 10:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A terceira fase do projeto “Filmografia Baiana: Memória Viva”, que abrange pesquisa em produção audiovisual no período de 2010 a 2017, vai ganhar um novo site. O lançamento do site que, promove projeto de mapeamento e divulgação da produção audiovisual do Estado, será hoje (26), às 19h, no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro. O evento é gratuito e aberto ao público que vai participar, também, da exibição do filme baiano “Café com Canela”, produção recém-premiada no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, produzido por alunos egressos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB.

O site é parte dos esforços de pesquisa do grupo coordenado pela professora Laura Bezerra, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB) e um dos meios de registro das produções baianas, e mobilizador de outros espaços para a divulgação, valorização e salvaguarda dessas produções. 

Nesta terceira etapa, foi realizada uma pesquisa específica para a produção do Recôncavo da Bahia e para a videoarte no sentido de incentivar a promoção da diversidade dentro do próprio Estado da Bahia. Este processo de valorização regional tem efeitos no âmbito da dimensão simbólica e política da cultura, mas também na sua dimensão econômica. 

Contemplado pelo edital Setorial de Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em 2016, o projeto “Filmografia Baiana: Preservar, valorizar, difundir” tem como objetivo catalogar e divulgar dados sobre a produção audiovisual da Bahia. Desde o início da pesquisa, em 2008, foram catalogados mais de 2.000 filmes de curta e longa-metragens, vídeos e seriados de TV, de 1910 a 2017.

Projeto

O projeto “Filmografia Baiana: Memória Viva” tem como objetivos principais pesquisar e divulgar informações sobre a produção audiovisual da Bahia desde os seus primórdios. Ao longo da pesquisa foram catalogados curtas e longas-metragens, independente do suporte, gênero, valor artístico ou comercial.

Na primeira fase do projeto, aconteceu o mapeamento da filmografia baiana. Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma visão geral sobre a produção baiana de cinema e de vídeo. A prospecção da produção audiovisual do Estado e o registro de informações básicas sobre a maior quantidade possível de filmes produzidos na Bahia, eve como base o Banco de Dados da Filmografia Brasileira e do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira (SP); a literatura contemporânea e histórica sobre o cinema baiano; informações enviadas por produtoras e realizadores; e uma pesquisa sistemática em alguns Festivais e Mostras.

Na segunda fase do projeto, a meta foi atualizar e aprofundar a pesquisa a partir de 1959, ano de estreia do longa-metragem “Redenção” (dirigido por Roberto Pires). O recorte da pesquisa abrangeu filmes de longa-metragem realizados na Bahia entre 1959-2009; filmes baianos realizados em 35mm nos últimos 50 anos; e a produção audiovisual baiana de 2005 a 2010 (independente de metragem e suporte).

O grupo de pesquisa priorizou as fontes primárias, os filmes, encontrados no Núcleo de Memória da Dimas (Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia) e na Produtora Universitária de Vídeo – ProVídeo da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste Baiano).

Café Com Canela

A obra “Café com Canela” escolhida para ser exibida no lançamento do site Filmografia Baiana possui um elenco de negros e tem como plano de fundo o Recôncavo e a beleza da Baía de Todos os Santos. O filme acaba de receber três prêmios na  50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: melhor longa-metragem (Júri popular); melhor roteiro (Ary Rosa) e melhor atriz (Valdineia Soriano).

O filme, produzido pela Rosza Filmes, sediada em São Félix e dirigido por Glenda Nicácio e Ary Rosa, formados pelo Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, traz para o cinema o protagonismo das mulheres negras. Duas mulheres, cada uma com seu modo de vida, vivem em cidades distintas, separadas por uma ponte e um rio. Quando elas se encontram, inicia-se um processo de transformação.

Serviço

Lançamento do site Filmografia Baiana

Data: quinta, 26 de outubro

Local: Teatro Dona Canô – Santo Amaro

Horário: 19h

Valor: Gratuito                 



UFRB divulga chamada pública para alugar prédio de sua propriedade em São Félix

25 de Outubro de 2017, 18:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza a Chamada Pública nº 01/2017, destinada a locar parte de prédio, de sua propriedade, em perfeitas condições de uso, localizado na Rua Cel. Severino da Luz Neto, 02, Centro, em São Félix (BA).

O prédio tem quatro pavimentos, com área total medindo 3.103,65 m2. Desta área total, entre o térreo e o primeiro pavimento há uma área de aproximadamente 555,25 m2, que é objeto de locação por parte da UFRB, para pessoas jurídicas de direito público e privado.

O valor mínimo do aluguel a ser oferecido pelos interessados não poderá ser inferior a R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais) mensais. A Comissão da Coordenadoria de Licitações e Compras (CLC) da UFRB fará o julgamento e classificação das propostas considerando vencedora a interessada que ofertar o maior preço pela locação do Imóvel e atender as condições da Chamada Pública.

O prazo de vigência do contrato será de doze meses a contar da assinatura do contrato, podendo ser renovado nas hipóteses previstas em Lei e reajustado anualmente conforme o IGP-M, ou na falta deste pelo Índice de Preços do Consumidor calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-FIPE) ou ainda nas ausências destes pelos Índices de Preços ao Consumidor calculado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (IPE-POA-IEPE) ou o índice que vier a substituí-los.

Os interessados deverão apresentar/enviar a documentação para Habilitação e Proposta de Locação, até o dia 01 de novembro de 2017 às 10horas (horário local), para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Pró-Reitoria de Administração – PROAD - Prédio da Reitoria – Campus Universitário, situado na Rua Rui Barbosa n° 710, Centro, Cruz das Almas (BA) – Telefone: 75-3621-6208/5304.

A abertura dos envelopes ocorrerá em sessão pública no dia 01 de novembro de 2017, das 10h às 11h (horário local), na Sala dos Conselhos - Prédio da Reitoria – Campus Universitário, situado na Rua Rui Barbosa n° 710, Centro, Cruz das Almas (BA).

O imóvel está livre, desembaraçado e concluído, com áreas internas e externas, ambientes e demais dependências em perfeitas condições de uso em suas coberturas, calhas, pisos ou contra piso, paredes internas e externas, pinturas em geral, esquadrias, vidros, portas, fechaduras, instalações e acessórios hidráulicos, instalações e acessórios elétricos.

Esse prédio colocado para locação pertenceu ao Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) e foi adquirido pela UFRB em 05 de agosto de 2014, com a finalidade de instalação de Anexo do Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL, Campus de Cachoeira.

Entretanto, em virtude de limitações orçamentárias o imóvel ainda não pôde ser reformado e utilizado como anexo do CAHL. Diante da impossibilidade de utilização deste imóvel pela UFRB em um curto prazo e da possibilidade de efetuar uma locação onerosa, a quem tiver interesse, a fim de arrecadação, a Administração Superior da UFRB decidiu locar o imóvel para pessoas jurídicas de direito público e privado.

O imóvel se destina único e exclusivamente para uso comercial ou, em se tratando de interesse por órgão público, o mesmo poderá ser utilizado para fins de funcionamento de repartições públicas.

A Chamada Pública prevê preferência de locação de entes da própria União, os Estados e Municípios, que, porém, ficarão sujeitos ao pagamento da cota ou aluguel fixado e ao cumprimento das demais obrigações estipuladas em contrato. Está proibida a sublocação do imóvel, no todo ou em parte, bem como a transferência de locação.

O resultado será divulgado aos participantes no site da Coordenadoria de Licitação e Compras da UFRB. O vencedor posteriormente será convocado para a formalização do contrato, na forma da lei.

Para obtenção de informações relativas a este procedimento use o endereço de e-mail [email protected] com o assunto “Locação de imóvel em São Félix”.

Confira o edital da Chamada Pública nº 01/2017



UFRB recebe estudantes de Santo Antônio de Jesus no Dia C da Ciência

25 de Outubro de 2017, 17:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Neste Dia C da Ciência, 25 de outubro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu as portas do seu Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus, para a vista dos alunos das escolas municipais Padre Manoel da Nóbrega e Ernesto Geisel. Durante toda a manhã, eles participaram de atividades e vivências laboratoriais como parte da programação do evento que marca a mobilização nacional para divulgação da ciência brasileira.

Os visitantes foram recebidos no auditório da Unidade Multidisciplinar de Estudos e Pesquisa em Saúde (UMEPS), onde assistiram à peça “Parasitete Salvadora”, de autoria de estudantes dos cursos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e Medicina. Numa linguagem lúdica, a história falou sobre as boas práticas de higiene pessoal e dos alimentos no combate aos parasitas que transmitem doenças. Também como parte da recepção dos alunos e abertura da programação, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema “Importância da Ciência em nossas vidas”.

“Hoje, o Brasil todo está mobilizado. Vamos passar o dia todo falando do valor da ciência e da diferença que ela faz em nossas vidas”, disse a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Rosineide Mubarack. A pró-reitora apresentou a universidade e falou sobre a alegria de compartilhar experiências com os alunos. “Quando a gente diz que a ciência está a serviço da humanidade, estamos aqui a serviço de vocês. É contando com essa grande parceria ‘universidade-escola’ que a gente pode mudar o país, construir conhecimento e fazer um mundo melhor”, declarou.

Após a recepção, as crianças participaram de vivências laboratoriais com professores e técnicos. Foram visitados os laboratórios de Microbiologia, Bioquímica, Parasitologia, Anatomia e Gastronomia. Para a gestora de Pesquisa do CCS, Adriana Suehiro, essa é uma atividade extremamente importante para mostrar, para a comunidade na qual o centro de ensino se insere, o que a universidade produz. “É abrir portas para um mundo novo. Que essas crianças consigam olhar para tudo que estão vivenciando e isso as motive a conhecer mais e se inserir neste universo”, disse.

A programação das atividades teve seguimento no turno noturno, voltada para jovens e adultos do município de Santo Antônio de Jesus, que participaram da “I Mostra de Cinema em Ciências e Tecnologia: A matemática está em tudo”.

Evento anual - O Centro de Ciências da Saúde, campus de Santo Antônio de Jesus, foi escolhido para sediar a primeira a edição do Dia C da Ciência na UFRB, evento que deve ocorrer anualmente em formato multicampi, sempre no dia 25 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A iniciativa da ação em âmbito nacional é do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). O objetivo é incentivar universidades, faculdades, institutos e centros de ensino a realizarem um dia de atividades para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência no cotidiano.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2017/dia-c-da-ciencia{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog