Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Programa de rádio produzido por estudantes da UFRB ganha prêmio de Arte e Educação

22 de Outubro de 2020, 14:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Texto de Nina Rahe

Em 2018, quando Eduarda Gama Canto e Andressa dos Prazeres buscavam patrocínio para lançar o primeiro livro de Tianalva Silva, Entre o Rio e a Praça, as duas perceberam que o esforço todo que estavam fazendo para viabilizar a impressão e a circulação do livro seria em vão se nomes como o da escritora cachoeirana continuassem desconhecidos na cena literária. Foi a partir dessa percepção que elas começaram a articular o programa de rádio De Hoje a Oito, vencedor do 3o Prêmio seLecT de Arte e Educação na categoria Formador – o nome do projeto se deve à expressão popular na cidade de Cachoeira (BA) para se referir à semana que vem.

Eduarda, que é estudante de artes na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e Andressa, pesquisadora e roteirista com formação em letras pela USP, juntaram-se também Letícia Catete, formada em letras pela UFRJ, Edelsio Lima, estudante de artes na UFRB, e o designer Danilo Amaral. “Todos nós temos esse fio de relação com a literatura. A gente lê bastante, escreve também e tem episódios, inclusive, em que colocamos escritos nossos”, diz Eduarda Gama Canto.

Sem contar com nenhum tipo de verba, os cinco conseguiram tirar a ideia do papel por meio de uma parceria com a rádio-poste Olha a Pititinga. O programa literário passou a ir ao ar todas as quintas-feiras, às 17h45, durante os 15 minutos que antecediam a transmissão da Ave Maria. O desafio foi pensar em como atrair o público para algo que seria transmitido no meio da cidade e ouvido por pessoas em trânsito, que estariam saindo do trabalho, desmontando a feira ou esperando para se reunir nos bares com os amigos. “Nossa primeira percepção foi de que não dava para fazer um programa muito longo e pesado porque ninguém iria ouvir”, diz Eduarda. “Queríamos construir um conteúdo mais dinâmico e fomos elencando o que seria importante, como saber como era o processo criativo de cada autor, além de leituras textuais com interações sonoras.”

Equipe do podcast De Hoje a 8 (Foto: Divulgação)

Fora do Cânone

Os 28 episódios que foram ao ar, de acordo com os idealizadores, “priorizavam a literatura fora do eixo geográfico, racial e econômico canonizado pela elite intelectual que consagra sempre as mesmas narrativas de masculinidade, branquitude e classe média urbana”. Um dos episódios, dedicado ao escritor David Nunes, contou com a leitura do conto Um Malê na Vida, uma história de uma família negra e suas estratégias de superação da morte. Outro trouxe as histórias de Orixás contadas pelo artista Bule-Bule em versos de cordel.

O projeto, que começou apenas na rádio-poste, logo passou a ser disponibilizado em formato podcast – todos estão no Spotify –, mas sua produção acabou consumindo também muito da equipe. Sem recursos, os integrantes precisavam se desdobrar entre a paixão pelo De Hoje a Oito e outros empregos e atividades, o que fez com que o programa fosse interrompido no segundo semestre de 2019. “Fazíamos por amor porque ninguém tirava um centavo. Era cada um da sua casa, todo mundo com computadores ruins. Teve épocas que a gente conseguiu parceria com estúdios, mas era apenas quando eles tinham tempo para a gente”, diz Eduarda.

Agora, com o reconhecimento do Prêmio seLecT, a ideia é garantir a compra de equipamentos que permitam a continuidade do programa, além de alguma remuneração para os envolvidos. “Vai ser interessante retomar o projeto porque a gente tem muita coisa dentro da gaveta, planos de episódios que não demos continuidade porque estava difícil trabalhar sem ganhar nada”, conclui a estudante.

O Prêmio seLecT de Arte e Educação é promovido pela revista seLecT desde 2017 com o objetivo de valorizar escolas, instituições de arte, espaços de ensino, projetos artísticos colaborativos e iniciativas inovadoras que favoreçam os diálogos e os vínculos entre arte e educação. A terceira edição teve correalização do Itaú Cultural, apoio da galeria Almeida e Dale, e parceria da galeria A Gentil Carioca e da Arapuru London Dry Gin.

Fonte: SeLecT



CAPES abre 300 mil vagas em cursos virtuais para professores e estudantes de licenciatura

15 de Outubro de 2020, 18:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A partir desta quinta-feira, 15 de outubro, estão abertas as inscrições para 300 mil vagas em cinco novos cursos gratuitos, totalmente on-line, para professores e estudantes de licenciatura em todo o país. A iniciativa, em homenagem ao Dia do Professor, é uma das estratégias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para enfrentar o impacto do isolamento social gerado pela pandemia da COVID-19 na área do ensino.

O objetivo é preparar os profissionais da educação básica para usar ferramentas on-line em sala de aula, quando do retorno às atividades presenciais, ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Ali os atuais e futuros professores aprenderão a produzir seus próprios materiais audiovisuais e a aperfeiçoar suas práticas de sala de aula de maneira presencial ou a distância. Organizados para serem feitos a partir de novembro de 2020 e durante 2021, os cursos têm carga horária diferenciada e buscam atender às necessidades específicas de cada interessado.

O investimento na formação continuada de professores faz parte da diretriz da CAPES em buscar a valorização e a formação de professores da educação básica. Esta orientação está em sintonia com a visão do Ministério da Educação.

Fruto de uma parceria entre a CAPES e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), as 300 mil vagas foram abertas graças ao empenho para formatar a estrutura dos cursos e deixá-los acessíveis ao público-alvo.

Cursos

Em ordem decrescente, os cinco cursos começam em “Como Produzir Videoaulas”. Com 25 horas de duração ele ensina as técnicas básicas para produção de aulas em vídeo, mostrando a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na criação de vídeos educacionais.  Em seguida vem “Mediação em EaD”, com 30 horas. Aqui são apresentados os aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, as funções do professor/tutor, competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos mediados por tecnologias, bem como os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas no processo ensino-aprendizagem.

O terceiro curso, “Desenho Didático para o Ensino On-Line”, é destinado a qualificar os participantes em Planejamento e Mediação e Instrumentos Avaliativos para Educação On-line. Sua carga é um pouco maior: 50 horas/aula.

Por fim, o quarto e quinto cursos – “Multimeios em Educação” e “Psicologia na Educação” – terão 60 horas de duração. O primeiro trata do uso da tecnologia como recurso didático e apresenta ao futuro professor, tecnologias que foram usadas na educação, mostrando formas de inovar e se apropriar dessa ferramenta, instigando assim a melhoria na aprendizagem. O último curso é voltado para o estudo científico proporcionado pela psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional. Nele o participante terá a oportunidade de compreender a evolução histórica da psicologia, identificando alguns dos seus principais conceitos e aplicando-os em suas atividades.

Inscrições

As inscrições serão abertas a partir do dia 15 de outubro, durante 30 dias corridos ou até o esgotamento das vagas, e podem ser feitas pelo seguinte endereço: https://eskadauema.com/theme/olm/catalog.php?category=21.Podem participar professores em exercício e estudantes de licenciatura. A formação de turmas se dará por ordem de inscrição.

A abertura destes novos cursos culminará com a oferta de quase 500 mil vagas em cursos on-line oferecidos pela CAPES desde março de 2020. Depois de oferecer 145 mil vagas em cursos gratuitos de português, matemática, estatística e tecnologias da informação e da comunicação, a estratégia da Coordenação está direcionada agora para o processo de ensino-aprendizado de conteúdo, materiais e ferramentas tecnológicas para o novo ambiente educacional virtual. 

As ofertas de cursos obedecerão ao seguinte cronograma:

Cronograma de início dos Cursos
Novembro/2020 Como Produzir Vídeoaulas
Mediação em EaD
Desenho Didático para o Ensino On-line
Fevereiro/2021 Multimeios em Educação
Psicologia na Educação

Com informações da CAPES.



UFRB tem três projetos selecionados no edital do AgroResidência

15 de Outubro de 2020, 8:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve três de seus projetos aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para participar do Edital do Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência), que financia atividades direcionadas à qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e áreas afins.

As propostas foram enviadas por Instituições de Ensino de 23 estados e do Distrito Federal e selecionadas pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do MAPA.

Entre as 34 propostas de projeto vencedoras do Nordeste três são da UFRB, vinculadas ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

As propostas aprovadas da UFRB são de Residência Profissional Agrícola em Associações e Cooperativas da Agricultura Familiar Vinculadas à FETRAF –BA; Cooperação Interinstitucional Visando à Formação Acadêmica e de Recém-Formados dos Cursos de Ciências Agrárias do Recôncavo da Bahia; e Qualificação profissional de jovens das ciências agrárias: produção e comercialização de alimentos e empreendimentos da agricultura familiar no estado da Bahia.

Atividades

Os projetos aprovados no edital serão responsáveis por desenvolver, com os jovens residentes, estudantes ou recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins, atividades práticas dentro das funções ligadas à respectiva formação, sob supervisão e acompanhamento de profissional técnico habilitado com formação na área de atuação. 

Para financiar os projetos aprovados, durante o período máximo de dois anos, o governo federal destinou R$ 17,1 milhões para o programa de residência profissional. Os recursos poderão ser usados no custeio de bolsa no valor R$ 1.200, para alunos de curso superior. A carga horária de trabalho dos residentes será de 40 horas semanais. 

Outra possibilidade é o custeio de bolsa para professor orientador, que corresponderá ao valor de R$ 200 por orientado. Cada professor deverá orientar entre cinco (mínimo) e dez (máximo) residentes, sendo assim, a bolsa pode variar de R$ 1 mil a R$ 2 mil. 

Os recursos também poderão custear a participação dos residentes, professor orientador, técnico orientador e de colaboradores eventuais em reuniões, oficinas, seminários, congressos e afins. 



UFRB realiza comercialização de duzentas mudas de planta Lírio da Paz

15 de Outubro de 2020, 7:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMAM), divulga que iniciará a comercialização de duzentas mudas de Copo de Leite, também conhecida como Lírio da Paz (Zantedeschia aethiopica) ao valor de R$ 15,00 a unidade.

mudas numam

As mudas são produtos excedentes do Viveiro do Núcleo de Meio Ambiente, localizado no Campus Cruz das Almas.

Os interessados devem procurar o Núcleo de Meio Ambiente para escolha do produto e cálculo do valor para emissão da Guia de Recolhimento (GRU).

A UFRB não se responsabilizará por despesas de carregamento e transporte das mudas adquiridas e nem fará em nenhum momento reserva das mesmas.

Os interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Meio Ambiente localizado na UFRB, Campus Cruz das Almas, Bahia, Rua Rui Barbosa, nº 710, Cruz das Almas (BA), ou pelo telefone: (75) 3673-0520 Ramal: 0516 ou pelo e-mail [email protected].

Comunicado de Venda Pública de Excedentes Lote Outubro/2020.



UFRB divulga edital para concessão de Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva

14 de Outubro de 2020, 21:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o Edital Nº 17/2020 PROGRAD/NUPI para a concessão do Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva destinado para estudantes com deficiência que não possuem condições de arcar com custeio parcial ou integral de despesas com aquisição de tecnologia assistiva e de materiais acadêmicos específicos e materiais de instrução.

O Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva é em auxílio financeiro para aquisição de tecnologia assistiva e/ou materiais acadêmicos específicos e/ou de instrução, de uso individual, pago em parcela única, com o limite de até R$ 3.000,00 (três mil reais), considerando a especificidade do material solicitado. Os recursos financeiros destinados a este Edital são provenientes do Programa INCLUIR, ligado ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pelo Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010, e direcionados ao desenvolvimento das ações de Assistência Estudantil para estudantes com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, com altas habilidades/superdotação, condicionados à disponibilidade orçamentária. 

Podem solicitar o Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assitiva estudantes com deficiência (física, intelectual, auditiva, visual e transtornos do espectro autista) em situação de vulnerabilidade socioeconômica de graduação que estavam matriculados em 2020.1 e/ou estejam matriculados em 2020.3.

Tecnologia Assistiva - A Tecnologia Assistiva de que trata o Edital Nº 17/2020 está relacionada, exclusivamente, a produtos, equipamentos, dispositivos de acessibilidade que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência, visando à autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Considerando a possibilidade da UFRB ofertar atividades acadêmicas de caráter remoto emergencial, será possível a aquisição de equipamento (notebook, desktop, all-in-one ou tablet) que possibilite o acesso à internet.

Para inscrever-se no Auxílio Kit PcD e orientar-se sobre quais materiais e tecnologias assistivas poderá solicitar, o candidato, ou o seu responsável, deverá observar o estabelecido na lista de sugestões de modalidades de tecnologia assistiva e de materiais.

Inscrição - O período de inscrição para o Auxílio Kit PcD será de 16 a 21 de outubro de 2020 pelo link disponível no site ufrb.edu.br/nupi.

Para realizar a inscrição no Auxílio Kit PcD, o estudante, ou o responsável, deverá realizar o preenchimento do Questionário Socioeconômico e enviar os documentos solicitados no Edital Nº 17/2020.

Mais informações e dúvidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (75) 99969-6146 WhatsApp (apenas mensagem ou vídeo em Libras).

Confira o edital e os anexos:

Edital Nº 17/2020/PROGRAD/NUPI

Anexo I - Lista de sugestões de tecnologia assistiva para equipamentos para pessoas com deficiência física

Anexo II - Documentação

Anexo III - Plano de execução e proposta orçamentária

Anexo IV - Da pontuação e cálculo para seleção

Anexo V - Declaracão sócioeconômica e de composição familiar

Anexo VI - Declaracão de rendimento de trabalhador autônomo (formal ou informal)

Anexo VII - Declaracão de situação de desemprego

Anexo VIII - Declaração de recebimento de pensão alimentícia



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil