Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Pesquisador da UFRB está entre os melhores cientistas da América Latina

6 de Outubro de 2021, 12:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, integra a lista exclusiva de cientistas mais produtivos e influentes reconhecidos pela organização independente AD Scientific, em publicação digital anunciada recentemente.

Figurar na lista “10 mil cientistas top da América Latina” do AD Scientific Index 2021 contribui para elevar o prestígio nacional e internacional da instituição em que o pesquisador está vinculado.

Carlos Alfredo é professor do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (Mestrado) e em Ciências Agrárias (Mestrado e Doutorado) e Líder do Grupo de Pesquisa Insecta, Campus Cruz das Almas.

Ao saber de seu nome no ranking, Carlos Alfredo se disse “surpreso positivamente e feliz pelo resultado”. Para ele, “é sempre bom ter a oportunidade de divulgar o trabalho que a gente faz aqui na Universidade e no Recôncavo”. O pesquisador enfatizou que é importante “lembrar sempre que a gente nunca anda sozinho: tem muita gente envolvida, parceiros, que fazem parte de um grupo” e que “o sucesso de um representa o sucesso do grupo”. O pesquisador é reconhecido por suas pesquisas nos campos: abelhas, polinização, produtos da colônia, apicultura e meliponicultura.

Para o Reitor da UFRB, Fábio Josué, esta conquista merece ser celebrada e difundida: “Ficamos orgulhosos de ver a nossa instituição, a UFRB, figurar na lista do AD Scientific Index 2021! Parabenizo o professor Carlos Alfredo e seu grupo por esta importante conquista, que expressa reconhecimento mundial pela qualidade do trabalho realizado”.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Maurício Silva, considera a citação do professor Carlos Alfredo no ranking como "muito merecida, pois já conhecemos de muito tempo sua dedicação como docente e pesquisador e o alcance nacional e internacional que seus trabalhos atingem".

Para Maurício Silva, "além do orgulho para toda a comunidade, a citação adiciona, como consequência, a oportunidade para que a UFRB conste entre as instituições científicas relacionadas, contribuindo, dentre outros, com nosso processo de internacionalização".

Ao contrário de outros sistemas que fornecem avaliações de periódicos e universidades, o AD Scientific Index mede, por meio da combinação de diferentes índices e bancos de dados, o desempenho de produção dos cientistas e o impacto de seus estudos nos respectivos campos de pesquisa. As informações compiladas para o ranking refletem tanto a performance dos últimos cinco anos quanto a de toda a carreira e compõem lista com os cientistas mais bem posicionados em 11 regiões diferentes do mundo: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Liga Árabe, EECA, BRICS, USAN e COMESA.

O AD Scientific Index 2021 fornece, ainda, classificações de instituições com base nas características científicas dos cientistas afiliados. Neste ranking, com a pontuação de Carlos Alfredo, a UFRB empata na 312ª. entre as instituições de ensino superior da América Latina (A UFRB ocupa a 448ª posição, pois as instituições localizadas entre posições 312 e 453, um cientista na lista, estão relacionadas por ordem alfabética dos nomes das Instituições). O ranking da América Latina abrange 443 instituições.

Trinta e um pesquisadores da UFRB têm suas pesquisas indexadas ao sistema que aborda as áreas de Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito e Estudos Jurídicos, Medicina e Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outras.

Outros reconhecimentos

Em maio de 2021, o grupo de pesquisa Insecta, liderado pelo professor Carlos Alfredo, e o Laboratório de Probióticos (LAPRO) da UFRB trabalharam integrados e foram reconhecidos com 3º lugar na categoria Ideação, Desenvolvimento e Validação e com “Menção Honrosa” no Ciclo 2 do Desafio All 4 Food envolvendo Startups e Grupos de Pesquisa, do Programa All 4 Food”.

All 4 Food, programa multidisciplinar ativo, colaborativo e de governança policêntrica no ecossistema de inovação na área de alimentos e bebidas, congrega pesquisadores e alunos das maiores universidades e centros de pesquisa do país.

AD Scientific Index

O AD Scientific Index combina indicadores como os do h-index, que considera número de citações recebidas pelas publicações, e do i10, que contabiliza os artigos com 10 ou mais citações, tomando como fonte, nesses dois casos, o Google Acadêmico, plataforma amplamente utilizada para pesquisa de literatura acadêmica.

O ranking “AD Scientific Index 2021” (Índice Científico Alper-Doger) é um sistema de classificação que apresenta e analisa a produtividade total e dos últimos cinco anos dos pesquisadores, baseados no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica e no número de citações no Google Acadêmico. Por meio dessa classificação acadêmica, os cientistas e as instituições de ensino podem monitorar, ao longo do tempo, a evolução desse desempenho em todos os campos e assuntos de interesse científico.

Política da UFRB para a pesquisa internacional

Segundo o pró-reitor Maurício Silva, desde 2020 a UFRB vem destinando um auxílio financeiro para os programas de pós-graduação para empenho em atividades estratégicas, como a publicação de trabalhos científicos de alcance internacional. Além disso, “estamos finalizando trâmites internos para contribuir de forma mais focalizada com revisões e traduções de trabalhos científicos", explicou o pró-reitor.

Maurício Silva salientou, ainda, a importância de que as pesquisas tenham condições adequadas de execução, assim, a partir de um redirecionamento de investimentos, a UFRB “triplicou sua cota institucional de bolsas de iniciação científica, propiciando a contemplação de todos os projetos classificados, muitos com mais de uma bolsa”. Segundo Maurício, a partir da soma entre os esforços institucionais com o empenho de nossa comunidade, teremos outras pesquisadoras e pesquisadores compondo este importante ranking.

Lista dos premiados na América Latina.

Perfil do pesquisador Carlos Alfredo.



UFRB oferta mais de mil vagas para transferência interna em cursos de graduação

6 de Outubro de 2021, 12:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou o edital de transferência interna para preenchimento de 1.003 vagas em cursos de graduação, para ingresso no semestre 2021.1. 

As inscrições serão gratuitas e realizadas somente via internet, no site dos Processos Seletivos (PROSEL), até o dia 11 de outubro.

As oportunidades são para 37 cursos ofertados nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Amaro. Podem participar da seleção estudantes regulares da UFRB que tenham concluído o primeiro semestre sem reprovação por falta e tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009 a 2020, e que não tenham obtido nota zero em qualquer uma das provas.

Os critérios de seleção levarão em conta as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do ENEM. Caso o candidato tenha participado de mais de uma edição, será considerada a maior média obtida. Será convocado o candidato que estiver incluído até o limite das vagas disponíveis no edital. O resultado será divulgado no site do PROSEL, no dia 19 de outubro.

As aulas do semestre 2021.1 terão início no dia 01 de novembro de 2021.

Confira o Edital PROGRAD Nº 026/2021.

Mais informações: ufrb.edu.br/prosel.



UFRB lamenta falecimento do funcionário terceirizado Antônio Carlos Conceição de Jesus

4 de Outubro de 2021, 18:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do funcionário terceirizado Antônio Carlos Conceição de Jesus, ocorrido no dia 02 de outubro. Antônio fazia parte da equipe de manutenção, Campus Cruz das Almas.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB abre inscrições e submissão de trabalhos para a Reconcitec 2021

4 de Outubro de 2021, 11:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estão abertas as inscrições para a Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec 2021. O evento da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está em sua sétima edição e será realizado de forma virtual de 30 de novembro à 03 de dezembro de 2021. O evento será transmitido no canal do Youtube da TV UFRB.

As inscrições para participantes podem ser feitas até o dia 30 de novembro no sistema on-line UFRB Eventos. Além da comunidade acadêmica da UFRB, também é esperada para o evento a participação de discentes, docentes e pesquisadores de outras instituições científicas nacionais e internacionais; funcionários de empresas público-privadas; representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul) e da sociedade em geral.

Os inscritos também podem participar da Reconcitec 2021 por meio de apresentações de trabalhos. Os resumos dos trabalhos devem ser submetidos até o dia 22 de outubro no sistema on-line UFRB Eventos. Os autores dos trabalhos aceitos deverão enviar posteriormente um videopôster para ser exibido durante o evento. A participação é obrigatória para bolsistas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Extensão e de Programa de Permanência Qualificada.

Viva a Ciência!

A edição 2021 da Reconcitec traz como tema “Viva a Ciência!”, em que a UFRB convida a sociedade a saudar a ciência.

{youtube}SW3MhsA5nV0{/youtube}

"Quando foi colocada à prova, na maior crise sanitária mundial, a comunidade científica deu a resposta esperada: salvou milhares, milhões de vidas. Quando foi atacada, demonstrou serenidade para afirmar sua importância social. A ciência merece um viva! Um viva que celebra sua existência. Um viva pela capacidade de superação e reinvenção. Um viva a quem faz ciência e a deixa sempre viva. Reconcitec 2021! Viva a Ciência!".

Programação

Na programação, que será divulgada em breve, está prevista a participação de pesquisadores de todo o Brasil e do exterior. A programação da Reconcitec terá mesas redondas, conferências, apresentações de trabalho no formato de videopôsteres e performances artísticas.

Eventos paralelos

Concomitante à programação principal da Reconcitec 2021, ocorrem o XV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XV SEPIP); o VI Simpósio de Extensão; o II Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis; a XV Feira Acadêmica de Economia Solidária (IX FAESOL) e o III Simpósio de Graduação da PROGRAD.

Site e tira-dúvidas

Dúvidas no e-mail [email protected].

Mais informações no site ufrb.edu.br/reconcitec.



Game educativo, gel contra venenos e Atlas da Covid no Univerciência

1 de Outubro de 2021, 22:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}1YcT6CpYCAA{/youtube}

Game educativo, um gel para o tratamento de envenenamentos, Atlas da Covid para prevenção e controle da doença e um projeto de preservação e assistência técnica na Chapada Diamantina são temas abordados do Univerciência deste sábado (2). O programa vai ao ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌, sempre ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ com ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h30,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

O EcoDivertidos é um game educativo desenvolvido por alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Vitória da Conquista, para promover a responsabilidade social e ambiental na formação cidadã do indivíduo. O game ensina de forma lúdica para crianças e adolescentes temas como preservação de meio ambiente, uso consciente da água e da energia elétrica. O jogo tem um personagem principal que é lançado a diferentes desafios, através de fases que devem ser cumpridas pelo jogador. Ao completar as fases o jovem irá aprender a cuidar do meio ambiente e as consequências de não fazê-lo. Os conceitos de preservação e de conscientização são transmitidos nos joguinhos, usando como pano de fundo a cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.

Uma pesquisa desenvolvida no campus de Itabaiana, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), trouxe dados sobre a situação da Covid no Estado, que registrou em julho deste ano menores aumentos absolutos e percentual de infecções. Os estudos resultaram no “Atlas da Covid-19” que analisou também os dados relacionados à covid-19, como disseminação e taxas de óbito, nos demais estados brasileiros, além do resto do mundo. Uma das conclusões é que nos países e regiões em que os recursos para a ciência são maiores, os índices relacionados à covid-19 estão menores. Outro aspecto apontado nos estudos diz respeito aos efeitos positivos conquistados por países que avançaram na vacinação.

O Univerciência vai mostrar também uma alternativa terapêutica para tratamento de envenenamentos por animais peçonhentos. O telespectador vai conhecer o trabalho de um pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que desenvolveu formulações semissólidas (géis), que pode ser aplicado diretamente no local da picada, alternativa mais acessível e rápida de tratamento antiofídico que poderia, por exemplo, servir para que o paciente ganhe tempo até chegar ao centro de referência mais próximo, ou após a soroterapia como um complemento, para diminuir o risco de sequela.

Ainda nesta edição o programa vai mostrar o projeto Canteiro Modelo de Conservação – ações de salvaguarda e conservação do patrimônio cultural de Igatu, localizada na Chapada Diamantina, na Bahia. Desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o trabalho atua em três frentes: o escritório experimental, que propõe projetos de melhorias habitacionais; a oficina experimental, que promove atividades educativas para valorização das técnicas tradicionais de construção; e o laboratório experimental, que desenvolve pesquisas para soluções em saneamento e redes de distribuição e armazenamento de água.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de ensino de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre universidades, institutos e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras, das universidades e dos institutos na Internet.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog