Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre inscrições para cursos presenciais de inglês no dia 06 de novembro

31 de Outubro de 2017, 15:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

As inscrições do My English Online (MEO) que dá acesso aos cursos presenciais e gratuitos de língua inglesa, do Programa Idiomas sem Fronteiras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), continuam abertas, por meio do site http://isfaluno.mec.gov.br/, válido para alunos e servidores da UFRB.

O teste de nivelamento (Placement Test) do MEO é o primeiro passo para participar dos cursos presenciais do Núcleo de Línguas (NUCLI-IsF) do Programa Idiomas Sem Fronteiras da UFRB, cujas inscrições acontecem no período de 06 a 14 de novembro próximo, ou o aluno pode optar em continuar o curso na plataforma online. O resultado do teste indicará em qual dos cinco níveis de aprendizado (Iniciante, Básico, Pré-Intermediário, Intermediário e Avançado), o aluno deverá ingressar nos cursos.

Outra forma de ingressos nos cursos presenciais é possuir resultado do TOEFL ITP publicado no Sistema IsF.  Em breve, o NUCLI-IsF vai divulgar os níveis do curso, as datas, os horários e os Centros de Ensino em que serão realizados.

Após fazer a inscrição no site do MEO, todos os cadastros vão passar por um processo de validação. Caso o perfil do inscrito esteja de acordo com os requisitos do termo de compromisso, receberá um e-mail com seus dados de acesso (Usuário e Senha).

Ao receber os dados de acesso por e-mail, o usuário tem até 45 dias para entrar no curso (fazer login). A partir do primeiro login, o usuário tem até 45 dias para realizar o Placement Test (teste de nivelamento). Após a realização do Placement Test o usuário deverá iniciar o nível em até 45 dias. Já cursando o seu nível, o usuário não poderá passar mais de 45 dias sem acessar o curso.

Conheça o MEO

O MEO é um curso online e baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, que oferece um pacote completo de atividades interativas para o aluno aprender inglês em qualquer horário e em qualquer lugar.

No MEO, o aluno tem acesso a livros interativos, leituras graduadas (National Geographic) e exercícios de gramática com correção imediata, além de dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. O curso tem 5 níveis e cada nível deve ser concluído em no máximo seis meses.

Servidores e alunos acessam pelo mesmo site:http://isfaluno.mec.gov.br/ e clique no botão CURSOS ON-LINE.

Para outras informações sobre o Programa Idiomas sem Fronteiras na UFRB, acesse a página do Facebook www.facebook.com/isfufrb ou o site www.ufrb.edu/isf  e qualquer dúvida envie a sua pergunta para o e-mail [email protected].



UFRB divulga novos prazos para matrícula extraordinária e ajuste presencial 2017.2

30 de Outubro de 2017, 17:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o dia 31 de outubro, nesta terça-feira, como novo prazo para matrícula curricular extraordinária na instituição.

O novo prazo para a matrícula curricular extraordinária e o ajuste presencial, marcado para os dias 01 e 03 de novembro, decorrem de prolongamento no tempo necessário para troca de equipamento defeituoso na rede elétrica do Campus de Cruz das Almas, programado o dia 21 de outubro, e que se estendeu até o dia 24 de outubro.

A demora na conclusão do trabalho e as oscilações no sistema elétrico dela decorrentes impediram o funcionamento do Datacenter da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) da UFRB. Os sistemas e sites ficaram indisponíveis neste período, prejudicando os prazos das matrículas extraordinárias.

Matrícula Extraordinária

Dia: 31 de outubro de 2017.

Nesta etapa é permitido aos discentes verificar se o resultado do processamento foi de acordo com o seu planejamento pessoal. Caso contrário, estará disponível a inclusão de novos componentes. A confirmação da matrícula nesta etapa não será feita em novo processamento e sim por ordem de solicitação. Quem solicitar primeiro a matrícula garante a vaga.

Confira a Nota Explicativa nº 001/2017 da SURRAC sobre a inscrição semestral em componentes curriculares dos cursos de graduação 2017.2.

Para mais informações sobre os procedimentos de matrícula no SIGAA, consulte o Tutorial da Matrícula Web e o Manual do Portal do Discente.



Ciclo de Debates na UFRB aborda os 100 anos da Revolução Russa

30 de Outubro de 2017, 13:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na cidade de Cachoeira realizou nos dias 19 e 26 de outubro, o ‘Ciclo de Debates: 100 anos da Revolução Russa’, no auditório do Quarteirão Leite & Alves, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

A iniciativa foi realizada pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) em conjunto  com a Fundação Maurício Grabois, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Politica e Sociedade (GEPPS) e Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.

Para o professor Nilson Weisheimer, integrante da Comissão organizadora, a proposta  possibilitou um importante espaço para análise crítica e compreensão aprofundada sobre esse fato histórico, político, econômico e social) e “trará como efeito, ainda, a possibilidade de uma formação extracurricular aos interessados no tema”, explica.

O segundo debate realizado pelo Ciclo abordou o tema ‘A Experiência do Socialismo Soviético’ e contou com as exposições de  Ricardo Moreno (Historiador - UNEB), Dijacira Maria de Oliveira (Pedagoga – MST), e do ex-deputado federal  Haroldo Lima (Engenheiro - FMG)

O terceiro debate ocorrido no último dia 26 de outubro de 2017 discutiu a ‘Atual Crise do Capitalismo e a Nova Luta pelo Socialismo’. Quem não esteve presente no evento pode conferi-lo na página da UFRB TV.

Confira fotos do Seminário.

{gallery}noticias2017/revolucao-russa{/gallery}



Aula magna do filósofo João Salles marca abertura de período letivo na UFRB

30 de Outubro de 2017, 11:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor e filósofo João Carlos Salles, proferiu a aula magna "Universidade Pública: Autonomia e desafios contemporâneos", marcando o início do novo período letivo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A aula ocorreu no Auditório da Biblioteca, no último dia 26 de outubro, pela manhã.

Antes da aula magna, o poeta e cantor Jorge Lampa fez uma apresentação litero-musical revivendo clássicos do cancioneiro popular. A seguir aconteceu à composição da mesa de honra da solenidade, composta por autoridades acadêmicas.

Fizeram parte da mesa de honra, o reitor da UFBA, João Salles; o reitor da UFRB, Sílvio Luis de Oliveira Soglia; a vice-reitora Georgina Gonçalves dos Santos; os diretores de Centro de Ensino, Flávia Conceição dos Santos Henrique (CCS); Elves Lima Vieira (CCAAB); Clarivaldo Santos de Sousa (CFP); Danilo Silva Barata (CECULT); Edgilson Tavares de Araújo (representando o CAHL); e Maria Amélia de Pinho Barbosa (representando o CETENS).

O reitor João Salles, presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia, abriu a aula magna citando o artigo 207 da Constituição Federal: "As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão".

Ele discorreu sobre as ameaças a essa prerrogativa constitucional, nos âmbitos externo e interno.

Segundo Salles, atualmente acontece um conjunto de procedimentos desagregadores e que consolidam a quebra da áurea da universidade pública por parte de algumas pessoas, reacionárias, que apresentam fatos como se adeptos de um positivismo indigente. “Os positivistas, bem sabem, que os fatos não falam por si e sua apresentação nada tem de inocente e universal”.

O reitor alertou para o uso de “fatos selecionados, nos quais aparecem na mídia que a universidade pública é perdulária, os gestores públicos, incompetentes; e que houve, talvez, insensatez na expansão do ensino público federal”.  

Para Salles, os gestores públicos serão bombardeados, por dúvidas externas, no sentido de existir da universidade, de eficiência, de gastos públicos necessários (e não do sentido de investimento no futuro de nossa sociedade), num momento de crise econômica e política que vive a sociedade brasileira. “Agora está em jogo um projeto de universidade”, alerta Salles.

“Para além de uma conjuntura de crise, a ameaça as universidades não é passageira; porque pode ameaçar o compromisso do Estado brasileiro com o financiamento da educação superior”.

O evento foi transmitido ao vivo e está disponível, na íntegra, em UFRB TV.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2017/aula-magna{/gallery}



Professores da UFRB podem cadastrar currículos para novo programa de formação

30 de Outubro de 2017, 11:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já podem cadastrar currículos na Plataforma Freire para atuar junto aos cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), que será lançado até o final do ano.

Gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Plataforma Freire é um site que, além de funcionar como banco de currículos – semelhante ao Currículo Lattes, será um sistema de gestão de cursos de capacitação para os professores.

Por meio da Plataforma, será possível que professores da educação básica se inscrevam para os cursos de capacitação do Profic. A CAPES vai gerenciar o Profic por meio da Plataforma, otimizando as ações do programa.

Novo sistema 

“Plataforma Freire” foi também o nome de um site do Ministério da Educação usado no passado para gerenciar o programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Esse novo site apenas herda o nome do anterior, mas se trata de um outro sistema. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire.

Novo programa

O Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic) foi anunciado pelo diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Marcelo Câmara, em setembro. O novo programa atualiza o modelo do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

O Parfor continua vigente até a conclusão da última turma, e não haverá novas turmas. Até o encerramento do Parfor, os programas funcionarão ao mesmo tempo.

Com informações de Lucas Lopes – CCS/CAPES.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres