Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza XII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

31 de Outubro de 2018, 18:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza entre os dias 20 e 27 de novembro o XII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Promovido pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPPAE), o evento celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

A programação do Fórum acontece no modelo multicampi. No dia 20 de novembro, será a abertura na cidade de Cachoeira, com o Reconafro, que terá como tema “Políticas Afirmativas na Universidade Pós-Cotas”. A conferência de abertura será ministrada pela Profª Dra. Denise Carrascosa, da Universidade Federal da Bahia. Denise é doutora em crítica literária e cultural, tradutora literária e advogada. Lidera o projeto de pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro e coordena o projeto de extensão Corpos Indóceis e Mentes Livres.

No dia 21 de novembro é a vez da cidade de Cruz das Almas receber as atividades do XII Fórum. O evento tem início com a Feira da Diversidade, voltada para o empreendedorismo negro, seguida de mesas redondas. No dia 23 de novembro, em Amargosa, o Fórum terá como tema “Universidade Pós-Cota: Afrofuturismo”. Além da programação acadêmica, serão realizadas oficinas, exposições e o lançamento do livro Mestre Didi, de autoria do professor Kleyson Rosário Assis.

Já no dia 27 de novembro, Feira de Santana recebe o evento SerTão Preto com o tema “Políticas Afirmativas no Ensino Superior Pós-Cotas: Uma Reflexão Sobre o PNE”. Na mesa de abertura serão discutidas as estratégias da meta 12 do PNE na UFRB, em seguida acontecem os minicursos. No encerramento, em debate “Acesso e Permanência no Ensino Superior: Ampliação e Conflitos na Garantia do Direito a Educação Superior”.

Sobre o Fórum - O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade.

De acordo com a comissão organizadora, “o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo é revelador dos níveis de enraizamento e implicações da UFRB com a história local, sua sintonia com as lutas dos movimentos sociais organizados, e comprometimento com as questões sociais e raciais”.

Confira a programação completa no site do evento: www.ufrb.edu.br/forum2018.



UFRB promove dia de conscientização contra câncer de mama em cães e gatos

31 de Outubro de 2018, 17:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O curso de Medicina Veterinária e o Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promovem, neste último dia 31, o dia de conscientização para prevenção contra o câncer de mama de cães e gatos.

O evento, ação conjunta entre professores, técnicos administrativos e alunos do curso de Medicina Veterinária e do HUMV contou com a parceira das empresas Organnact (saúde animal), Forte da Notícia e FM Santa Cruz.

Prevenção 

O câncer de mama em cadelas é o tumor mais comum (cerca de 40%) e mais freqüente em animais entre 7 e 12 anos. Os tumores podem ser malignos, benignos e/ou mistos. Dificilmente acometem machos, entretanto, quando são diagnosticados é alta a probabilidade de ser maligno.

Existem vários fatores que levam as fêmeas a apresentar o câncer de mama, que em muitos casos estão relacionados aos hormônios sexuais e o uso de anticoncepcionais (medicamentos anti-cio). A castração preventiva dos animais é a melhor alternativa.

O que fazer?

Procure realizar exame de toques nas mamas de sua cadela ou gata para verificar se há alguma anormalidade. Se perceber caroços ou mesmo a presença de um grande tumor, é necessário procurar o médico veterinário. Nestes casos, serão realizados exames laboratoriais e radiografia do tórax para avaliar os pulmões, uma vez que os tumores mamários podem causar metástase para este órgão com maior freqüência.

O médico veterinário tem o papel de diagnosticar, fazer o acompanhamento e também a prevenção do animal, seja para uma cirurgia precoce ou castração da cadela ou gata em caso de tumores.



UFRB abre seleção para novo mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural

31 de Outubro de 2018, 14:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), torna público o processo seletivo para aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), nível Mestrado, para ingresso no semestre 2019.1.

São ofertadas 20 vagas, sendo 10 vagas para a área de concentração Arqueologia e 10 vagas para a área de concentração Patrimônio Cultural, podendo haver redistribuição das vagas em caso de não preenchimento. Duas vagas são reservadas a servidores técnico-administrativos da UFRB, conforme Resolução CONSUNI 002/2009, e quatro vagas para candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans, conforme Resolução CONAC 033/2018.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro. Os interessados devem entregar a documentação exigida no edital na Secretaria do PPGap, localizada no Prédio do Hansen Bahia, na cidade de Cachoeira, ou encaminhar via postal, exclusivamente por SEDEX, sendo que a data do envio não deve exceder o prazo final das inscrições.

O processo seletivo será constituído de quatro etapas: prova escrita, anteprojeto de pesquisa, entrevista e análise do currículo e prova de língua estrangeira. A prova escrita será realizada no dia 28 de janeiro, em horário e local a serem divulgados no site do PPGap. O candidato aprovado na primeira fase deverá apresentar anteprojeto de pesquisa no dia 1º de fevereiro, no formato digital em PDF a ser encaminhado para o e-mail [email protected].

As etapas seguintes acontecem nos dias 05 e 06 de fevereiro (entrevistas) e 08 de fevereiro (prova de língua estrangeira). Os candidatos aprovados na modalidade de reserva de vagas deverão se apresentar no dia 14 de fevereiro ao Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC), por meio da Comissão de Aferição de Autodeclaração (CAAD) e da Comissão de Aferição de Pessoa com Deficiência (CAPED). O resultado final da seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro no site do PPGap.

Sobre o novo curso - Aprovado em setembro pela CAPES, o Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural da UFRB tem como objetivo desenvolver os campos da arqueologia e do patrimônio cultural de forma integrada, promovendo a formação de excelência de profissionais capazes de refletir, planejar e agir sobre todo processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturais, da sua concepção aos processos de patrimonialização.

Pós na UFRB - Também estão abertas as inscrições para os demais programas de pós-graduação stricto sensu da UFRB, para ingresso no semestre 2019.1. Ao todo, são ofertadas 179 vagas para os cursos de mestrado e 13 vagas para os cursos de doutorado. As inscrições estão abertas até o dia 09 de novembro, nos locais indicados nos respectivos editais.    



Empresa Júnior Cultivar seleciona 15 estudantes de agronomia para trainees

31 de Outubro de 2018, 13:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A empresa Cultivar Jr. de Consultoria Agrícola vinculado ao curso de graduação em Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abre seleção para recrutamento de quinze estudantes como trainees para a empresa.

Os candidatos têm que ser alunos regularmente matriculados no curso de graduação de Agronomia da UFRB e ter disponível, pelo menos, seis horas semanais.

A inscrição acontece até às 23h59min do próximo dia 1º de novembro.

O trabalho realizado pelo trainee é voluntário – a empresa não oferece qualquer tipo de remuneração.

A seleção será composta de três etapas: inscrição online (com comprovante de matrícula, histórico acadêmico atualizado e carta de intenção); dinâmica de grupo, a ser realizada no dia 08 de novembro, às 18h15min, no Pavilhão de Aulas 2, com o objetivo de análise de habilidade e conhecimentos dos candidatos; e entrevista individual, entre os dias 12 e 13 de novembro, às 18h15min.

A entrevista individual que será realizada no Pavilhão de Aulas 2 é a única etapa que tem caráter eliminatório.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 20 de novembro.

Cultivar Jr.

A empresa Cultivar Jr. é formada por estudantes que têm por objetivo realizar projetos e serviços na área agrícola que contribuam para o desenvolvimento regional e também formar profissionais capacitados e comprometidos. 

O edital está disponível no link: https://bit.ly/2EHxhh6

As inscrições se iniciam no dia 25 de outubro e irão até o dia 01 de novembro e podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/2PRjhSS



UFRB divulga seleção do Programa de Permanência Qualificada 2018.2

30 de Outubro de 2018, 19:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), torna público o edital de avaliação socioeconômica para a seleção e preenchimento de vagas do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) 2018.2. São ofertadas 306 vagas nas modalidades de auxílio pecuniário à alimentação, transporte, moradia e pecuniário à moradia.

As inscrições estão abertas no site da PROPAAE, de 30 de outubro a 05 de novembro, por meio do preenchimento do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico.

A inscrição online será validada por meio da entrega do formulário de inscrição e do questionário impressos, assinados pelo candidato, e acompanhados de todos os documentos elencados no edital à representação da PROPAAE nos respectivos Centros de Ensino. O candidato que não entregar a documentação completa no período de 07 a 14 de novembro não terá sua inscrição efetivada.

As próximas etapas serão a análise documental, de 16 de novembro a 21 de dezembro; convocação dos selecionados para entrevistas, no dia 29 de janeiro; entrevistas sociais, de 30 de janeiro a 18 de fevereiro; avaliação dos critérios socioeconômicos, de 19 a 26 de fevereiro; resultado final, a ser divulgado em 1º de março, e, por fim, efetivação do auxílio, a partir de 03 de março.

Os recursos destinados para atender as despesas do edital são previstos no Orçamento Geral da União destinado a UFRB para o exercício de 2018. O pagamento dos auxílios do PPQ está condicionado à liberação para UFRB dos Recursos Orçamentários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Permanência qualificada

É uma das ações constituintes do conjunto de políticas da UFRB que visa garantir a permanência do estudante no ensino superior. O processo de seleção destina-se a estudantes em comprovada condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da UFRB.

Modalidades de auxílio

Entre as modalidades de auxílios à permanência estão: o auxílio pecuniário à alimentação refere-se ao repasse mensal no valor de R$ 330 para auxiliar em despesas com alimentação nos campi que não possuam Restaurante Universitário; o auxílio à moradia refere-se à concessão de vaga na unidade de Residência Universitária, com direito à alimentação; o auxílio pecuniário à moradia refere-se ao repasse mensal no valor de R$ 370 para auxiliar em despesas com moradia nos campi que não possuam Residência Universitária; e o auxílio transporte, no valor de R$ 250, refere-se às despesas com deslocamento do estudante morador das cidades circunvizinhas aos campi da UFRB.

Confira o Edital PROPAAE Nº 04/2018 do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) 2018.2.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/propaae.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres