Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Inema e UFRB assinam convênio voltado à restauração florestal no bioma Mata Atlântica

5 de Novembro de 2013, 14:48, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Visando formular diretrizes e procedimentos técnicos para restauração florestal, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, através da Diretoria de Biodiversidade – Dibio, assinou convênio de implantação do Centro de Referência em Restauração Florestal do bioma Mata Atlântica – CRRF/MA em 21 de outubro. O acordo, realizado na sede do Instituto, no Monte Serrat, tem como parceira a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, da diretora geral do Inema, Márcia Telles, do diretor da Dibio, Leonardo Vasconcelos e do reitor da UFRB, Paulo Nassif.

Comemorando mais uma parceria firmada com universidades baianas, o secretario de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, enfatizou o acordo e a relevância do mesmo para a política estadual de gestão florestal. "A importância deste convênio e de outros já firmados com outras instituições são as múltiplas atividades de estudo de valorização das espécies ameaçadas de extinção e é o fortalecimento da política de restauração florestal que contribui para a regularização dos produtores no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – Cefir. Esse tipo de trabalho conjunto permite a aproximação tanto do desenvolvimento cientifico e pesquisa que a universidade desenvolve quanto na aplicação do dia a dia da sociedade. Esse elemento de integração é determinante para a criação de políticas públicas para o avanço cientifico e institucional", afirmou Spengler.

Para a diretora geral do Inema, Márcia Telles, o convênio é fundamental para o crescimento da integração entre o cidadão e o meio ambiente. "Esta parceria com a UFRB é mais uma etapa alcançada pelo Instituto e a Sema na implantação dos Centros de Referência em Restauração Florestal no estado da Bahia. Esperamos que o convênio traga resultados positivos para a população baiana, que será a maior beneficiada", disse a diretora.

O convênio terá a vigência de 02 anos e contemplará ações como a implantação da estrutura física (viveiros, laboratório de sementes, etc), realização de inventário florístico, marcação de matrizes e experimentos de restauração nas áreas demonstrativas, protocolos de restauração florestal, germinação e quebra de dormência, cursos de capacitação para servidores Inema e produtores rurais, com temas relacionados à restauração florestal. Ao final serão lançadas publicações com os resultados do convênio.

Destacando a assinatura, o reitor da UFRB, Paulo Nassif, salientou a necessidade de aprimoramento técnico-cientifico ambiental em regiões como o recôncavo baiano. "Antigamente, era complicado falar de meio ambiente em lugares como o recôncavo, que sofrem constantemente com os efeitos da seca. A partir deste acordo firmado com a Sema e o Inema outras regiões também poderão ser exploradas até conseguirmos abranger todo território baiano", enfatizou o reitor Paulo Nassif.

Serão beneficiados com a ação produtores rurais que forem capacitados e que tenham suas áreas restauradas, possibilitando assim a regularização no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – Cefir.

Fonte: Ascom / Inema



Estudantes de psicologia da UFRB atuam no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus

1 de Novembro de 2013, 11:07, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Estudantes de psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) fazem parte do programa de estágio do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), atuando na Unidade de Tratamento a Queimados e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As atividades que tiveram início em julho deste ano, seguem até abril de 2014.

"São realizados grupos de atendimento clínico social com pacientes adultos e também com crianças, além do apoio a familiares de pacientes na UTI e na Unidade de Tratamento de Queimados", afirma a professora do CCS e coordenadora do programa de estágios, Regina Marques. Em sua opinião, o estágio do curso de psicologia busca a inter e multidisciplinariedade em saúde, com foco na ação reflexiva e crítica, conectando o cenário regional e nacional de saúde. "Temas como saúde mental, a bioética, a violência e os traumas físicos e psíquicos, sistemas, gestão e políticas de saúde e a formação do profissional de saúde em ambientes complexos de tratamento são alguns dos aprendizados vivamente trabalhados nesta experiência de formação pré-profissional", fala.

Com o intuito de ampliar o acesso da população regional aos cuidados em saúde física e psicológica, a professora Regina Marquês reuniu-se com o secretário de saúde de Cruz das Almas, André Eloy, na última quarta-feira, 30 de outubro. O secretário solicitou que fossem viabilizadas formas de atuação dos estudantes e professores da UFRB junto a área de saúde do município. Segundo Regina, uma prova do reconhecimento do trabalho já realizado em Santo Antônio de Jesus.

Regina conta ainda com o apoio da psicóloga, Perla Neiva, e da direção clínica e profissionais de gestão do (HRSAJ). "As estagiárias realizaram todos os exames pertinentes ao ingresso na instituição no próprio hospital, fizeram ainda curso de integração para o trabalho no Hospital oferecido pela equipe gestora de Recursos Humanos do HRSAJ", destaca.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog