Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga programação do Festival Insubmissões Culturais na 6ª RECONCITEC

3 de Novembro de 2020, 19:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga programação do Festival Insubmissões Culturais: a arte de reXistir, evento que integra a 6ª Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2020), com a disponibilização de produções e intervenções de arte e cultura comprometidas com as reflexões sobre as nossas diversas formas de existências, resistências e subjetividades. O evento também acolheu produções culturais que dialogaram com as manifestações populares, em especial de matrizes africana e indígena.

Foram selecionadas 42 inscrições de obras visuais, sonoras e audiovisuais que foram organizadas em seis mostras: Lugares, Fronteiras e Trânsitos; Todxs xs Gênerxs; Ecos da Améfrica; Crônicas das Quarentenas; Som e Atitude; e O cuidado de si. Outras duas mostras foram convidadas a compor a programação do Insubmissões Culturais: Baga de Bagaceira: Memória Viva e a Exposição Virtual do Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (Measb).

Além das mostras virtuais, o Festival inclui, em sua programação, mesas redondas que serão realizadas ao longo da Reconcitec. Na terça-feira, o Coletivo Novos Cachoeiranos participou da mesa de abertura do evento. À tarde, aconteceu uma homenagem na mesa Baga de Bagaceira - Memória Viva. Na quarta (04/11, 14h30) acontecerá a mesa Cultura, Universidade e Extensão em tempos de Pandemia - Emergência Cultural no Recôncavo. Para finalizar, na quinta (05/11, 14h), a mesa "Pandemix: Processo criativo coletivo durante a pandemia".

Confira o Festival Insubmissões Culturais: a arte de reXistir.



Reconcitec 2020 tem início com atividades no formato virtual transmitidas pela TV UFRB

3 de Novembro de 2020, 19:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Mesa de abertura da Reconcitec 2020 transmitida nesta terça-feira (3) pela TV UFRB.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início nesta terça-feira (3) às atividades da VI Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec 2020. No formato virtual, toda a programação está sendo transmitida ao vivo pela TV URB, com tradução em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. A cerimônia de abertura aconteceu às 10h com a participação do reitor Fábio Josué, do vice-reitor José Mascarenhas e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Maurício Ferreira.

O reitor Fábio Josué abriu os trabalhos, saudando todos os participantes do evento. Em sua fala, destacou como a Reconcitec tem se firmado cada vez mais como “um espaço de sistematização e socialização do conhecimento produzido no âmbito do Recôncavo da Bahia, em especial da UFRB”. Sobre o tema desta edição - “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: conectando Universidade e Sociedade” -, ele afirmou que “as universidades possuem uma posição estratégica na concretização desses objetivos, pela sua capacidade de investigação, de reflexão sobre a realidade e de produção do conhecimento”.

De forma complementar, o reitor ressaltou o grande potencial das universidades em articular gestores públicos e sociedade no enfrentamento dos desafios postos ao desenvolvimento sustentável. “Especialmente no caso da UFRB é preciso reconhecer o papel desta universidade para sua região. Ao fazermos um balanço de seus 15 anos de existência, podemos seguramente afirmar as contribuições desta instituição em seus territórios de abrangência, nas dimensões de inclusão social, dinamização da economia local e formação nas diversas áreas do conhecimento”, disse, apontando que é preciso ir além: “tornar essa relação com os territórios ainda mais orgânica, pulsante e que se revele em cada ação de nossa instituição”.

Passando a palavra para o vice-reitor José Mascarenhas, também este destacou a importância da Reconcitec para a UFRB e toda a sua comunidade acadêmica. “A Reconcitec chega a sua sexta edição e já alcança três reitorados da Universidade. Ao abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nesta edição, o evento mostra o quanto está conectado com os desafios que são apresentados para o mundo e para as instituições. E, este momento, a UFRB não se furta dessas aproximações e da busca de soluções para esses desafios”, disse.

O pró-reitor Maurício Ferreira, da PPGCI, falou da experiência de coordenar pela primeira vez uma edição da Reconcitec no formato virtual, o que irá agregar à história de seis anos do evento. Para ele, ao congregar diversas atividades paralelas, a Reconcitec se torna “um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa, pós-graduação, permanência qualificada e extensão da UFRB, e também de apresentação das ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos territórios de identidade do Estado da Bahia”.

Conferência de abertura – Com o tema “Desigualdades sociais, Universidade e Desenvolvimento Sustentável”, a primeira conferência da Reconcitec 2020 foi proferida pela Profª. Drª. Edna Maria de Araújo, docente do Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena da UFRB, líder de grupo de pesquisa e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades Sociais em Saúde (NUDES) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora do Grupo Temático Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

A professora Edna Maria fez um apanhado dos avanços e retrocessos na agenda para o desenvolvimento sustentável proposta pela ONU, em que reúne como um plano global 17 objetivos para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030. Para ela, os desafios ainda são grandes para universidades e sociedade, sendo que o racismo estrutural nas instituições brasileiras e a segregação social limitam ainda mais oportunidades para a população negra. Confira a conferência na íntegra:

{youtube}fYZrbJJMEtA&t=3s{/youtube}

A programação da Reconcitec segue até o dia 06 de novembro, com mesas redondas, conferências, apresentações de trabalho no formato de vídeo-pôsteres e performances artísticas.

Vídeo-pôsteres – A organização da Reconcitec 2020 começou a liberar a exibição das apresentações de trabalho no formato de videopôsteres. As apresentações podem ser vistas a partir de hoje (3) na TV UFRB, sem restrição de acesso. Já estão disponíveis mais de 180 vídeos-pôsteres, entre trabalhos de bolsistas, discentes, pesquisadores e pós-graduandos. Outros vídeos-pôsteres ainda serão disponibilizados e 24 trabalhos serão apresentados em sessões interativas.

Mostras artísticas – Como parte da programação da Reconcitec 2020, o festival Insubmissões culturais: a arte de reXistir reúne 42 obras visuais, sonoras e audiovisuais, que foram organizadas em seis mostras: Lugares, Fronteiras e Trânsitos; Todxs xs Gênerxs; Ecos da Améfrica; Crônicas das Quarentenas; Som e Atitude; e O cuidado de si. Outras duas mostras foram convidadas a compor a programação do Insubmissões Culturais: Baga de Bagaceira: Memória Viva e a Exposição Virtual do Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (Measb).

Eventos paralelos – Também fazem parte da programação da Reconcitec o XIV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XIV SEPIP); o V Simpósio de Extensão; o III Seminário de Permanência Estudantil; a VIII Feira Acadêmica de Economia Solidária (VIII FAESOL); o II Simpósio de Empreendedorismo e Inovação do Recôncavo (II SEIRECON) e o II Simpósio de Graduação da PROGRAD.

Acompanhe toda a programação da Reconcitec 2020 na TV UFRB.



TV UFRB disponibiliza acesso a mais de 160 vídeos-pôsteres da 6ª Reconcitec

3 de Novembro de 2020, 18:43, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A TV UFRB, canal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na plataforma YouTube, disponibiliza a partir do início da tarde desta terça-feira, dia 3, parte dos trabalhos aprovados para a 6ª Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2020).

Dentre os trabalhos disponíveis até o momento para visualização, estão mais de 160 vídeos-pôsteres. Outros 24 trabalhos aprovados serão apresentados em sessão interativa.

Ao todo, foram aprovados 575 trabalhos, sendo 314 na categoria Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), PIBIC AF e PIBIC Voluntário; 40 na categoria Atividade de Extensão; 29 na categoria de Pós-Graduação; 19 na categoria Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e PIBITI Voluntário; 15 na categoria Programa de Educação Tutorial (PET); 03 na categoria Programa de Permanência Qualificada (PPQ); 1 na categoria PIBID; 1 na categoria Residência Pedagógica;  na categoria “Outros” foram apresentados 96 trabalhos. 51 trabalhos externos à UFRB foram aprovados.

Realização

A Reconcitec 2020 é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da UFRB e tem o apoio do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Veja os vídeos-pôsteres:



Professora da UFRB lança livro com escritos do crítico e cineasta Walter da Silveira

2 de Novembro de 2020, 18:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Livro Walter da Silveira e o cinema moderno no Brasil (Foto: Divulgação)

Após três anos de imersão na obra do crítico e cineasta Walter da Silveira, a jornalista e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Cyntia Nogueira lança nesta terça-feira, dia 3 de novembro, o livro “Walter da Silveira e o Cinema Moderno no Brasil – Críticas, Artigos, Cartas, Documentos”. A publicação é o primeiro produto desenvolvido a partir do acervo de Walter da Silveira em posse da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). O lançamento acontece às 19h, no YouTube da Fundação Cultural do Estado da Bahia (TV Funceb), durante o primeiro dia do Webnário Diálogos Audiovisuais, promovido pela Cinemateca da Bahia (Dimas/Funceb), em parceria com a Edufba, como parte das comemorações dos 50 anos de morte do intelectual considerado um dos mentores do Cinema Novo. O volume conta com fortuna crítica, seis ensaios inéditos, correspondências, fotografias e outros documentos históricos.

Dividido em seis capítulos, o livro apresenta um conjunto de críticas, teses e ensaios publicados por Walter da Silveira sobre o cinema brasileiro e baiano, além de uma seleção de seus artigos teóricos que visa introduzir e contextualizar alguns conceitos e métodos críticos adotados pelo autor. A publicação também reuniu um conjunto de 50 cartas trocadas com Alex Viany, Paulo Emílio Sales Gomes e Glauber Rocha, fac-símiles de documentos, fortuna crítica, linha do tempo e um dossiê com artigos inéditos sobre ação e pensamento do crítico cinematográfico.

“Além de lançar um olhar sobre sua ação e pensamento, também investigamos, através da obra de Walter, os caminhos traçados pelo cinema no Brasil e na Bahia, que resultam na tentativa de estruturar um cinema moderno no país”, comenta a organizadora do livro, Cyntia Nogueira.

Cyntia Nogueira, organizadora do livro, é professora da UFRB (Foto: Marcelo Matos)

Cyntia Nogueira reorganizou os textos escritos por Walter entre as décadas de 1940 e 1970. Foram realizadas pesquisas em seu acervo pessoal, depositado pela família em 2015 no Museu de Imprensa da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), onde está também sua biblioteca, – e em outros arquivos e acervos na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo. “A pesquisa no acervo e na biblioteca de Walter da Silveira, bem como o acesso a outras publicações raras sob salvaguarda do Museu de Imprensa da ABI, a exemplo do único número da revista Recôncavo (1953) e dos seis números da revista modernista Caderno da Bahia (1949-1951), foi fundamental tanto para a seleção e localização dos artigos, teses, cartas e documentos publicados no livro, quanto para produção de artigos inéditos de historiadores e pesquisadores convidados a escrever sobre seu pensamento crítico e atuação à frente do Clube de Cinema da Bahia”, destaca a jornalista.

De acordo com Cyntia, a análise dos diversos documentos pesquisados possibilitou uma compreensão mais aprofundada da multiplicidade e alcance da trajetória crítica e intelectual de Walter da Silveira, orientando também a investigação em outros arquivos em Salvador, no Recôncavo da Bahia, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. “O livro é resultado de três anos de trabalho e espero que possa contribuir para o reconhecimento da importância e do caráter pioneiro do pensamento e ação de Walter da Silveira na construção dos caminhos do cinema no Brasil e na Bahia”, afirma a pesquisadora. Sua expectativa é que o livro abra novas perspectivas de estudos sobre a obra de Walter da Silveira e sua atuação como crítico, agente de formação, historiador e intelectual engajado na construção de um campo cultural e artístico para o cinema produzido no país.

Texto: Joseane Guedes (ABI Bahia)
Com edição da ASCOM/UFRB

Leia a notícia na íntegra em ABI Bahia.



Reconcitec 2020 recebe novas inscrições nesta terça-feira (3), primeiro dia do evento

2 de Novembro de 2020, 17:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Aqueles que ainda não garantiram sua participação na VI Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec 2020 terão mais um dia para se inscrever no maior evento do calendário acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As inscrições podem ser feitas, exclusivamente pela internet, somente até esta terça-feira (3), primeiro dia de transmissão das atividades online. Toda a programação será exibida pela TV UFRB

A palestra de abertura começa às 10h e terá como tema “Desigualdades sociais, Universidade e Desenvolvimento Sustentável”. A palestrante convidada é a Profª. Drª. Edna Maria de Araújo, docente do Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena da UFRB, líder de grupo de pesquisa e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades Sociais em Saúde (NUDES) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora do Grupo Temático Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

A programação segue até o dia 06 de novembro, com mesas redondas, conferências, apresentações de trabalho no formato de videopôsteres e performances artísticas. Na edição 2020, a Reconcitec debaterá “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável conectando Universidade e Sociedade”. A escolha é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma coleção de metas e ações que conduzem a um futuro social e economicamente possível para todos os indivíduos.

Em paralelo ao evento principal, acontecem o XIV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XIV SEPIP); o V Simpósio de Extensão; o III Seminário de Permanência Estudantil; a VIII Feira Acadêmica de Economia Solidária (VIII FAESOL); o II Simpósio de Empreendedorismo e Inovação do Recôncavo (II SEIRECON) e o II Simpósio de Graduação da PROGRAD.

O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão nacionais e internacionais, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros. 

Realização – A Reconcitec 2020 é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da UFRB e tem o apoio do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira a programação completa.

Mais informações: ufrb.edu.br/reconcitec.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil