Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota pública de esclarecimento a respeito da operação "Reprovados" da PF e MPF

5 de Novembro de 2015, 15:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A respeito das notícias veiculadas na última quarta-feira, 04 de novembro, sobre a operação da Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF) de combate a fraudes em concursos de instituições federais de ensino na Bahia, intitulada “Reprovados”, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) esclarece que não existe servidores técnico-administrativos nomeados envolvidos no caso em questão.

A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (FUNRIO), organizadora do concurso público para cargos técnico-administrativos da UFRB, regido pelo Edital Nº 01/2014, encaminhou o ofício Nº 016/2015 em 01 de abril de 2015. O documento informava sobre a tentativa de fraude do concurso em função de quatro candidatos terem alterados os dados cadastrais, por meio do acréscimo de uma sílaba idêntica no início dos respectivos prenomes, o que possibilitou que realizassem as provas na mesma sala. Os quatro candidatos obtiveram a mesma nota.

O Edital do Concurso Público em seu item 10.19, alínea m, previa a eliminação dos candidatos que tentassem fraudar o certame, conforme transcrição abaixo:

10.19. Será automaticamente eliminado do Concurso Público o candidato que, durante a realização da prova:
m) quando, após a prova, for constatado - por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou qualquer meio em Direito admitido - ter o candidato se utilizado de processos ilícitos.

Em função da análise de relatórios para averiguação da possibilidade de existência de tentativas de fraudes, a FUNRIO decidiu pela eliminação dos quatro candidatos identificados do concurso público do Edital Nº 01/2014 – Técnico-Administrativo. O fato foi encaminhado pelo jurídico da FUNRIO à Polícia Federal solicitando investigação.

A UFRB reitera que as medidas legais foram executadas na época do certame, o que garantiu a continuidade do concurso sem favorecimentos ou prejuízos a quaisquer dos seus candidatos.



UFRB é credenciada no Comitê da Área de Tecnologia da Informação do MCTI

4 de Novembro de 2015, 19:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da unidade de “Sistemas Elétricos e Computacionais (SECOMP), obteve o credenciamento como instituição de ensino e pesquisa junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através da Resolução nº 07, de 03 de novembro de 2015. Com o credenciamento, a unidade vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) abre novas possibilidades de investimentos e incentivos para as empresas interessadas no desenvolvimento de tecnologia da informação.

O CATI é o órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação cujas atividades estão relacionadas à gestão dos recursos destinados a atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação, oriundos dos investimentos realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática e automação que fizeram jus a benefícios fiscais previstos na Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, que dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação.

Dentre outras atribuições, o CATI é o responsável pelo credenciamento de centros ou institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, como o SECOMP/CETEC, para que sejam reconhecidas como instituições aptas a receber recursos de empresas que invistam em atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias da informação. As empresas que investirem nas instituições cadastradas pelo CATI poderão solicitar isenção ou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bens de informática e automação.

Para fazer jus à isenção ou redução do IPI, as empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática e automação deverão investir, anualmente, em atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias da informação a serem realizadas no País, no mínimo, 5% (cinco por cento) do seu faturamento bruto no mercado interno, decorrente da comercialização dos produtos contemplados com a isenção ou redução do imposto, deduzidos os tributos correspondentes a tais comercializações.

As empresas investidoras deverão celebrar convênios com centros ou institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, oficiais ou reconhecidas, credenciados pelo CATI, devendo, neste caso, ser aplicado percentual não inferior a 1%. O vice-coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFRB, professor Acbal Ruças Achy, comentou sobre o credenciamento: “é uma excelente oportunidade de formar parcerias com empresas que desenvolvem produtos na área de automação e obter recursos para adquirir novos equipamentos para Universidade”, aponta.



Inscrições e submissão de trabalhos para III SEPIP são prorrogadas até dia 08

4 de Novembro de 2015, 12:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que o prazo para as inscrições online e a submissão de trabalhos para o III Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP) está prorrogado até o dia 08 de novembro. Os interessados devem acessar o site: www.sepip2015-ufrb.ufba.br.

O evento acontece nos dias 09 e 10 de dezembro, no campus de Cruz das Almas. O público-alvo são os discentes, docentes e técnicos da UFRB e das instituições parceiras. O objetivo é elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico do Recôncavo da Bahia por meio da apresentação das pesquisas realizadas e/ou em andamento na região em que a UFRB está inserida.

A submissão de trabalhos é obrigatória pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Os trabalhos para submissão podem conter temas de diversas áreas. A programação contempla temáticas relacionadas às questões locais, concentrando discussões sobre o desenvolvimento sustentável da região, sob a ótica da ciência, tecnologia, inovação e cultura.

O tema deste ano para a conferência de abertura é Recursos Hídricos: Desafios e Perspectivas, que será proferida pelo professor Vital Paz, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e membro do Núcleo de Engenharia de Água e Solo (NEAS) da UFRB. Também estão previstas falas sobre a Transposição do Rio São Francisco, Reuso da Água e Compromisso Social com Foco na Preservação Ambiental.

A programação completa está disponível no endereço www.ufrb.edu.br/sepip2015



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog