Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB cria pontos de coleta de doações para cidades atingidas pelas fortes chuvas na Bahia

27 de Dezembro de 2021, 19:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Diante das fortes chuvas que atingiram várias regiões do estado da Bahia nos últimos dias, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta seu pesar pelas tragédias decorrentes de fortes temporais que causaram mortes, desabrigados e perdas materiais diversas em diversos municípios e solidariza-se com a população baiana, sobretudo nas regiões afetadas.

Como forma de fortalecer ações de solidariedade, a UFRB disponibilizou pontos de coleta em seus seis campi para doações de água potável, roupas, cobertores, alimentos não-perecíveis, materiais de limpeza e materiais de higiene pessoal. Os itens arrecadados serão distribuídos para instituições responsáveis por ajudar as regiões atingidas pelas fortes chuvas no estado. Esta é uma ação conjunta de discentes, docentes e técnicos administrativos da instituição.

Confira os pontos de entrega (8h às 17h):

Campus Cruz das Almas - Prédio da Reitoria
Rua Rui Barbosa, 710, Centro

Campus Amargosa - Sede do Centro
Avenida Nestor de Melo Pita, 535, Centro

Campus Cachoeira/São Félix - Quarteirão Leite Alves
Rua Maestro Irineu Sacramento, SN, Centro, Cachoeira-BA

Campus Feira de Santana - Sede do Centro
Rua Godofredo Rebello de Figueiredo Filho, 697, SIM

Campus Santo Amaro - Pavilhão de Aulas
Rua General Argolo, 40, Sacramento

Campus Santo Antônio de Jesus - Pavilhão de Aulas
Avenida Carlos Amaral, 1015, Cajueiro



UFRB recebe doação da Receita Federal no valor de R$ 400 mil reais em bens

27 de Dezembro de 2021, 15:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), recebeu da Receita Federal, no último dia 17 de dezembro, doação de bens, entre eles, mobiliários e equipamentos de informática seminovos, com valor estimado no mercado em R$ 400 mil reais. 

Os itens recebidos pela UFRB foram originários de operações de apreensão de mercadorias, e também de materiais ociosos para uso imediato pela Receita Federal, Delegacia de Feira de Santana. Os bens apreendidos podem ter diversas destinações, a exemplo, de incorporação na Receita Federal, leilões, destruição ou doações.

Participaram da cerimônia de oficialização da doação dos bens, o reitor da UFRB, Fábio Josué, a assessora da Reitoria, Mariana Balen, o diretor e o vice-diretor do CETENS, respectivamente, Jacson Machado e Odair Vieira; o Delegado da Receita Federal, em Feira de Santana, Samuel Pereira de Almeida Júnior, a Chefe do Serviço de Programação e Logística da Receita Federal, Karla Malaquias, e o Presidente do Ined, Josué da Silva Mello.

Os participantes da solenidade visitaram as instalações da UFRB, Campus Feira de Santana, dentre elas, a sala que reunia todo o material recebido da Receita Federal, os laboratórios, o gabinete coletivo dos professores e a biblioteca do CETENS, unidades que serão beneficiadas com os computadores, mesas, cadeiras móveis, cadeiras fixas, armários, lousa interativa e aparelhos de data show, celulares e no breaks doados pela Receita Federal. Esta é a segunda doação de equipamentos da Receita Federal para a UFRB.

De acordo com o delegado Samuel de Almeida, a Delegacia da Receita Federal de Feira de Santana já fez doações para outras instituições de ensino, a exemplo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), dos Institutos Federais campi Paulo Afonso e Euclides da Cunha. Ele afirma que sua gestão prioriza destinar os bens apreendidos da forma mais adequada para a sociedade, através de parcerias voltadas para a formação de profissionais.  

No ato de assinatura do termo de doação, o reitor Fábio Josué agradeceu a doação, relembrando o perfil dos estudantes da UFRB, em sua maioria com vulnerabilidade socioeconômica; as restrições orçamentárias que a UFRB vem sofrendo há alguns anos, o que impede os investimentos programados e sua expansão. O reitor mencionou ainda que a partir das doações recebidas, os estudantes vão encontrar o CETENS com uma melhor infraestrutura quando do retorno das atividades presenciais. Fábio Josué apresentou os outros campi da UFRB, com o propósito de firmar outras parcerias que possam atender a universidade como um todo.

O diretor do CETENS, professor Jacson Machado, informou que a doação será destinada para melhorias das condições de infraestrutura físicas do CETENS com a ampliação dos equipamentos para os Laboratórios de Informática I e II e dos terminais de consulta da Biblioteca Setorial.

Os equipamentos também vão mobiliar o Gabinete Coletivo de Professores, a Empresa Júnior e o Laboratório de Análise dos Solos e servir para criar o Laboratório de Projetos e Simulação em Engenharias.

{youtube}1oGGeKqYkAM{/youtube}



Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação emitem nota sobre a crise no sistema nacional de pós

27 de Dezembro de 2021, 11:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (COPROPI-ANDIFES) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) têm buscado o diálogo com todas as instâncias do Ministério da Educação (MEC), nomeadamente as que representam a pesquisa, a pós-graduação e a inovação. Estas entidades têm clareza de sua capacidade de contribuir com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na continuidade do processo de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), bem como na manutenção dos programas institucionais, na luta pela recomposição orçamentária e na mitigação dos ataques contínuos sofridos pela Coordenação. Estas três entidades têm atuado, conjunta e historicamente, no planejamento e na execução de políticas públicas para consolidação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Nos últimos anos o FOPROP, o COPROPI e a ABRUEM têm sido surpreendidos por mudanças repentinas na condução das políticas da CAPES. Decisões questionáveis e pouco transparentes, nomeações de diretores com pouca ou nenhuma experiência administrativa e acadêmica (não obstante o apelo para que o caráter técnico fosse observado quando das nomeações), e a falta de diálogo com as entidades representativas têm sido a tônica da atuação da presidência da CAPES durante o ano de 2021.

Continue lendo o documento.



UFRB realiza missão internacional do Programa CAPES/Brafagri na França

21 de Dezembro de 2021, 16:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Roberta Bruschi coordenou a Missão Internacional da CAPES/Brafagri entre os dias 6 e 10 de dezembro, na França. Com o intuito de aprimorar o programa e buscar novas parcerias, a professora visitou três instituições, nas cidades de Bordeaux, Dijon e Toulouse, e nelas participou de reuniões com coordenadores locais, estudantes do programa e estudantes franceses.

O programa Brafagri, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo desenvolver projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França, pretendendo estimular a aproximação das estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Para a professora Roberta Bruschi, a Brafagri é de grande relevância, pois estimula a internacionalização na vida acadêmica, o fortalecimento e desenvolvimento da pesquisa entre os países envolvidos e transforma não só a vida do estudante, mas também de toda a sua família. “Todos aprendem e começam a se interessar em aprender novas línguas, fazer intercâmbio, assim, trazendo novidades para nosso país”, afirma.

A mobilidade conta atualmente com cinco estudantes de Agronomia e três de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRB que participam dos projetos: 1. Bordeaux Sciences Agro, Agrosup Dijon, Vetagro Clermont Ferrand e 2. Ensat Toulouse, Supagro Montpellier, Engees Strasbourg.

Rafael Firmo, estudante de Agronomia e participante do intercâmbio, conta que durante os encontros, assuntos como necessidades, dificuldades e bem-estar dos estudantes foram discutidos. “Acredito que todo estudante, assim como eu, outros colegas também, se sentem mais acolhidos e mais tranquilos quando a professora vem e busca entender como a gente está, busca ajudar de alguma forma”, ressalta.

Confira fotos:

{gallery}noticias2021/brafagri{/gallery}



UFRB seleciona professores formadores para atuarem em cursos de graduação EaD

16 de Dezembro de 2021, 17:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre edital de vagas remanescentes de professores formadores para atuarem temporariamente nos cursos de graduação Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

São disponibilizadas quatro vagas. Os candidatos convocados deverão ter disponibilidade de vinte horas semanais para desenvolver as atividades a distância e na sede da Superintendência Educação Aberta e a Distância da UFRB, Campus Cruz das Almas. O período de inscrição on-line para os interessados é de 18 a 30 de dezembro de 2021.

Poderão participar da seleção colaboradores com vínculo de trabalho de natureza profissional na rede privada de ensino ou rede de ensino pública federal ou estadual ou municipal, no Estado da Bahia.

As atividades dos profissionais selecionados estão previstas para iniciarem no mês de fevereiro de 2022.

Bolsas

Os candidatos selecionados receberão bolsas nos valores de R$ 1.300,00 (Hum mil e trezentos reais); e R$ 1.100,00 (Hum mil e cem reais), dependendo da experiência do profissional.

Leia o Edital SEAD Nº 14/2021.

Mais informações em ufrb.edu.br/ead.

E-mail: [email protected].



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog