Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB cria laboratório de simulação realística no CCS

17 de Dezembro de 2015, 12:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), criou o Laboratório de Simulação Realística. O novo espaço permite a realização de atividades realistas em ambiente hospitalar, simula um leito e realiza atividades práticas supervisionadas pelos professores com o auxílio de bonecos simuladores, que emitem sinais e sintomas como os de um paciente.

Utilizando simuladores, manequins e atores em instalações que criam um hospital-virtual, a simulação realística capacita os profissionais em todo o ciclo de atendimento ao paciente: a chegada, procedimentos, resultados, relação com familiares e equipe médica. Segundo a professora Ariane Cedraz, nesse ambiente é possível treinar profissionais e equipes em diferentes cenários, inclusive os mais raros e os de maior risco.

De acordo com a professora, a Simulação Realística é uma metodologia inovadora de treinamento, que favorece a participação ativa e a interatividade do profissional e propicia melhor retenção da informação. “É o mais avançado método de treinamento em ambiente hospitalar, apoiada por alta tecnologia, que reproduz através de cenários clínicos experiências da vida real e tem como objetivo garantir a segurança no processo de assistência ao paciente”, acrescentou. O novo espaço está funcionando provisoriamente nas salas do Pavilhão Multidisciplinar, aguardando as obras finais do Laboratório.

O trabalho inicial foi conduzido pela professora Ariane Cedraz, da disciplina Saúde da Mulher, com as servidoras Claudiana Bonfim, Nanci Santos e Carliene Sousa. Na ocasião, foi realizada a vivência do parto em todas as suas etapas obstétricas, com experimentação de líquido amniótico, sangue e monitorização real da “paciente".



CECULT realiza confraternização no Abrigo São Domingos

16 de Dezembro de 2015, 14:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou sua confraternização de final de ano no Abrigo São Domingos em Santo Amaro, no dia 14 de dezembro. O evento contou com a participação de estudantes, professores e técnicos e arrecadou fraldas geriátricas, cerca de 60 pacotes, para o local.

A confraternização contou com apresentações culturais de samba roda, teatro e música popular brasileira, realizadas pelos membros da comunidade acadêmica do CECULT. Também foi realizado a entrega de presentes e brindes para os idosos.   

“Houve o envolvimento de toda a equipe do CECULT na organização do evento. Estudantes, técnicos e professores levaram alegria para os idosos através de apresentações culturais”, relatou Lorena Penna, secretária executiva do CECULT. Ela ainda acrescentou: “ficamos felizes com a adesão da comunidade acadêmica e sem dúvida o maior presente fomos nós que recebemos”.     

Para Emília Cerqueira, subcoordenadora do Abrigo, o melhor presente foi o carinho e a atenção dado aos idosos. “Foi maravilhoso. Eles interagiram com os membros do CECULT, brincaram, conversaram e se divertiram com as apresentações culturais. Foi tão bom que gostaríamos que acontecesse mais vezes no ano”, revelou.   



UFRB e prefeitura de Cachoeira firmam cooperação técnica para uso comum do Arquivo Municipal

16 de Dezembro de 2015, 13:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O reitor Silvio Soglia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participou na tarde da última quinta-feira, 10, em Cachoeira, da formalização do convênio de cooperação técnica científica e cultural do uso do arquivo público municipal cachoeirano. A solenidade aconteceu no salão do arquivo e contou com a presença do prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira; do secretário de Cultura, José Luiz Bernardo; funcionários do município; estudantes da UFRB; além dos professores Wellington Castelucci, Gabriel Ávila e Rita Dorea. Também prestigiou a formalização da assinatura do convênio Dona Dalva, primeira Doutora honoris causa da UFRB.

Segundo o secretário José Luiz Bernardo, o acervo público do arquivo cachoeirano é um dos mais importantes e antigos do Brasil e por isso merece uma atenção especial. “Esse momento solene consagra o entendimento que foi constituído entre universidade e município da necessidade de estabelecer essa parceria pela importância do acervo histórico municipal e pela possibilidade de facilitar o acesso a documentos históricos que vão desde o período da colônia ao império e a república”, ressalta.

O reitor Silvio Soglia destacou que a cooperação entre as instituições possibilitará, sobretudo, a preservação da memória e a intervenção na realidade local. “Ao oficializar essa parceria garantimos um espaço de produção de conhecimento e especialmente de aprendizagem para nossos estudantes e de preservação da memória para toda sociedade”, destaca.

O prefeito salientou  a importância do arquivo público para o  município. “É uma imensa alegria, por meio dessa parceria, somar esforços para que possamos, de fato, formular ações conjuntas e convergir iniciativas que possam reorganizar e preservar a memória da nossa cidade”, comenta.

 O Arquivo Público existe há quase décadas e possui documentos com informações de mais de 300 anos. O local inclui também documentos das histórias políticos e culturais do estado da Bahia.

Confira fotos: 

{gallery}noticias2015/convenio-cachoeira{/gallery}

 



UFRB divulga concurso para professor efetivo do CETEC, 3 vagas

16 de Dezembro de 2015, 13:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 16, para o concurso público voltado ao preenchimento de vagas no cargo de professor efetivo do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). Ao todo, são 03 vagas para as áreas de Matemática e Geologia Geral: Geologia Ambiental. As inscrições seguem abertas até 21 de janeiro. A taxa é de R$ 90,00.

Os interessados devem acessar a página eletrônica de concursos da UFRB, preencher o requerimento de inscrição e protocolar presencialmente ou encaminhar via Correios para a Gerência Técnica Administrativa do CETEC, acompanhado dos demais documentos exigidos nos editais. A homologação das inscrições será divulgada no dia 15 de fevereiro.

Os concursos constarão das seguintes etapas de prova: escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. As provas serão aplicadas no campus de Cruz das Almas, conforme calendário divulgado nos editais. A UFRB homologará e publicará, no Diário Oficial da União e no site de concursos da instituição, a relação dos candidatos aprovados e classificados.

Os candidatos aprovados poderão atuar em quaisquer disciplinas relativas à matéria/área de conhecimento objeto do concurso e em quaisquer dos Centros da UFRB. Ainda, excepcionalmente, poderão ministrar qualquer componente curricular da área de conhecimento a qual estiver vinculado no Centro. A jornada de trabalho do candidato admitido poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, de acordo com as necessidades da instituição. O prazo de validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Confira o Edital Nº 13/2015..

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos



Seleção de professores de inglês tem inscrições prorrogadas até fevereiro

16 de Dezembro de 2015, 13:14, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Coordenação do programa Inglês Sem Fronteiras (ISF) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa sobre o prorrogamento das inscrições do edital para Processo Seletivo Simplificado visando a seleção de três bolsistas para atuarem como Professores de Língua Inglesa no Núcleo de Línguas (NucLI) da UFRB. O término das inscrições acontece em 01 de fevereiro de 2016.

Entre as atribuições do professor bolsista está a de acompanhar a participação e a evolução de alunos do Curso My English Online. Podem participar do processo seletivo prioritariamente alunos de instituições federais ou estaduais, matriculados nos cursos de licenciatura em Letras - Inglês, e alunos de instituições federais ou estaduais matriculados no Programa de Pós-Graduação em Letras ou Linguística, desde que licenciados em Letras - Inglês. Caso não haja candidatos habilitados com os perfis indicados, poderão ser aceitos docentes de entidades federais e estaduais em dedicação exclusiva somente por período máximo de quatro meses, desde que aprovados pelo Núcleo Gestor IsF.

As inscrições serão realizadas durante o período de 02 a 11 de dezembro de 2015 através do e-mail [email protected] ou presencialmente na Coordenação do Núcleo de Línguas da UFRB, lotada na Superintendência de Assuntos Internacionais e localizada no Campus Universitário de Cruz das Almas.

No ato da inscrição é necessário que o candidato apresente a ficha de inscrição, comprovação de vínculo com instituição pública com número de matrícula escolar (para alunos de graduação e pós-graduação) ou registro específico de outras instituições públicas; cópia de documento oficial de identidade com foto; Curriculum vitae, preferencialmente da Plataforma Lattes, acompanhado de documentação comprobatória dos títulos acadêmicos e da experiência profissional e comprovante válido de proficiência em língua inglesa, em nível mínimo C1. Caso o candidato não possua certificação de proficiência poderá participar da aplicação do TOEFL ITP realizada na instituição para este fim, desde que o resultado da seleção seja apresentado somente após a emissão da nota pela MasterTest.

A seleção será desenvolvida em duas etapas: análise documental, de caráter eliminatório, e avaliação didática, de caráter classificatório.

Confira o Edital, a Ficha de Inscrição e o documento de prorrogação das inscrições. 

Mais informações na página do Nucli-IsF da UFRB.

Idioma Sem Fronteiras - O objetivo dos cursos é o de preparar esses estudantes para os exames de proficiência exigidos pelas universidades estrangeiras parceiras e para a experiência linguístico-cultural no processo de internacionalização.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil