Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB assina cooperação para desenvolvimento territorial de esporte e lazer

16 de Dezembro de 2021, 11:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), assinou, no início de novembro, um acordo de cooperação técnica, científica e cultural com a Federação de Boxe do Estado da Bahia (FBEB). A ação foi iniciada no âmbito do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), e a formalização da cooperação aconteceu durante o evento de lançamento do projeto, na última quarta-feira (15), no Auditório do Pavilhão de Química do CCAAB, campus Cruz das Almas.

A cooperação, com duração de cinco anos, tem como objetivo desenvolver o "Centro de Referência Esportiva do Recôncavo Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (NUDESTEL)". A Universidade irá colaborar nas ações de esporte e lazer, além de disponibilizar estrutura física, formação e realizar a divulgação do projeto.

Para o idealizador do projeto, o vice-presidente da FBEB, Ronaldo Anias, "a criação do NUDESTEL contribuirá para a melhoria do acesso ao esporte e lazer, por meio de estratégias que estimulem e acompanhem a evolução das políticas públicas nos municípios baianos pertencentes aos Territórios de Identidade".

"O projeto pretende, prioritariamente, promover a oferta regular de atendimento direto para crianças, adolescentes e jovens nas modalidades de basquetebol, futsal, voleibol, handebol, futebol de campo, boxe, taekwondo, judê, karatê e atletismo, além de promover a formação e qualificação de gestores públicos, instrutores e agentes sociais em temáticas envolvendo o esporte, sempre em parceria com a UFRB para o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias esportivas", completa Anias.

Ao falar sobre a importância dessa mobilização conjunta entre estado, municípios e Universidade, o coordenador do projeto na UFRB, professor Elvis Lima, diretor do CCAAB, ressaltou que a ação tem o papel de promover a inclusão social, a melhoria nas condições de vida, além de fazer conexões significativas com as comunidades.

“A universidade está de portas abertas para os atletas e, inclusive, ações desse tipo e a criação do Núcleo possibilitam a chegada à Universidade. Nossos jovens precisam entender que a Universidade tem que ser de fácil acesso, de fácil permanência e de fácil formação. A universidade não pode ser um sonho muito distante, tem que ser um sonho próximo dos nossos jovens. Que a criação do Núcleo, com apoio da SUDESB e de muitos outros parceiros, é que vai realmente ratificar o jovem passar pela universidade e falar ‘eu posso estar lá’”, reforçou.

O reitor da UFRB, professor Fábio Josué, parabenizou a organização do projeto, enfatizou sua relevância para a localidade do Recôncavo e destacou a parceria com a SUDESB e a FBEB. “Desejo sucesso a todos que estarão coordenando essa empreitada e nos colocamos, mais uma vez, à disposição para apoiá-la [...] Esperamos que possamos, a partir de agora, avançar no desenvolvimento desse Centro de Referência e, nessa perspectiva, fortalecer o esporte e o lazer no nosso território”, afirmou ele.

“Temos um desafio que é de expandirmos essa cooperação para além do Recôncavo. A Universidade, hoje, fisicamente, está três territórios; está no Recôncavo, no Portal do Sertão e no Vale do Jiquiriçá. Em diversos desses espaços nós temos estruturas esportivas que a gente pode pensar projetos para uma aproximação maior com a sociedade, com o nosso entorno”, mencionou o vice-reitor da UFRB, professor José Mascarenhas, que acredita na criação do Núcleo como um ponto de partida para futuras ampliações.

Participaram do evento de lançamento do projeto, entre outras autoridades, o representante da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Álvaro Gonçalves, o presidente da FBEB, Edson Dias, a representante da Associação de Artes Marciais de Cruz das Almas (ASSAMACA), Maria das Graças, além de empresários e desportistas.

Leia o Acordo de Cooperação Técnica.

Confira fotos do lançamento do projeto:

{gallery}noticias2021/nudestel{/gallery}



UFRB anuncia mudança para a Fase 5 e retomada de atividades acadêmicas presenciais

15 de Dezembro de 2021, 11:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), reunido nesta terça-feira (14), deliberou sobre a mudança para a Fase 5 (Retorno das atividades acadêmicas presenciais), de acordo com as Diretrizes Institucionais de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19.

A professora Paloma Pinho, integrante do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19 e do grupo de trabalho "Indicadores de Saúde: Evolução da Pandemia", apresentou os dados atualizados de incidência, mortalidade, letalidade, ocupação de leitos e vacinação da Bahia e dos municípios sede da UFRB. Os dados deram segurança para o GT recomendar a mudança da Fase 4 (Flexibilização e retorno gradual) para a Fase 5 (Retorno das atividades acadêmicas presenciais) para a gestão da Universidade.

Após a discussão dos Conselheiros, foi aprovado pela maioria a mudança para a Fase 5 (Retorno das atividades acadêmicas presenciais), que permite a implementação da Resolução CONAC Nº 040, de 30 de novembro de 2021, que dispõe sobre retomada das atividades acadêmicas presenciais, aprovação e regulamentação do Calendário Acadêmico de ensino para a graduação, nos semestres 2021.2 e 2022.1; e da Resolução CONAC Nº 018, de julho de 2021, que dispõe sobre o Calendário Acadêmico de Pós-Graduação 2022 da UFRB; e da Resolução CONAC Nº 036, de 18 de novembro de 2021, que altera o Anexo I da Resolução CONAC Nº 018/2021.

Diretrizes Institucionais de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19

Na reunião do CONSUNI também foi apresentada a proposta de atualização das Diretrizes Institucionais de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19. A professora Tatiana Velloso, pró-reitora de Extensão e presidente do Grupo de Trabalho, realizou a apresentação da proposta de atualização do documento, considerando o acompanhamento do Grupo de Trabalho Indicadores de Saúde e Evolução da Pandemia. A atualização foi aprovada por ampla maioria dos membros do Conselho.



UFRB aprova concessão de título Doutor Honoris Causa a Mateus Aleluia

15 de Dezembro de 2021, 11:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou, por unanimidade, a concessão do título Doutor Honoris Causa ao artista Mateus Aleluia. O reconhecimento é conferido a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, não pertencentes ao quadro de servidores efetivos da UFRB, que se tenham distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das Ciências, das Artes, da Filosofia, das Letras, das Culturas, do desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição seja ou tenha sido de alta relevância para o País ou Humanidade. A reunião on-line aconteceu nesta terça-feira (14).

A proposta da homenagem foi enviada pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), com o parecer de recomendação sob responsabilidade dos professores Armando Alexandre Costa de Castro, Mariana Balen Fernandes, Anderson Fabrício Andrade Brasil, Fábio Leão Figueiredo e Mariella Pitombo Vieira.

A presidente da Comissão Permanente de Homenagens e Títulos Honoríficos do CONSUNI, professora Alicia Ruiz Olalde, realizou a leitura do parecer favorável à outorga, no qual destacou como mérito a trajetória pessoal e profissional de Mateus Aleluia pela sua contribuição aos estudos e divulgação da cultura pan-africana na Bahia, no Brasil e, também, em países africanos e no mundo.

"Ao compilar os elementos ancestrais das culturas e religiões das nações africanas trazidas para a Bahia e o Brasil, Mateus Aleluia mergulha de modo profundo no processo de construção da identidade do povo baiano, brasileiro e de nações africanas. Desse modo, esse artista e pesquisador do Recôncavo responde a questões universais, a saber: de onde nós, brasileiros, viemos e quem somos, como baianos, como brasileiros, como africanos e como seres humanos. Além disto, a concessão deste título a Mateus Aleluia assevera o elo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com a ancestralidade que alicerça as relações no território onde esta instituição se assenta", diz trecho do relatório.

Filho e fruto de Cachoeira, Senhor Mateus, como é conhecido localmente, nasceu às margens do Paraguaçu no ano de 1943. O cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade baiana musical pan-africana do Brasil foi protagonista no grupo Tincoãs, primeiro grupo vocal a expressar a herança cultural (musical e linguística) dos povos africanos. O Tincoãs foi destaque nacional entre os anos de 1960 e 1980.

Mateus Aleluia viveu duas décadas em Angola, a partir de 1983, onde foi contratado pela Secretaria de Cultura para realização de pesquisa antropológica e cultural, junto a mestres e mestras da cultura dos povos africanos, compilando diversos saberes. Retornando ao Brasil, Sr. Mateus lançou os álbuns “Cinco Sentidos”, “Fogueira Doce” e “Olorum”, que, junto com a obra dos Tincoãs, consubstanciam o legado pan-africano do Brasil.

Confira o Parecer da Concessão de título Doutor Honoris Causa ao Senhor Mateus Aleluia.



Levantamento com servidores da UFRB sobre retorno presencial termina dia 17/12

14 de Dezembro de 2021, 20:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), realiza levantamento com servidores docentes e técnicos administrativos visando organizar o retorno gradual ao trabalho presencial. 

Todos os servidores da UFRB devem responder a pesquisa no link https://forms.gle/GgiStB1i29Qb49o47, até o dia 17 de dezembro de 2021.

A pesquisa tem o objetivo coletar dados relativos às condições de saúde e fatores de riscos dos servidores, para subsidiar as chefias em relação ao quantitativo de servidores que terão acesso às dependências da instituição, para garantir a segurança deste processo.

O acesso aos dados dos servidores serão compartilhados exclusivamente com a chefia de suas unidades para garantir a organização dos espaços e controlar o fluxo de pessoas durante o período de retorno gradual.

Servidores que apresentam condições ou fatores de risco, conforme Artigo 3º da Resolução CONSUNI/UFRB Nº 07/2021, são preservados da presencialidade. Os servidores que se enquadram em uma das situações poderão executar suas atividades de forma remota.

Responda a pesquisa no link: https://forms.gle/GgiStB1i29Qb49o47.



Editora da UFRB lança e-book sobre o curso de publicidade e propaganda da instituição

13 de Dezembro de 2021, 16:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) lançou o e-book  “Publicidade e propaganda na UFRB”, organizado pelos professores Juciara Nogueira, Renata Pitombo e Juliano Mascarenhas. O lançamento ocorreu no último dia sete de dezembro, durante a abertura do IV Encontro Publicidade e Propaganda e foi transmitido pela TVUFRB.

O livro “Publicidade e propaganda na UFRB” integra a coleção "Sucessos acadêmicos na graduação da UFRB" e conta com dez capítulos, divididos em seções.

Na seção "Ensino" constam os títulos: "A fotografia publicitária: teoria e prática", escrito por Juciara Maria Nogueira Barbosa, "Assessoria de comunicação e sua importância para publicitários", escrito por Hérica Lene e Maryjane Oliveira, "Audiovisual e publicidade: a experiência da UFRB", escrito por Ana Luisa de Castro Coimbra e Dorotea Souza Bastos e "Produção de anúncios e mídia sonora", da autoria de Guilherme Moreira Fernandes.

A seção "Novos autores" traz três capítulos elaborados por egressos do curso: "Aids, preconceito e análise iconográfica", escrito por Mario Bernardo de Oliveira Alves, "Importância do digital influencer para a publicidade", escrito por Lindauline Maria da Silva Moreno e "Representatividade da mulher negra na publicidade", da autoria de Fernanda Barbosa dos Santos.

A seção "Pesquisa" apresenta o capítulo "Corpo e cultura: experiência encarnada de saber e afeto", escrito por Renata Pitombo Cidreira e "Marketing: história e reconstrução social", da autoria de Juliano Mascarenhas da Silva.

Por fim, na seção "Extensão" consta o capítulo "O Prêmio Francisco Montezuma de Comunicação", da autoria de José Péricles Diniz Bahia.

A capa do e-book de 228 páginas foi elaborada pela discente Kemilly Carvalho, trazendo uma adaptação do selo comemorativo pelos oito anos do curso.

Confira o e-book na íntegra.

O vídeo com o lançamento do e-book pode ser acessado no link: youtube.com/watch?v=hDj4Xv72o78.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog