Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Filmes do Festival Cachoeira Doc, produzido na UFRB, são exibidos na TVE em dezembro

5 de Dezembro de 2018, 19:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A TVE preparou no mês de dezembro uma seleção de filmes do Festival de Documentários de Cachoeira, o Cachoeira Doc. Até o final do mês, um programa especial vai exibir algumas obras que foram contempladas em diferentes edições do evento realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O especial Cachoeira Doc vai ao ar todas as terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 22h45.

Entre as produções apresentadas estão ‘Corpo Stile Dance Machine’, ‘Boi na linha’, ‘Ana’, ‘Lápis de cor’, ‘Sementes’, ‘Terça-feira de Nder’, ‘Eu,Travesti’, ‘Latossolo’, ‘O peixe’, ‘Onze’, ‘Reflexiva’, ‘Obra autorizada’, ‘Retomada’, ‘O mar, a mata e a humanidade’, ‘Ótimo amarelo’, ‘Voz das mulheres indígenas’ e ‘Ninguém nasce no paraíso’. Dos selecionados para a exibição na emissora pública, alguns são produções baianas.

Sobre o Festival - O Cachoeira Doc movimenta a cena cultural do Recôncavo baiano desde 2010 e busca fomentar a difusão e a produção de documentários, assim como a discussão sobre o gênero, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes.

Fruto das políticas de descentralização dos recursos da cultura, o Festival Cachoeira Doc é produzido dentro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Todas as edições anteriores foram patrocinadas com apoio da universidade e com recursos do Fundo de Cultura. Em 2018, por falta de patrocínio, o evento não foi realizado. Nas sete edições anteriores cerca de 15 mil pessoas assistiram a mais de 260 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e Brasil.

Fonte: Divulgação TVE.



Editora da UFRB publica dois novos livros eletrônicos da Coleção Acadêmica

5 de Dezembro de 2018, 19:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) disponibilizou duas novas publicações eletrônicas da Coleção Acadêmica em sua página na internet. Trata-se dos e-books “Imagem, Devoção e Escravidão”, de autoria da professora Tânia Maria Pinto de Santana, e “Para não ser o etcetera”, de autoria da professora Sílvia de Oliveira Pereira.

“Imagem, Devoção e Escravidão” analisa a forma como a devoção aos santos negros - São Benedito, Santa Ifigênia, Santo Antônio de Categeró, Santo Elesbão -, bem como a outros santos católicos - Santa Bárbara, São Jorge, Santa Ana, dentre outros -, foi utilizada como instrumento da catequese das populações negras na América Portuguesa. De acordo com a autora, a obra reflete sobre a construção do imaginário que associa os negros ao cristianismo, buscando compreender como estas populações vivenciaram tais experiências e quais significados lhes atribuíram.

“Para não ser o etcetera” traz a discussão sobre a institucionalidade dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Brasil, analisando a interface com a Política de Saúde e as conquistas deste segmento populacional. “Essas instâncias colegiadas, instituídas como espaços legítimos de participação, têm a prerrogativa de convocar as Conferências dos Direitos da Pessoa com Deficiência, espaços de expressão das necessidades coletivas e busca de soluções para os desafios enfrentados”, explicam as docentes Isabel Lima e Isabela Pinto, no prefácio do livro.

As obras foram contempladas no Edital Nº 001/2018 de Apoio à Publicação de Livros Eletrônicos (E-books) da EDUFRB e encontram-se disponíveis gratuitamente para acesso em formato digital.

Sobre as autoras – Tânia Maria e Sílvia Pereira são professoras adjuntas da UFRB. Com doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tânia tem experiência nas áreas de História Medieval e História do Brasil Colônia e desenvolve pesquisa sobre os temas: Bahia, escravidão e religiosidade católica entre os negros, devoções católicas, testamentos e práticas assistenciais nas sociedades do recôncavo baiano no século XVIII.

Sílvia tem formação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atualmente lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trajetórias Participativas e Políticas Sociais na UFRB - TRAPPOS; coordena o projeto de extensão CapacitaSUAS e responde pela coordenação operacional do DINTER em Serviço Social UFRB/UFRJ. É membro do GT Deficiência e Acessibilidade da ABRASCO.

Confira as obras:

Imagem, Devoção e Escravidão – Download Gratuito ou Leia Online

Para Não Ser o Etcetera – Download Gratuito ou Leia Online

Mais informações: www.ufrb.edu.br/editora.



UFRB divulga edital para Transferências, Portador de Diploma e Rematrícula 2019.1

5 de Dezembro de 2018, 15:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o edital do processo seletivo para preenchimento das vagas ociosas dos cursos de graduação por meio de Transferências Interna e Externa, Rematrícula ou Portador de Diploma, com ingresso previsto para o semestre 2019.1. Ao todo, são ofertadas 1.158 vagas, distribuídas em 51 cursos.

As inscrições estarão abertas no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro, exclusivamente pela internet, no site: http://vagasociosas.ufrb.edu.br/. Os candidatos devem inserir seus dados pessoais e escolher a modalidade de vaga e curso. Para as modalidades Transferência Interna e Rematrícula, as inscrições são gratuitas. Para as modalidades Transferência Externa e Portador de Diploma, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 82,00 (oitenta e dois reais).

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão de seleção com o acompanhamento da PROGRAD. Os candidatos inscritos para Transferência Interna ou Externa e Portador de Diploma devem obrigatoriamente ter realizado uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2009 e 2017 e serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas nas provas. Para a Rematrícula será considerada a menor carga horária para completar a integralização do curso.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 26 de fevereiro no site de Processos Seletivos da UFRB. A matrícula dos candidatos aprovados será efetivada pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (UFRB), no campus de Cruz das Almas, no dia 12 de março, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O candidato convocado que não efetuar a matrícula perderá o direito à vaga.

Caso haja vagas disponíveis após esta etapa, uma segunda chamada está prevista para o dia 15 de março e a matrícula dos convocados para o dia 21 de março. O início das aulas do primeiro semestre de 2019 será no dia 25 de março, de acordo com o Calendário Acadêmico.

Confira o Edital PROGRAD Nº 043/2018 – Vagas Ociosas 2019.1.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



UFRB divulga processo seletivo para bolsistas do PET-Saúde Interprofissionalidade

5 de Dezembro de 2018, 14:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e em parceria com as Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e de Santo Antônio de Jesus, torna pública a seleção de bolsistas para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde Interprofissionalidade 2018/2019. São ofertadas 30 vagas para estudantes bolsistas e oito vagas para estudantes voluntários.

Podem participar do processo seletivo os estudantes regularmente matriculados no primeiro e no segundo ciclo dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina e Psicologia, desde que não estejam em estágio obrigatório. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente online pelo e-mail [email protected], no período de 05 a 10 de dezembro, sendo obrigatório o envio de todos os documentos solicitados em edital.

A seleção constará de uma única fase: análise do perfil e da trajetória acadêmica do estudante, mediante avaliação da Carta de Interesse Pessoal, do Currículo Lattes e do Histórico Escolar, além de entrevista individual com uma banca examinadora, composta pelos tutores do PET-Saúde Interprofissionalidade. Na entrevista, os estudantes serão avaliados quanto a conhecimentos gerais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), o PET-Saúde, a Integração Ensino-ServiçoComunidade. Os estudantes serão também avaliados quanto ao desenvolvimento de habilidades e de competências para o trabalho interprofissional.

O resultado final será divulgado no dia 17 de dezembro, juntamente com convocação dos selecionados para o início das atividades. Os convocados serão contemplados com uma bolsa nos valores referentes de Iniciação Científica, modalidade IC, que terá vigência de dezembro/2018 a dezembro/2019, podendo ser renovada por mais um ano a critério da equipe executora do programa. As bolsas do PET-Saúde não podem ser acumuladas com outras bolsas institucionais de pesquisa e de extensão.

Os estudantes bolsistas deverão ter disponibilidade de 20 horas semanais, das quais 8 horas deverão ser dedicadas a atividades supervisionadas por preceptores em serviço e/ou comunidades, e disponibilidade para participação em reunião de integração dos grupos PET Saúde, a ser realizada na última segunda-feira de cada mês, às 16h.

Os estudantes voluntários estarão sujeitos aos mesmos requisitos de ingresso e permanência exigidos para os estudantes bolsistas. Todos deverão apresentar um trabalho de conclusão de participação no PET-Saúde sob o formato de artigo científico ou relato de experiência.

Do programa - O PET-Saúde foi instituído pelos Ministérios da Saúde e da Educação em 2010, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho, dirigidos aos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação na área de saúde, de acordo com as necessidades do SUS, tendo em perspectiva a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino.

Confira o Edital Interno Nº 01/2018 – PET-Saúde Interprofissionalidade.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ccs.



Grupo de Pesquisa em Literaturas Africanas, História e Pós-Colonialismo abre seleção

4 de Dezembro de 2018, 20:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Grupo de Pesquisa em Literaturas Africanas, História e Pós-Colonialismo, vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), convoca alunos dos cursos de Letras e Filosofia, no nível de graduação e pós-graduação, para participarem da seleção de novos membros.

As inscrições encontram-se abertas no período de 1º de dezembro de 2018 até 1º de fevereiro de 2019, mediante o envio de e-mail para o endereço eletrônico do grupo: [email protected]. No ato da inscrição, o e-mail enviado deve ter por assunto “Inscrição – Processo Seletivo LIT_AFRICA 2019” e conter, no corpo da mensagem, o link do Currículo Lattes do candidato.

O grupo, liderado pelo professor Silvio Ruiz Paradiso, está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2009. Tem por objeto elencar textos literários e autores de ex-colônias, em especial a africana, e sua relação com a historiografia oficial, a partir de uma análise com os estudos pós-coloniais, que apresentam a literatura de diferentes nações colonizadas como uma alternativa histórica. Tais textos são debatidos e confrontados com a história hegemônica, tendo como objetivo a publicação dos resultados da pesquisa e/ou de artigos a respeito.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog