Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor Ferlando Lima Santos

4 de Dezembro de 2021, 11:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do professor Ferlando Lima Santos, ocorrido na madrugada deste sábado, 04 de dezembro de 2021.

Ferlando ingressou na UFRB em 2009 e era professor no curso de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Santo Antônio de Jesus; no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, do Centro de CIências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB); no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT); e era membro da Academia de Ciências da Bahia (ACB).

Na UFRB, Ferlando foi responsável pela criação da Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), em 2013, e em 2015 criou o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE).

Na pesquisa, o destaque de referência nacional era sua atuação com kefir, tendo produzido um leite fermentado a partir dos grãos de kefir, que levou a obter a primeira patente da UFRB com o desenvolvimento de uma barra de cereal com gérmen de soja e cobertura de alfarroba. Também foi responsável pela segunda patente da Universidade com um shake de kefir enriquecido com ferro.

Ao tempo em que registra o seu pesar, a UFRB manifesta condolências aos familiares, amigos e colegas pela irreparável perda ocorrida.



Navio laboratório, máscara para casos respiratórios graves e moda no Univerciência

3 de Dezembro de 2021, 17:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}jb_8xwFqTzM{/youtube}

Neste sábado (4) o Univerciência vai mostrar o veleiro científico Tara, que esteve em Salvador e explora o oceano para criar uma consciência coletiva entre os cidadãos sobre os temas ligados à biodiversidade marinha. O programa vai mostrar também a criação de uma nova máscara para tratar casos respiratórios graves, e exibe um estudo que avalia os efeitos da respiração enriquecida de oxigênio. A atração traz ainda um curso de extensão que capacita mulheres para atuarem no mundo da moda. No‌ ‌ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌ ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ ‌o‌ ‌programa‌ ‌tem‌ ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h30,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

O projeto Tara Ocean surgiu para estudar os efeitos da interferência do homem nos mares. O veleiro de pesquisa de fundação francesa, do qual participam 36 instituições parceiras de 13 países, entre as quais a Universidade Federal da Bahia (UFBA), esteve de passagem em Salvador durante a expedição que integra o programa internacional de pesquisa AtlantECO. No programa, o telespectador vai conhecer o navio laboratório, que durante quase dois anos, percorrerá 70 mil quilômetros no Atlântico Sul, investigando o microbioma oceânico, suas interações com as mudanças climáticas e os impactos da poluição, especialmente do microplástico no mar.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu uma nova máscara para uso em pacientes com dificuldades respiratórias, inclusive nos casos graves de covid-19. O protótipo, batizado de Wolf Mask, tem como características ser não invasivo e full face, ou seja, cobre todo o rosto. A proposta do equipamento é o uso em diferentes situações hospitalares e até em atendimento móvel. A ideia surgiu a partir do uso de máscaras de mergulho adaptadas para funções respiratórias em outros países, inclusive no Brasil, no início da pandemia do coronavírus.

Ainda nesta edição, o Univerciência vai mostrar a contribuição da ciência para o bom desempenho de práticas esportivas, foco de pesquisas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Dentre os temas estudados, foi investigado a efetividade da utilização da respiração enriquecida de oxigênio (hiperóxia) durante treinamentos de corrida, como forma de alcançar um melhor desempenho. A pesquisa traz à tona a questão da eficácia, segurança e ética. O projeto serve ainda como uma espécie de laboratório para os estudantes de educação física, estimula a prática de atividades físicas, promove saúde, bem estar e melhorias nos aspectos sociais e emocionais.

Moda, empreendedorismo e sustentabilidade são as marcas da Modateca, projeto de extensão do curso de administração da Universidade de Pernambuco (UPE). Dezenas de mulheres, em sua maioria artesãs, são beneficiadas com incentivos e orientações para as afroempreendedoras na produção de moda, na região metropolitana do Recife. O projeto é alvo de diversas pesquisas, a exemplo do estudo que traça o perfil social das empreendedoras e conseguiu constatar alguns dados, a exemplo dos percentuais de mulheres que já sofreram preconceito diante do cenário da moda e de quantas atuavam na informalidade.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog