Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferta 1.215 vagas em 30 cursos de graduação na 1ª edição do Sisu em 2019

19 de Dezembro de 2018, 19:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 1.215 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.1. As vagas estão distribuídas em 30 cursos de graduação nas áreas de Artes, Humanidades e Letras; Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade; Ciências Exatas e Tecnológicas; Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas; Ciências da Saúde e Formação de Professores.

As inscrições estarão abertas no período de 22 de janeiro de 2019 até as 23h59 de 25 do mesmo mês, observando o horário oficial de Brasília. Podem se inscrever apenas os estudantes que tenham participado da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tenham obtido nota acima de zero na redação. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, por meio do site do Sisu, e o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição e a senha de cadastro no Enem 2018.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) usado para ingresso nas universidades públicas. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções na instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada.

A primeira edição do processo seletivo de 2019 será constituída de chamada regular única e o resultado será divulgado em 28 de janeiro. Nos dias úteis do período de 30 de janeiro a 04 de fevereiro, os candidatos convocados pela UFRB deverão comparecer pessoalmente ao campus de Cruz das Almas para aferição da modalidade de reserva de vaga. A pré-matrícula acontece no mesmo período e local. Já a confirmação de matrícula é feita no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino de ingresso, entre os dias 12 a 18 de março. O início das aulas será no dia 25 de março.

Lista de Espera – As vagas remanescentes após a chamada regular serão preenchidas, prioritariamente, pelos candidatos que constarem na Lista de Espera do Sisu 2019.1. Para participar, os interessados devem confirmar no site do Sisu o seu interesse pela vaga, no período de 28 de janeiro a 04 de fevereiro. Este ano, somente poderá participar da Lista de Espera quem não foi convocado em nenhuma das opções dos cursos escolhidos. A convocação dos candidatos na Lista será a partir de 07 de fevereiro.

Reserva de Vagas - Na UFRB, há a reserva de 50% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras/LIBRAS/Língua Estrangeira, ofertado em Amargosa. E de acordo com a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, 50% das vagas são para estudantes de escolas públicas, dentre as quais há ainda a reserva para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (atualizado pela Lei Nº 13.409/2016).

Confira:

Edital PROGRAD Nº 044 UFRB/Sisu 2019.1

Cursos e Vagas Ofertadas 2019.1

Para mais informações sobre o Processo Seletivo da UFRB, acesse o site www.ufrb.edu.br/prosel.

Para mais informações sobre o Sisu, acesse o site sisu.mec.gov.br.

{gallery}noticias2018/sisu-20191{/gallery}



UFRB divulga processo seletivo com vagas para Professor Visitante Nacional e Estrangeiro

18 de Dezembro de 2018, 20:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga que estão abertas até o dia 15 de fevereiro as inscrições para a seleção de Professor Visitante Nacional e Estrangeiro de Ensino Superior. São ofertadas três vagas, sendo uma para o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, uma para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e uma para o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola.

O objetivo da seleção é viabilizar a participação de pesquisadores e profissionais de alto nível nas equipes docentes da UFRB, visando ao intercâmbio científico, tecnológico e à inovação, e contribuir com a proposição institucional de internacionalização da pesquisa e da pós-graduação. As áreas de atuação dos candidatos com as especialidades definidas estão listadas no edital.

Os critérios exigidos são: ser docente ou pesquisador de reconhecida competência com atuação em linha de pesquisa e conhecimento científico exigidos, ser portador do título de doutor no mínimo há dez anos, ter publicado pelo menos dez artigos científicos em período com corpo editorial no período de 2014 a 2019, ter experiência na formação de humanos, com orientação concluída de pelo menos seis estudantes de mestrado e/ou doutorado, na condição de orientador principal, e ter experiência relacionada com a criação e/ou implantação e/ou docência de programas de pós-graduação stricto sensu.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via postal, apenas remessas por Sedex, para o endereço: UFRB - PPGCI, Rua Rui Barbosa, n. 710, Centro, Cruz das Almas-BA, CEP: 44380-000. O envelope deve ser identificado com o nome do remetente e a identificação do Programa para o qual o candidato está submetendo a inscrição. A homologação será realizada por uma Comissão de Avaliação designada pela Reitoria e será divulgada até o dia 11 de março no site de Concursos da UFRB.

A seleção dos candidatos será com base na análise do currículo lattes e do plano de trabalho apresentado. A comissão terá até o dia 29 de março para emitir o resultado da seleção, podendo os interessados interpor recurso até dois dias úteis após a divulgação pelo e-mail [email protected]. Após a homologação do resultado final, o candidato terá o prazo de 15 dias úteis para firmar o contrato com a UFRB.

O candidato contratado não poderá exercer outra atividade remunerada, pública ou privada. O regime de trabalho exigido é de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva. O contrato terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 24 meses, em se tratando de Professor Visitante Nacional, e 48 meses, para Professor Visitante Estrangeiro, condicionado ao interesse institucional e disponibilidade orçamentária.

Confira:

Edital Interno Nº 02/2018 CCAAB – Professor Visitante

Edital Nº 02/2018 – Extrato D.O.U – Professor Visitante

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos.



UFRB abre 14 vagas em concurso público para Centro de Formação de Professores

18 de Dezembro de 2018, 13:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga que estão abertas até o dia 25 de janeiro as inscrições do concurso público para docente do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa. São ofertadas 14 vagas, sendo 10 para Professor Adjunto e 4 para Professor Assistente.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico disponível no site www.ufrb.edu.br/concursos. O valor da inscrição varia de R$ 150,00 a R$ 200,00, de acordo com o cargo pretendido. É garantido o mínimo de 5% das vagas disponíveis por cargo para pessoas com deficiência.

Os candidatos que estejam regularmente inscritos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), sejam membros de família de baixa renda ou sejam doadores de medulo óssea podem manifestar interesse sobre a isenção de pagamento, no ato da inscrição, até o dia 11 de janeiro. A homologação das inscrições será publicada até o dia 30 de janeiro.

O concurso público constará de duas etapas de prova. A etapa 1 inclui a prova escrita, eliminatória e classificatória, e a prova didática, eliminatória e classificatória. A etapa 2 é composta da defesa de memorial e da prova de títulos. O local de realização da prova escrita será divulgado até o dia 1º de março, no site de concursos da UFRB. Já o cronograma completo das demais etapas será divulgado durante a realização do concurso, no mesmo site.

O resultado final será divulgado na sessão pública de encerramento do concurso e publicado no site de Concursos da UFRB. O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, no prazo de 48 horas após a publicação do resultado. Os candidatos aprovados e classificados serão nomeados, considerando o número de vagas para cada área de conhecimento. O prazo de validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Confira:

Edital Interno Nº 15/2018 – Professor Efetivo – CFP

Extrato D.O.U – Edital Nº 15/2018 – CFP

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos.



Processo de autoavaliação institucional da UFRB é prorrogado até 28 de dezembro

18 de Dezembro de 2018, 13:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) prorrogou o prazo para participação no processo de Autoavaliação Institucional.

As comunidades acadêmica (servidores professores, técnicos administrativos e terceirizados; e alunos) e externa (sociedade civil) podem se manifestar avaliando a Universidade a partir do preenchimento de questionários que estão disponíveis até o dia 28 de dezembro. A participação é anônima.

Nesse ano, pela primeira vez, os professores e alunos responderão ao questionário diretamente pelo SIGAA (https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa). Os servidores técnicos administrativos, funcionários terceirizados e a comunidade externa acessarão pelo link: https://ufrb.edu.br/cpa/autoavaliacao-institucional.  

A Autoavaliação Institucional da UFRB é um programa permanente que está organizado em etapas complementares, com o objetivo de avaliar periodicamente questões administrativas, acadêmicas, de infraestrutura, entre outras.

A CPA realiza as etapas de avaliação e encaminha os Relatórios Parciais de Autoavaliação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e à comunidade acadêmica.

De acordo com a coordenação, esses relatórios, para além de cumprir com os ditames legais (Lei 10.861 de 14 de abril de 2004), têm contribuído para uma melhor compreensão da UFRB, subsidiando o planejamento estratégico institucional, contribuindo para a melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão, e para a busca pela qualidade do Ensino Superior.

CPA - A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRB foi instituída pela Portaria nº 005 de 02 de janeiro de 2009 para coordenar, planejar, implantar e desenvolver ações de autoavaliação institucional, conforme parâmetros estabelecidos em dez dimensões de avaliação previstas na Lei 10.861 de 14 de abril de 2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.



Vídeo da Andifes reforça importância das universidades públicas para o Brasil

13 de Dezembro de 2018, 14:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

As Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) lançam, nesta quinta-feira (13), simultaneamente, uma campanha de conscientização sobre o papel das universidades públicas no Brasil. O vídeo a seguir, produzido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), exemplifica algumas das iniciativas e funções das universidades federais, fundamentais para o desenvolvimento humano e científico da sociedade brasileira.

{youtube}WXxm4RfrrdU{/youtube}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres