Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

PROGRAD promove consulta pública para reformulação da resolução de estágios

26 de Fevereiro de 2016, 11:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de seu Núcleo de Gestão de Estágios, convida a comunidade acadêmica para participar do processo de consulta sobre a realização de estágio obrigatório e não obrigatório dos cursos de graduação.

Através desta consulta, a PROGRAD busca obter contribuições de professores, técnico-administrativos e estudantes. O objetivo é aprimorar a experiência do estágio nos processos de formação e profissionalização dos acadêmicos em cursos da UFRB, assegurando a institucionalização de uma prática de estágios que integra a política de ensino de graduação, já delineada na Resolução do Conselho Acadêmico (CONAC) Nº 38/2011.

O formulário online de consulta fica disponível até 02 de abril.

Cronograma:

Ações

Data

Disponibilização da consulta

26/02/2016 a 02/04/2016

Análise de viabilidade de implantação das sugestões recebidas pela PROGRAD sob a ótica legal, pedagógica e administrativa

11/04/2016 a 29/04/2016

Reunião de apresentação da minuta com a reformulação

04/05/2016

Envio da nova proposta ao CONAC

05/05/2016

Mais informnações: PROGRAD

 



Representante discente visita polos de apoio do curso de Matemática EaD

25 de Fevereiro de 2016, 18:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com o objetivo de estreitar as relações com os discentes e fortalecer as políticas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o representante dos estudantes do curso Licenciatura em matemática EaD Vanderley dos Santos realiza visitas aos polos de apoio presencial ligados aos cursos.  

"O ensino a distância é eficiente e pode ser de qualidade, basta que efetivamente haja a interação e integração. O nosso curso, em especial, é de qualidade, e o que eu, a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) juntamente com a Coordenação de Curso estamos fazendo é nos aproximar da realidade de cada polo e buscar uma integração para melhoria do ensino a distância na UFRB", afirma Santos que também é servidor da UFRB. Atualmente, são sete polos de apoio presencial localizados em Vitória da Conquista, Macaúbas, Itabuna, Sapeaçu, Teodoro Sampaio, Ipirá e Rio Real.

O planejamento estratégico para o fortalecimento do curso originou-se da interação entre a SEAD e o representante discente. “A oportunidade de um grupo e de um representante discente fazer essa itinerância junto aos setes polos e trazer essa representatividade para o colegiado de licenciatura em EaD é fundamental”, declara o superintendente da SEAD, Ariston Cardoso. Ele completa: “nós apoiamos a abraçamos com alegria essa vontade e iniciativa pela categoria discente. É uma forma dos estudantes também se mobilizarem, pois, para termos um curso forte, precisamos de representação docente e discente forte e uma organicidade muito bem definida na Universidade”.

Na última quarta-feira, 24, Santos e a coordenadora de polo de Teodoro Sampaio se reuniram com Secretaria de Educação de Teodoro Sampaio para analisarem o ensino de Matemática na educação básica do município. Na data, os estudantes do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Assis Valente também receberam a visita do representante discente que explicou o funcionamento do curso EaD na UFRB. Nas próximas semanas, a programação conta com idas às cidades de Itabuna (05/03), Rio Real (15/03), Macaúbas( 29/03) e Vitória da Conquista (02/04). 

Licenciatura em Matemática EAD - Vinculado ao CETEC, o curso é ofertado pela UFRB desde o início do semestre letivo 2014.2, nos 07 polos de apoio presenciais credenciados ao Sistema UAB, que recebem apoio administrativo e pedagógico da SEAD. O processo seletivo especial da 1ª turma ofertou 300 vagas. O acesso aos conteúdos dos componentes curriculares do curso é através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em cada componente, os alunos recebem também acompanhamento de tutores presenciais e a distância.

De acordo com o professor Eleazar Lozada, coordenador do curso, a metodologia possui dois módulos e indica atividades todos os dias da semana buscando incentivar uma rotina de estudos para os alunos. “Desenvolvemos material didático para que os estudantes estudem de forma independente e, através do ambiente virtual, consultem com os tutores a distancia para resolverem suas duvidas e as avaliações continuas”, explica.

Mais informações na página da SEAD/UFRB.

Confira fotos:

{gallery}noticias2016/visita-polos-ead{/gallery} 



Campus da UFRB em Cruz das Almas sedia Fórum Regional de Esporte Educacional

25 de Fevereiro de 2016, 18:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas sedia nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, o Fórum Regional de Esporte Educacional. O evento é uma promoção da Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, cujo objetivo é integrar os professores da rede municipal de ensino dos municípios do recôncavo baiano que fazem parte da REDE-BAHIA.

Participam do fórum 192 professores da rede municipal de ensino dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Maragojipe, Saubara, Santo Amaro, Teodoro Sampaio e Feira de Santana. Cada município está representado por 1 gestor, 5 professores que integraram a REDE-BAHIA nos anos de 2011 a 2015 e 10 professores novos para compor a REDE-BAHIA 2016.

De acordo com o coordenador de formação da REDE-BAHIA, professor Glauco Esteves, o objetivo do fórum é iniciar o Ciclo de Formação em Esporte Educacional voltado para os novos professores, que será complementado nos meses de março, maio, julho e agosto de 2016 com os encontros de formação específicos. Na abertura, foram apresentadas as instituições envolvidas no projeto e as ações do mesmo desde seu surgimento no ano de 2011.

O Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia (CRER-BA), instituição que coordena as ações de Esporte Educacional com apoio da UFRB, foi representado pela coordenadora pedagógica Ivana Pedrão. Segundo Ivana, com a atual rede de parceiros multiplicadores do esporte educacional, hoje já são mais de mil crianças e adolescentes atingidos, dos quais 720 têm aulas gratuitas nas modalidades esportivas: futebol, boxe, taekwondo, capoeira, futsal, basquete e voleibol. 

“Com o esporte educacional, as crianças aprendem brincando e sentem prazer em participar. Não há a cobrança do esporte de rendimento”, diz a professora Ketty Caldas, que atua nos municípios de Maragojipe e Cruz das Almas. Já são aproximadamente 24 anos aplicando essa metodologia e ela garante: “nas atividades do projeto, não fazemos diferença de idade, físico, religião. Todas as crianças querem participar”. Para ela, a capacitação veio somar ao trabalho realizado nas escolas.

A programação do fórum segue pela tarde. Os professores vão poder conferir uma palestra sobre Educação Socioambiental e Esporte Educacional, proferida pelos monitores Nailton Cerqueira (futebol) e Jullyane Caldas (taekwondo). E ao final, haverá apresentações de banners sobre as consequências didáticas das ações desenvolvidas nos municípios integrantes da REDE-BAHIA.

Sobre o programa

O programa Esporte & Cidadania, no seguimento Esporte Educacional, é uma ação ligada ao Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia (CRER-BA), com apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Associação Cultural GUETO, o Instituto Esporte & Educação (IEE) e a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, com patrocínio da Petrobras. O objetivo é disseminar a metodologia do Esporte Educacional.

{gallery}noticias2016/forum-esporte-educacional{/gallery}



UFRB participa de reunião do Governo sobre ações de combate ao Aedes aegypti

25 de Fevereiro de 2016, 14:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Foto: Manu Dias/GOVBAA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participou na última quarta-feira, dia 24 de fevereiro, no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da reunião do Governo do Estado com representantes de movimentos sociais e comunidades religiosas para tratar da mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti e a tríplice epidemia. O evento faz parte da campanha Agora é Todo Mundo Contra o Mosquito. 

A Universidade foi representada pela coordenadora de Cultura e Universidade da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), Valdiria Rocha. Participaram do evento o governador Rui Costa; os secretários de Saúde, Fábio Vilas Boas, e de Comunicação, André Curvelo; além das representações dos movimentos sociais e das religiões de matriz africana, espírita, católica e evangélica.  

Na ocasião, foi debatida a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O governo apresentou as ações do Estado para impedir a proliferação do mosquito, como a atuação da biofábrica Moscamed, em Juazeiro, que produz mosquitos modificados geneticamente e que, ao se reproduzirem, formam gerações estéreis.

Caça Mosquito

O governo também apresentou o aplicativo Caça Mosquito, desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesab) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). O aplicativo tem o objetivo de mapear zonas com focos do mosquito Aedes aegypti e possibilita fotografar e denunciar criadouros, em qualquer lugar e a qualquer hora. O mapeamento é feito por meio de geolocalização, utilizando o GPS do aparelho celular, e o usuário não precisa divulgar a sua identidade. O app está disponível em versões para Android e iOS.

Baixe o aplicativo na Google Play.

Baixe o aplicativo na iTunes.

Com informações do Governo do Estado da Bahia.

{gallery}noticias2016/governo-reuniao-aedes{/gallery}



UFRB cria Grupo de Trabalho para coordenar ações de combate ao Aedes aegypti

25 de Fevereiro de 2016, 14:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anunciou a criação de um Grupo de Trabalho, composto por servidores docentes e técnico-administrativos, para coordenar ações de sensibilização, mobilização, vistoria e limpeza em todos os campi da universidade, além de propor ações conjuntas de prevenção e combate ao Aedes aegypti com as Secretarias de Saúde e de Educação dos municípios em que a UFRB possui sede.

O GT foi criado pela Portaria Nº 146, de 18 de fevereiro de 2016, considerando o Decreto Presidencial Nº 8.662, de 1º de fevereiro de 2016, que versa sobre adoção de medidas contra o mosquito. A criação do GT também considerou a determinação do Ministério da Educação (MEC), a partir do lançamento do Pacto da Educação Brasileira, que propõe a congregação de esforços de mobilização nacional no universo que compõe a educação no País.

No caso da UFRB, a presidente do GT, a assessora da Reitoria Silvia Cristina Souza, informou que o reitor, entendendo a gravidade da situação e a condição multicampi da universidade, definiu a composição do GT no intuito de garantir o envolvimento direto da administração central e dos respectivos centros que a integram.

Os membros do GT se reuniram na última terça-feira, dia 23 de fevereiro, na Sala dos Conselhos, no campus de Cruz das Almas. O coordenador da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e membro do GT, Alessandro Correia, esclareceu que a principal estratégia para mobilização nacional se dará por meio das instituições educacionais do País, usando a metodologia do trabalho em rede, com células de cinco pessoas que, por meio de suas ações, provocam a formação de demais células.

Na ocasião da primeira reunião, o GT revisou as ações já realizadas pela UFRB na sede e em alguns Centros de Ensino nos dias de mobilização nacional, 13 e 19 de fevereiro. O grupo traçou como novo desafio ampliar a participação da universidade nas próximas mobilizações nacionais, com ações a serem realizadas em cada centro, nos dias 26 de fevereiro e 04 de março.

Ficou definida também a organização de um Grupo de Trabalho em cada Centro de Ensino da UFRB, inicialmente composto por cinco servidores, visando seu desdobramento em células dentro dos campi. Cada GT local coordenará ações de articulação entre a UFRB e o município sede, em especial junto às Secretarias e escolas do entrono.

O GT geral da UFRB voltará a se reunir na próxima terça-feira, dia 1º de março, na Sala dos Conselhos, no campus de Cruz das Almas.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/combateaedes 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog