Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

EDUFRB publica obra sobre Descolonização do conhecimento

25 de Fevereiro de 2019, 16:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) publicou mais um livro impresso. Trata-se  da segunda edição em versão impressa do livro "Descolonização do conhecimento no contexto afro-brasileiro", organizado pelos professores: Ana Rita Santiago, Juvenal Conceição de Carvalho, Ronaldo Crispim Sena Barros e Rosangela Souza da Silva. 

A obra apresenta ao leitor textos que abordam a produção do conhecimento e, concomitantemente, a sua descolonização no âmbito do contexto afro-brasileiro. Dispõe de uma coletânea de artigos, derivados de comunicações orais, nas modalidades de conferências, mesas-redondas, palestras, simpósios, homenagens e rodas de conversas das edições dos Fóruns Pró-Igualdade Racial e Inclusão e Internacional 20 de Novembro e do IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, realizados no campus Cruz das Almas, entre 2012 e 2014.

As obras da EDUFRB estão disponíveis para comercialização diretamente aos interessados, na sede da EDUFRB, localizada no prédio da Biblioteca do Campus Cruz das Almas. A obra também  esta disponível  para download gratuito na página da Editora: https://www1.ufrb.edu.br/editora/titulos-publicados.



UFRB abre inscrições do Programa de Dupla Diplomação para curso de Agronomia

25 de Fevereiro de 2019, 14:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições para seleção de estudantes do curso de Agronomia para mobilidade acadêmica internacional no âmbito do Programa de Dupla Diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. São ofertadas duas vagas, condicionadas à aceitação da instituição estrangeira.

As inscrições seguem abertas até o dia 29 de março, por meio do envio da documentação exigida no edital, digitalizada em arquivo único em formato pdf e na ordem indicada, para o e-mail [email protected]. Não serão cobradas taxas de inscrição.

Para concorrer é necessário ser discente regulamente matriculado no curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), cursando, no mínimo, o 7º ou 8º período no momento da inscrição, possuir coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 6,0, ter no máximo três reprovações acumuladas em atividades formativas nos dois períodos letivos anteriores à inscrição e não ter sido reprovado em atividade formativa pleiteada ou equivalente.

O processo seletivo será constituído por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. O resultado da primeira etapa relativa à homologação das inscrições e análise do histórico acadêmico será divulgado no dia 1º de abril. Na segunda etapa, serão realizadas entrevistas com a análise do currículo Lattes e avaliação do Barema, nos dias 04 e 05 de abril. O resultado final será conhecido no dia 08 de abril, no site da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI).

O prazo para envio da documentação exigida ao IPB (passaporte, histórico acadêmico e contrato de estudo), para fins de análise e emissão da carta de aceite, encera no dia 30 de abril. A não obtenção da documentação em tempo hábil poderá implicar na desclassificação do candidato e impossibilidade do intercâmbio.

Os custos com passagens aéreas de ida e volta, traslados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos e outras despesas decorrentes da mobilidade internacional serão de responsabilidade do estudante. A cooperação entre as duas instituições prevê a isenção de taxas acadêmicas, a moradia dos discentes aprovados nos dormitórios do IPB e alimentação no restaurante universitário nos dias úteis compreendidos no período da mobilidade.

A duração da mobilidade será de um ano, podendo ser prorrogada por até quatro meses. O semestre acadêmico para este Programa de Dupla Diplomação está previsto para o período de 16 de setembro de 2019 a 13 de fevereiro de 2020. No seu retorno, o discente deverá cursar no mínimo um semestre na UFRB.

Confira:

Edital 01/2019

Anexos do Edital

Contrato de Estudos do IPB - Anexo VII

Planilha de custos - Anexo VIII

Protocolo de Cooperação entre a UFRB e o IPB

Para mais informações: [email protected] ou (75)3621-5315



Doutoranda da UFRB detecta pela primeira vez vírus em abelhas nativas do Brasil

25 de Fevereiro de 2019, 12:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Abelha Jandaíra (Melipona Subnitida). Crédito: Fábia Pereira/Embrapa Meio NorteAbelha Jandaíra (Melipona Subnitida). Crédito: Fábia Pereira/Embrapa Meio Norte.

O Vírus das Asas Deformadas, responsável pelo massivo declínio de colônias de abelhas nos Estados Unidos e países europeus nas últimas décadas, foi detectado pela primeira vez em abelhas sem ferrão no Brasil, segundo um novo estudo publicado em janeiro deste ano na revista científica Journal of General Virology e premiado no Reino Unido. A descoberta é de autoria da doutoranda em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Flaviane Souza, em parceria com a Universidade de Salford.

A pesquisa envolveu a espécie de abelha nativa sem ferrão Melipona subnitida, popularmente conhecida como Jandaíra, e os resultados revelaram que 100% das colônias avaliadas possuíam o vírus deformador das asas das abelhas (DWV, devido à sigla em inglês). O estudo foi conduzido durante o período de maio de 2017 a dezembro de 2018 nos estados do Nordeste, a área de ocorrência natural da M. subnitida, e na ilha de Fernando de Noronha, onde estas abelhas foram introduzidas há 30 anos pela ação do homem e sobrevivem isoladas desde então.

“Este estudo fornece o primeiro relato para ocorrência do DWV em abelhas nativas brasileiras. Outros estudos já foram conduzidos aqui no Brasil e na Argentina com abelhas sem ferrão, sem, contudo, detectarem a presença viral. Agora podemos dizer que esse vírus é mundial”, diz Flaviane, que também atua na UFRB como Técnica de Laboratório na área de Biologia e é a principal autora do estudo. 

A pesquisa foi realizada entre maio de 2017 e dezembro de 2018A pesquisa detectou os tipos virais A e C, este último ainda raro e considerado mortal para a espécie. 

O vírus DWV teve seus primeiros registros na Ásia em meados dos anos de 1970 e de lá se espalhou pela Europa e América do Norte no inverno de 2006-2007, num fenômeno que ficou conhecido como CCD (Colony Collapse Disorder) ou Síndrome do Colapso de Desordem da Colônia. O declínio das abelhas iniciou-se com a associação do DWV com o ácaro Varroa destructor, um gênero que se alimenta das larvas de abelhas, e, de acordo com os especialistas, transformou-se numa pandemia mundial por meio do comércio e transporte de abelhas para a polinização de culturas.

“Apesar dos números alarmantes, não tínhamos registros desse vírus ou suas formas de danos no Brasil. Em geral, as colônias brasileiras sofrem perdas devido à falta de manejo, desmatamento, avanço da agricultura, uso de pesticida, dentre outros”, explica Flaviane. O objetivo de sua pesquisa foi, então, descobrir se havia a ocorrência do DWV nas abelhas nativas no país, quais as variantes (tipos A, B e C) e sua carga viral. Segundo a bióloga, foram escolhidas abelhas típicas do Nordeste, a fim de contribuir com o fortalecimento das espécies regionais.

Ela usou a técnica da transcriptase reversa com PCR em tempo real, que acessa o material genético do vírus que está dentro da abelha e amplia sua quantidade para a realização dos testes. Como resultados foram encontrados os tipos virais A e C, estando a variante B ausente. Para a área amostral do continente, a variante tipo A foi a dominante, sendo ultrapassada pelo tipo C apenas em alguns lugares. Para a ilha, o tipo A foi sempre dominante, prevalecendo superior a 90%. “A dominância do tipo A reflete a mesma situação encontrada nos EUA, embora lá o tipo B pareça estar substituindo lentamente as demais”, afirma Flaviane. “Já o tipo C foi recentemente descoberto, então pouco se conhece ainda sobre esta variante”, explica.

Gráfico Detecção do vírus das Asas Deformadas (DWV) em abelhas brasileiras sem ferrãoGráfico: Detecção do Vírus das Asas Deformadas (DWV) em abelhas brasileiras sem ferrão.

O professor Stephen J. Martin, da Universidade de Salford, um dos colaboradores da pesquisa e uma das referências mundiais em insetos sociais, como abelhas, cupins e formigas, relata que, até o momento, mais de 60 espécies de insetos e cinco espécies de aranhas e ácaros foram infectadas com o vírus DWV associado à abelha. “A pesquisa de Flaviane detectou que existem abelhas no Brasil infectadas com a rara cepa C do vírus, que acredita-se ser mortal para esta espécie. Então, agora, é importante determinar se o DWV está causando impacto na flora e fauna local, reduzindo o número de polinizadores”, diz.

Os primeiros resultados do estudo foram descritos no artigo Occurrence of deformed wing virus variants in the stingless bee Melipona subnitida and honey bee Apis mellifera populations in Brazil, publicado na edição de janeiro do Journal of General Virology, da Microbiology Society. A pesquisa com o título Detection of Deformed Wing Virus (DWV) in Brazilian stingless bees também foi premiada em primeiro lugar na categoria 3 Minutes Thesis Competition durante a X Conferência da Associação Brasileira de Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido (Abep-UK), evento realizado na Embaixada do Brasil em Londres.

Flaviane durante apresentação na X ABEP-UK, em LondresFlaviane Souza durante apresentação na X ABEP-UK, na Embaixada do Brasil em Londres. 

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação da UFRB e orientador do estudo, professor Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, comemora estes resultados que contribuem no diagnóstico do atual estado da saúde das abelhas sociais no Brasil, notadamente as patologias associadas aos meliponíneos. Além disso, Carvalho acredita que o estudo coloca a Universidade em posição de destaque na linha de pesquisa em saúde das abelhas, na qual outros trabalhos estão sendo realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Insecta do Centro de Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais (CCAAB) da UFRB, tanto no Programa de Ciências Agrárias quanto no Programa de Ciência Animal.

 “A parceria com o professor Stephen J. Martin, viabilizada por meio do programa de Professor Visitante Especial (PVE) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), possibilitou a criação desta linha de pesquisa que já beneficiou a formação de diversos estudantes de graduação e pós-graduação, além de estágios pós-doutorais para pesquisadores e de estágio sanduíche para doutorandos da UFRB na Universidade de Salford. Trata-se de um projeto exitoso que possibilitou a internacionalização dos docentes e discentes da UFRB envolvidos, como é o caso da Flaviane”, afirma.

O trabalho com o vírus DWV também contou com a orientação da professora da UFRB, Maria Angélica Costa, especialista em melhoramento genético e biotecnologia, e teve ainda o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do CNPq, pelos respectivos programas de bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior. A defesa da tese de Flaviane está prevista para julho deste ano no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB.



UFRB abre vagas para concluintes de Bacharelado e Licenciatura em seis cursos

22 de Fevereiro de 2019, 12:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga processo seletivo especial para acesso aos cursos de Bacharelado pelos concluintes dos cursos de Licenciatura de Mesma Nomenclatura e para os cursos de Licenciatura pelos concluintes dos cursos de Bacharelado de Mesma Nomenclatura, com ingresso no semestre letivo 2019.1, com vistas a uma segunda diplomação.

São oferecidas cinquenta vagas distribuídas nos cursos de Artes Visuais (Licenciatura); Biologia (Bacharelado); Biologia (Licenciatura); Ciências Sociais (Licenciatura); Física (Bacharelado) e Matemática (Bacharelado).

As vagas ofertadas neste processo seletivo são ociosas, com exceção do curso de Ciências Sociais (Licenciatura).

Somente poderão concorrer às vagas por uma nova modalidade formativa, o candidato que tenha concluído o curso de Licenciatura ou Bacharelado da mesma nomenclatura na UFRB nos semestres: 2017.1; 2017.2; 2018.1; e 2018.2.

A inscrição será gratuita e via internet. As inscrições dos interessados serão realizadas no período de 07 a 10 de março.

A homologação das inscrições será realizada pelos coordenadores dos cursos de graduação escolhidos pelos candidatos, que analisarão se o candidato preenche os requisitos estabelecidos no edital nº 03/2019, de 27 de fevereiro de 2019.

O resultado da homologação das inscrições será divulgado no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: https://www.ufrb.edu.br/portal/prosel, no dia 13 de março.

Seleção e resultados

No curso em que o número de candidatos for maior que o número de vagas oferecidas, será realizada a classificação em ordem decrescente do escore global do curso, registrado no Histórico Acadêmico importado do sistema SIGAA na data correspondente à homologação, sendo considerada informação atualizada oficial e completa, independente de correções posteriores de notas dos componentes curriculares.

Essa classificação será feita pelos coordenadores dos cursos.

O resultado final do processo seletivo e a convocação dos candidatos aprovados serão divulgados no próximo dia 21 de março, através do site www.ufrb.edu.br/prosel.

Matrícula

A matrícula compreenderá duas etapas: pré-matrícula e a confirmação da matrícula, em datas e locais diferentes.  

A pré-matrícula consiste no registro do candidato convocado mediante a apresentação e entrega de documentos junto à Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) na sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Campus Cruz das Almas, das 08h30min às 11h30min e 13h30min às 16h30min, no dia 23 de março.

A segunda etapa, a confirmação da matrícula, acontece no Colegiado ou Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o estudante realizará o curso, com a retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre. O candidato deve estar atento ao horário de funcionamento do setor.

É de responsabilidade do/a candidato, acompanhar, por meio do endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: https://www.ufrb.edu.br/portal/prosel eventuais alterações referentes a este processo seletivo.

Confira o Edital nº 003/2019.

Mais informações no site https://ufrb.edu.br/portal/prosel

Quaisquer dúvidas e outras informações podem ser obtidas no Núcleo de Gestão de Processos Seletivos da Coordenadoria de Políticas e Planejamento da Graduação, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, no e-mail: [email protected]



UFRB seleciona preceptores para Programa de Bolsa de Residência Pedagógica

21 de Fevereiro de 2019, 19:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, por meio do Centro de Formação de Professores (CFP)  abre processo seletivo para o Programa de Bolsa de Residência Pedagógica – Preceptores, para atuarem nos subprojetos do curso de Licenciatura em Matemática.

A seleção visa selecionar 01(um) preceptor atuar no subprojeto visando estimular a articulação entre teoria e prática no curso. A bolsa é no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais, concedida pela CAPES diretamente aos beneficiários.

As inscrições

A inscrição para o processo seletivo com entrega de documentos acontece até o dia 23 de fevereiro. O resultado final do processo seletivo será conhecido no dia 28 de fevereiro.

A inscrição para preceptores para atuar no subprojeto do curso de Licenciatura em Matemática deverá ser feita, exclusivamente, por meio do preenchimento dos formulários presentes nos endereços eletrônicos a seguir:  https://goo.gl/forms/O53WDs2TGdLbyF0c2

Leia o edital de preceptor.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog