Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB assina cooperação com TV Cultura para participar do projeto Campus em Ação

28 de Fevereiro de 2018, 16:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Assessoria de Comunicação (ASCOM), celebrou acordo de cooperação técnico-científica e cultural com a Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, mantenedora da TV Cultura, para a implementação do Projeto Campus em Ação.

A Universidade irá colaborar com conteúdos próprios ou produzidos por seus alunos, em suporte audiovisual e de caráter educacional, cultural, informacional e social, que serão inseridos no programa Campus em Ação, exibido pela emissora aos sábados, às 11h, com reprises quintas-feiras, à meia noite. Os interessados em exibir suas produções deverão submetê-las para a ASCOM da UFRB, quer irá acompanhar o desenvolvimento do projeto e intermediar a comunicação com a TV Cultura.

O Projeto Campus em Ação é uma proposta da TV Cultura que cria um espaço na mídia televisiva para divulgar e exibir a produção acadêmica das universidades brasileiras. Dentre os objetivos estão resgatar, preservar e divulgar a diversidade da produção intelectual interna das universidades brasileiras. Além disso, a proposta incentiva o trabalho de pesquisa científica e com isso valoriza novos talentos.

Cada programa terá 24 minutos de duração, divididos em abertura, primeiro e segundo blocos, intervalo e encerramento. A vinheta e a apresentação do trabalho, além do encerramento com uma nova chamada do programa, são de responsabilidade da TV Cultura. A emissora deve receber o material da UFRB para ser exibido com 30 dias de antecedência. Os arquivos devem ser entregues na ASCOM em Hard Disk externo (HD externo com porta FireWire 800).

As especificações para gravação são: Vídeo - DVCPRO 100 (.MXF ou .MOV); Tela: 1920x1080; Frequência: 29,97hz – com pulldown aplicado no conjunto da obra. Manter a safe área de 4x3 para o segmento SD. Áudio - 2.0 – L – R; PCM 48.000 hz; Resolução: 16 Bits e 5.1 - CH 1 L / - CH2 C / - CH3 R / - CH 4 LI / - CH 5 RI / - CH 6 – SUB.

Os autores concederão licenças de direitos de inserção da produção acadêmica no programa, sem exclusividade, por tempo indeterminado, a título gratuito e sem encargos. A TV Cultura poderá transmitir o material em outros canais ou em rede interna de divulgação de audiovisual.

Confira o extrato publicado no D.O.U do Acordo de Cooperação.

Mais informações: http://tvcultura.com.br/programas/campusemacao/



Unidade da UFRB inova com instalações em tecnologias limpas para agricultura

28 de Fevereiro de 2018, 16:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

 As novas instalações do Complexo Laboratorial Multiusuário de Tecnologias Limpas para a Agricultura, resultado de um projeto desenvolvido por docentes do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já estão em pleno uso pela comunidade acadêmica.  O projeto foi aprovado em Edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP – 2010) e contou com a contrapartida financeira da UFRB. A unidade foi entregue em dezembro do ano passado.

As atividades do Núcleo de Engenharia e Água e Solo (NEAS) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) já estão sendo desenvolvidas no complexo. Segundo o professor Vital Paz, coordenador do projeto, o caráter multiusuário está sendo configurado com a participação de docentes e pesquisadores do CCAAB e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) que integram as pesquisas do PPGEA, além de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura. “Esperamos viabilizar um maior número de usuários, ampliando significativamente a abertura que já se proporcionava nas antigas instalações”, explica.

Ainda segundo o docente, outro importante destaque é a integração das atividades didáticas, pedagógicas e pesquisas de graduação e pós-Graduação no mesmo espaço de estudos. “O compromisso dos docentes e pesquisadores é assegurar o objetivo de maior exigência pedagógica para a melhoria do ensino e da pesquisa, mediante a disponibilidade e utilização de melhores condições de infraestrutura de apoio para a aprendizagem da comunidade discente do CCAAB”, finaliza.

A infraestrutura de laboratórios que compõe o Complexo Laboratorial Multiusuário de Tecnologias Limpas para a Agricultura, tem uma área total construída de 1700 m2 e dispõe dos seguintes espaços: Laboratório de Drenagem Agrícola e Salinidade do Solo; Laboratório de Engenharia e Manejo de Sistemas Irrigados; Laboratório de Tecnologias Hidropônicas; Laboratório de Instrumentação e Tecnologia Embarcada; Laboratório de Geoinformações e Agrometeorologia.

Na estrutura laboratorial estão abrigados espaços para atividades pedagógicas (salas de aula), conferências, capacitação/treinamento e exposição de equipamentos e materiais para sistemas hidráulicos de irrigação e drenagem. Outros espaços integrados: sala de reunião, gabinetes para professores e visitantes, secretaria e espaço para discentes, estagiários e colaboradores.

 NEAS -  O Núcleo de Engenharia de Água e Solo (NEAS) tem o objetivo de agregar os conhecimentos e os estudos do sistema solo-água-planta-atmosfera, considerando as complexas interações envolvendo os recursos naturais. Para melhor compreensão e intervenção neste sistema, são indispensáveis as ferramentas oferecidas pela engenharia e que podem ser empregadas na elaboração, avaliação, estudos de viabilidade, monitoramento, planejamento e conservação de sistemas produtivos sustentáveis em áreas agrícolas e ecossistemas naturais.

 

{gallery}noticias2018/complexo{/gallery}



Campanha Águas de Março marca mês de conscientização sobre uso da água na UFRB

28 de Fevereiro de 2018, 14:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Para marcar as comemorações do Dia Mundial da Água, 22 de março, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança a campanha Águas de Março e reserva todo o mês para ações de conscientização sobre o uso correto da água. O público-alvo da campanha é a comunidade acadêmica, principal usuária dos recursos hídricos dos campi da UFRB. 

Os eventos começam no dia 1º de março, com o Vai De Bike, uma iniciativa para estimular as pessoas a utilizar bicicletas, como um meio de transporte que não agride o meio ambiente. “Para desfrutar de água limpa é preciso preservar nossas fontes naturais. Neste evento, todos são convidados a deixar seus carros e motos em casa e utilizarem meios alternativos para irem trabalhar ou ir para aula, comprovando que há possibilidades de reduzir a emissão de gases que causem o efeito estufa”, explica Leandro Barreto, do Núcleo de Logística Sustentável.

O projeto Vai De Bike está em sua segunda edição na UFRB e é inspirado na iniciativa mundial, que começou nos Estados Unidos com o nome Bike To Work Day , em 1956, pela organização League of American Bicyclists. Em 2013, foi o primeiro ano de ação em âmbito nacional com a campanha De Bike ao Trabalho.

A programação segue durante todo o mês com ações de mobilização que irão envolver campanhas publicitárias, distribuição de brindes e encontros do GT Águas da UFRB. No dia 08 de março, a Assessoria de Comunicação irá promover uma ação nos setores e centros de ensino do campus de Cruz das Almas, em que docentes, discentes e técnicos serão convidados a passar a sua mensagem em fotos e vídeos sobre o uso consciente da água.

Para compartilhar a sua mensagem durante a campanha, use em suas postagens nas redes sociais a #aguasufrb. A campanha é organizada pelo Núcleo de Gestão de Logística Sustentável, Assessoria de Comunicação, Núcleo de Meio Ambiente e GT Águas da UFRB.

Dia D - Outro destaque na programação é a palestra “Águas na UFRB” a ser realizada no dia 22 de março, às 8h, no Anfiteatro da UFRB. O tema será debatido pelas professoras Gabriela Botelho, Anaxsandra Duarte e Rosa Alencar, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). Na ocasião, estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental também apresentarão suas pesquisas relacionadas à temática.



UFRB divulga seleção especial para candidatos indígenas ou moradores dos quilombos

28 de Fevereiro de 2018, 11:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), anuncia o processo seletivo especial para candidatos indígenas aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos quilombos. São ofertadas 22 vagas em 18 cursos de graduação para ingresso no semestre letivo 2018.1.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 12 a 18 de março, exclusivamente pela internet, através do site http://inscricao.ufrb.edu.br/login_discente.aspx. Podem concorrer candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública de ensino e que tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2017.

Ao realizar a inscrição, cada candidato poderá optar por duas opções de curso, sendo classificado pelos critérios de primeira opção e nota. O processo seletivo será constituído de etapa única em que serão utilizadas as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do Enem. Será eliminado o candidato que tenha obtido nota zero em qualquer prova.

O resultado será divulgado no dia 27 de março, no site dos Processos Seletivos da UFRB. Caso haja vagas não ocupadas após a realização da matrícula dos candidatos aprovados, poderá ser realizada uma segunda chamada no dia 13 de abril, obedecendo a ordem de classificação.

A matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada será realiza nos dias 10 e 11 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus Cruz das Almas. Havendo segunda chamada, a matrícula será realizada no dia 19 de abril, nos mesmos horários e local.

Para realizar a matrícula, o candidato convocado ou procurador deverá apresentar, além dos documentos que são comuns a todos candidatos,  a documentação correspondente à condição de indígena aldeado ou morador das comunidades remanescentes de quilombos. A relação dos documentos exigidos está disponível no edital.

Confira o Edital PROGRAD Nº 08/2018.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



UFRB tem pesquisadores contemplados com Bolsas Produtividade do CNPq

28 de Fevereiro de 2018, 10:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) divulgou nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, o resultado final das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estão entre os contemplados.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e um dos contemplados com bolsa PQ, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, “o resultado divulgado representa um importante reconhecimento profissional e institucional aos docentes da UFRB, implicados com o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão no nosso país, mas ainda é necessário um esforço maior de toda a comunidade acadêmica”.

Além dele, os pesquisadores Ana Cristina Fermino Soares e Sebastião de Oliveira e Silva, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Ângela Lucia Silva Figueiredo, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), e Jean Paulo dos Santos Carvalho, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), tiveram suas propostas recomendadas na Chamada CNPq N º 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ.

Já os pesquisadores Edgilson Tavares de Araújo, do CAHL, e Ferlando Lima Santos, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), tiveram suas propostas recomendadas na Chamada CNPq N º 09/2017 - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT.

“Fico feliz em ter condições de iniciar uma pesquisa-ação para propor políticas de cuidados e tecnologias de formação de cuidadores para pessoas com deficiência, público ao que venho dedicando meus estudos e militância há muitos anos”, disse o professor Edgilson Tavares, contemplado pela primeira vez, na área de Tecnologias Sociais e Educacionais. “Esse resultado demonstra que as Humanidades e as Ciências Sociais Aplicadas no CAHL têm muito a contribuir na produção científica e tecnológica inovadora”, afirmou.

No total, foram aprovadas 4.458 propostas para a Chamada PQ e 216 propostas para a Chamada DT. Todos os pesquisadores contemplados terão as bolsas implementadas com efeito a partir de 1º de março de 2018.

Produtividade em Pesquisa

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Confira o resultado das Bolsas de Produtividade em Pesquisa.

Desenvolvimento Tecnológico

As Bolsas DT têm como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação. Entre os critérios estão: ser titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa inovador.

Confira o resultado das Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Com informações do CNPQ.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres