Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB seleciona coordenador para especialização EaD em Inclusão e Diversidade

27 de Fevereiro de 2020, 13:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), torna público o processo seletivo interno com vistas à contratação de coordenador de curso para a Pós-Graduação lato sensu em Inclusão e Diversidade na Educação, na modalidade de Educação a Distância (EaD). As inscrições estarão abertas no período de 28 de fevereiro a 05 de março, por meio de formulário online. Não será cobrada taxa de inscrição.

Os candidatos devem ser professores efetivos e em exercício na UFRB, ter nacionalidade brasileira, possuir titulação mínima de pós-graduação stricto sensu na área do curso ou áreas afins, não estar vinculados a outros programas de fomento em que haja sobreposição de bolsas, ter disponibilidade de 10 horas semanais para desenvolver as atividades a distância, ter experiência mínima de 3 anos como docente do magistério superior, ter experiência mínima de 2 anos como professor, tutor ou coordenador de curso no âmbito da graduação ou pós-graduação.

A seleção dos candidatos com inscrições homologadas será realizada pela comissão instituída, conforme os critérios dispostos no barema disponível no edital. A classificação será por ordem decrescente das notas finais. Em caso de empate, terá prioridade o candidato com maior tempo de experiência no âmbito da EaD, maior tempo de docência e maior idade. O resultado será publicado no dia 11 de março, a partir das 15h, no site da SEAD.

O candidato selecionado atuará, em caráter temporário, na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O início das atividades está previsto para o dia 18 de março.

Dúvidas sobre a seleção deverão ser obtidas com a comissão de seleção, exclusivamente pelo e-mail [email protected], indicando no assunto da mensagem “Processo seletivo interno para Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Inclusão e Diversidade Na Educação”.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ead.



Projeto de extensão da UFRB estreia dia 29 programa na Rádio Santa Cruz FM

27 de Fevereiro de 2020, 12:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Educa Rap, projeto de extensão criado por discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com o intuito de valorizar a cultura Hip-Hop existente neste território, foi contemplado com um programa na rádio comunitária Santa Cruz FM 87,9. O programa irá ao ar todos os sábados, a partir das 19h, com estreia marcada para o dia 29 de fevereiro.

Os âncoras serão os discentes Roger Vance (MC ErriVance) e Renato dos Reis, responsáveis pela seleção musical e por apresentar as novidades da cena local do hip-hop. Os estudantes são os mentores do projeto que tem objetivos educacionais e fomentadores da cultura. Eles utilizam a cultura e arte deste estilo musical, promovendo a interação da juventude negra/periférica/secundarista com o ambiente universitário.

“A postura política do movimento hip-hop se apresenta como instrumento fundamental na construção da educação, arte e lazer do indivíduo, propondo soluções e novas alternativas pela promoção da cultura do hip-hop”, diz MC ErriVance. A falta de projetos educadores e culturais que diminuam as consequências desse agravamento com a comunidade discente foi percebida pelos estudantes como algo negativo e uma oportunidade para intervenção.    

Trazendo o hip-hop para dentro da UFRB, o Educa Rap promove desde o início de 2019, através de batalhas de rimas temáticas, pocket shows e intervenções poéticas, a criação de espaços para apresentações, visibilizando os artistas já existentes na região, promovendo integração “comunidade-universidade”, aproximando e inserindo os jovens da periferia nos ambientes acadêmicos e realizando um intercâmbio cultural.    

O projeto surge com intuito de fomentar o entretenimento na vida dos universitários da UFRB, jovens secundaristas das escolas de ensino público e da juventude negra, promovendo momentos de entretenimento estudantil, familiar e de promoção cultural para moradores locais e da região que poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável.

Acompanhe as ações do projeto na Rádio Santa Cruz FM, a partir deste sábado (29).

A rádio também pode ser acessada online.



Referência no Brasil, pesquisa do Kefir da UFRB conquista 1ª carta patente da instituição

20 de Fevereiro de 2020, 20:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Uma barra de cereal com gérmen de soja e cobertura de alfarroba rendeu à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) a titularidade de sua primeira Carta Patente. A Universidade recebeu o registro oficial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no último dia 11 de fevereiro.

A tecnologia foi desenvolvida pelos pesquisadores Ferlando Santos e Edílson Pires e pelos discentes Fernanda Mota, Iago Rios, Luma Fernanda Alves, e Vanderleia Bomfim, que possuem vínculo com o Cento de Ciências da Saúde (CCS).

O produto é parte das pesquisas desenolvidas há oito anos pelo grupo chamado de Kefir do Recôncavo, que visa investigar os efeitos da bebida fermentada Kefir e novas formas de prepará-la. O grupo, vinculado ao Laboratório de Probióticos da UFRB (LAPRO), já deu entrada no registro de 13 patentes que têm como base o Kefir. O egresso do curso de Nutrição e um dos autores da patente, Iago Rios, falou sobre a satisfação com o registro: “É muito gratificante receber essa notícia. Sempre tivemos como foco no grupo o desenvolvimento de produtos pioneiros  que se mostrassem uma alternativa viável de consumo alimentício de alto valor nutricional para a população”, revela.

Grãos de Kefir.Grãos de Kefir.

Segundo o professor Ferlando Santos, coordenador da equipe e membro da Academia de Ciências da Bahia (ACB), os projetos têm como missão popularizar o produto na região. "O leite de Kefir é rico em probióticos, carregadores de bactérias láticas benéficas que favorecem o equilíbrio da flora intestinal. No Brasil, os produtos mais populares, veiculadores dessas bactérias, são os leites fermentados. A produção da bebida Kefir de leite ocorre diretamente pela adição dos seus grãos em leite pasteurizado ou esterilizado. Assim, este alimento nutritivo e terapêutico pode ser preparado em casa, permitindo incluir este produto funcional na alimentação diária da população brasileira, sobretudo nas famílias de baixa renda”, explica.

De acordo com o coordenador de Criação e Inovação da UFRB (CINOVA), Edilson Pires, até fevereiro de 2020, a UFRB já possuía no INPI 44 pedidos de patentes ativos. “A maioria dessas patentes foi requerida a partir de 2013, mas, como o Brasil exige um tempo significativo para analisar um pedido de patente (em torno de dez anos), somente agora as análises dos pedidos passaram a ser publicadas com o parecer final dos examinadores”. Edilson destaca o valor desta primeira patente para a instituição: “Pode-se dizer que o produto em questão é único no mundo, pois atendeu a todos os requisitos de patenteabilidade (novidade, atividade inventiva e aplicabilidade industrial), passando por um rigoroso processo de análise. O mais importante dessa patente é a confirmação de que a UFRB tem potencial para desenvolver produtos e processos inovadores e que pode ser apropriado pelos direitos de propriedade intelectual, para estimular a transferência de tecnologia para a sociedade”, disse.

{youtube}fmwJ95j-YSg{/youtube}

Extensão – Sob a liderança do professor Ferlando, um grupo de alunos desenvolve um projeto de extensão em bairros do município de Santo Antônio de Jesus em que ensina técnicas de preparo de alimentos de Kefir à população a partir de matérias-primas da região, como cacau, milho, maracujá, melão e outros. O programa de "Popularização do leite fermentado Kefir nas famílias de baixa renda do município de Santo Antônio de Jesus" pretende atender 12 mil pessoas.

“Do ponto de vista das políticas públicas, esse projeto promoveu a melhoria das condições de saúde das famílias, sobretudo naquelas atendidas pelo Programa Bolsa Família. As pesquisas começaram em 2012, e o nosso objetivo é estabelecer uma rede de distribuição dos grãos de Kefir. Elegemos uma comunidade e fizemos um trabalho de popularização. Preparamos uma cartilha e distribuímos os grãos. A ideia é que quanto mais o projeto cresça, as pessoas possam doar para as outras”, conta. De acordo com o pesquisador, os grãos de Kefir multiplicam-se a partir do seu cultivo em bebidas, sendo água ou leite.  

Premiação –  A pesquisa "Desenvolvimento de Strogonoff de frango a base de Kefir" foi premiada em 1º lugar no Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos, realizado em Fortaleza-CE, em 2013.

Conheça mais sobre o Kefir na obra publicada pela Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB): “Kefir: propriedades funcionais e gastronômicas”, organizada pelo professor Ferlando Lima do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e produzido em cooperação com pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Saiba mais sobre o grupo de pesquisa: ufrb.edu.br/kefirdoreconcavo.

Confira os pedidos de patentes registrados pelo grupo:

Tempero pronto de ervas com adição de probiótico

Formulação funcional

Biscoito tipo cookie à base de farinha de feijão branco (Phaseolusvulgaris l.) com Kefir

Shake de Kefir enriquecido com ferro

Cooler de Kefiraride

Biscoito funcional

Barra de cereal com gérmen de soja e cobertura de alfarroba (Ceratonia siliqua l.)

Biscoito simbiótico

Barra de cereal sem lactose com licopeno e amaranto

Bombom funcional

Bebida gaseificada funcional

Bala funcional

Aperitivo de Kefir e especiarias

Bebida láctea fermentada simbiótica a base de soja e Kefir e produto obtido



CETENS abre inscrições para Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária

20 de Fevereiro de 2020, 10:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições referente ao processo seletivo do Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária para o semestre 2020.1. As inscrições seguem até o dia 28 de fevereiro, às 14h, e deve ser realizadas por meio de formulário disponível online.

Podem se inscrever discentes regularmente matriculados em cursos de graduação, que comprovem, no ato da inscrição, aprovação igual ou superior a 6.0 nos componentes curriculares pleiteados. Ao todo, são ofertadas 07 bolsas na modalidade remunerada e 25 vagas de monitoria voluntária. O valor mensal da bolsa é de R$ 400,00. A carga horária da monitoria remunerada é de 12 horas semanais e a do monitor voluntário é de 8 horas semanais.

O processo seletivo constará de entrevista e prova de conhecimentos básicos (escrita e/ou didática) sobre o componente curricular escolhido. A realização das provas será no dia 04 de março, das 10h às 12h, na sala 02 do Pavilhão I, e as entrevistas serão no mesmo dia, das 14h às 17h, na sala 10 do Pavilhão II. Os discentes que comprovarem participação anterior no programa, na modalidade voluntária, receberão pontuação extra de 0,25 a ser adicionada à média obtida nas provas. O resultado final será divulgado dia 06 de março nos murais e no site do CETENS

As vagas oferecidas são para os seguintes componentes curriculares: Programação de Computadores I; Cálculo Diferencial e Integral I; Fundamentos de Química I; Fundamentos da Matemática; Físico-Química Aplicada a Tecnologia de Alimentos; Matemática na Educação Básica I; Física de Sistemas Mecânicos; Cálculo B; Educação, Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos; Fundamentos de Química; Estágio Curricular Obrigatório II; Questões Agrárias Brasileiras; Questões Agrárias Brasileiras; TCC I; Cálculo Aplicado a Tecnologia de Alimentos; Matemática Financeira; Cálculo Diferencial e Integral II; Cálculo Diferencial e Integral III; Programação de Computadores I; Programação de Computadores I; Programação de Computadores I; Libras; Circuitos Elétricos I; Fenômenos Eletromagnéticos; Cálculo Numérico; Programação de Computadores II e Laboratório de Língua Inglesa.

Confira:

Edital Interno CETENS Nº 01/2020 – Programa de Monitoria.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cetens.



Mestrado em Comunicação da UFRB abre seleção para aluno especial

18 de Fevereiro de 2020, 14:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processo seletivo para Aluno Especial do curso de Mestrado em Comunicação, ministrado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, no semestre 2020.1.

Serão disponibilizadas cinco vagas por disciplina. As disciplinas ofertadas são Teorias da Sensibilidade e da Comunicação; e Comunicação, Memória e História, ambas com carga horária de 68h e 4 créditos, correspondentes.

Os documentos para a inscrição como alunos especiais deverão ser enviados até o dia 20 de fevereiro, em link próprio do PPGCOM: https://www.ufrb.edu.br/ppgcom

A relação dos documentos necessários a inscrição está disponível no Edital nº 01/2020.

O valor da inscrição é de R$ 55,00.

Poderão se inscrever candidatos que tenham concluído Curso de Graduação prioritariamente na área de Comunicação. A aceitação de candidatos de outras áreas depende da articulação entre o interesse de estudo e a disciplina.

Das vagas por disciplina, 10% (dez por cento) poderão ser ocupadas por Servidores Técnico-Administrativos do Quadro Efetivo da UFRB; uma vaga para candidatos auto declarados Negros e uma vaga para Pessoas com Deficiência, Indígenas, Quilombolas e Pessoas Trans.

As disciplinas ofertadas correspondem às duas linhas de pesquisa do PPGCOM: Comunicação e Memória; e Mídia e Sensibilidades. O objetivo das disciplinas isoladas é o de fornecer aos interessados a possibilidade de aprofundar e aprimorar conhecimentos específicos com vista ao ingresso no Programa como aluno regular.

As disciplinas ofertadas devem ser cursadas durante o semestre letivo do PPGCOM, que se inicia em 09 de março e se encerra em 10 de julho deste ano.

Processo de seleção

Para validar a sua participação como aluno especial em disciplina do PPGCOM, haverá a Análise do “Currículo (modelo lattes), no que se refere à sua formação acadêmica; e Análise da proposta de intenções e razões por que deseja cursar a disciplina, no que se refere à pertinência e consistência da justificativa em relação à disciplina escolhida pelo candidato.

O resultado parcial será divulgado no site do Programa na UFRB https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/ até às 23h horas do próximo dia 02 de março. Após o processo aferição das auto declarações por meio da heteroidentificação, o resultado final será divulgado no site do Programa na UFRB https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/.

Matrícula

As matrículas serão realizadas nos dias 06 e 09 de março, no horário das 09h às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria da Pós-Graduação (Fundação Hansen Bahia, Rua Treze de Maio, 197-373, Cachoeira).

No ato da matrícula, os candidatos selecionados deverão se apresentar na Secretaria da Pós-Graduação do PPGCOM (Fundação Hansen Bahia, Rua Treze de Maio, 197-373, Cachoeira) com os originais dos documentos solicitados na inscrição e comprovante de residência.

Edital nº 01/2020.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres