Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Campus de Santo Amaro recebe espaço cedido pelo Governo do Estado

29 de Março de 2018, 12:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) contará com mais um espaço na cidade de Santo Amaro da Purificação. Foi assinado na última quarta-feira (28), o Termo de Cessão de Uso de Bem Imóvel pelo período de 20 anos, autorizado pelo governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Administração (Saeb). O prédio da antiga Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), na Praça da Purificação, vai sediar o setor administrativo e a pós-graduação do campus da UFRB em Santo Amaro.

O secretário da Saeb, Edelvino Goes, destacou a importância da UFRB para o desenvolvimento da economia e cultura do estado. "Acolhemos com simpatia o pleito da UFRB, cedendo importante construção histórica para o abrigo de uma instituição de ensino superior pública, destinada a produção de conhecimento de um setor importante para o desenvolvimento da economia da cultura do estado, áreas identificadas com forte potencial de crescimento na sociedade contemporânea".

A assinatura contou com a presença do deputado estadual Bira Corôa, que deu apoio fundamental para o êxito do processo. "A assinatura do termo demonstra a preocupação do governo do Estado em preservar e incentivar os valores da educação e contribui para que a UFRB continue a fazer um trabalho diferenciado na Bahia e em especial no Recôncavo Baiano", ressaltou o deputado.

O reitor Silvio Soglia agradeceu o apoio de setores da comunidade santoamarense e enfatizou a importância das parcerias colaborativas com o governo estadual e municipal para consolidar a presença Universidade no município. “O prédio será fundamental para o funcionamento adequado do CECULT, além de gerar uma economia de recursos na transferência de um espaço alugado para um de uso próprio", disse.

O ato contou com a presença do diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT), Danillo Barata, o gerente-técnico do Centro, Paulo Muricy e Valdiria Rocha, assessora da Reitoria da UFRB, além do chefe de gabinete do deputado estadual Bira Corôa, Jorge Araújo.

Confira fotos: 

{gallery}noticias2018/santoamaro{/gallery}



UFRB divulga resultado da segunda chamada do Cadastro Seletivo 2018.1

28 de Março de 2018, 16:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado da segunda chamada do Cadastro Seletivo 2018.1. A relação dos aprovados está disponível no site dos Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel.

A pré-matrícula dos aprovados será realizada pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC). A entrega da documentação deve ser feita entre os dias 10 e 11 de abril, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (horário local), no Campus Universitário em Cruz das Almas.

Os candidatos aprovados nas modalidades de vaga L2, L4, L1D, L2D, L3D E L4D deverão realizar a pré-matrícula exclusivamente no dia 10 de abril, pois deverão ser avaliados pelas respectivas Comissões de Aferições como informado no Edital PROGRAD Nº 02/2018 - Cadastro Seletivo 2018.1.

Os estudantes já matriculados em cursos da UFRB deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula, que poderá ser realizada por procurador. Os candidatos que não comparecerem nas datas indicadas ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga.

A confirmação da matrícula será realizada pelo Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino, no qual o ingressante realizará o curso, de acordo com o horário de funcionamento do setor, no período estipulado pelo Calendário Acadêmico. O início do primeiro semestre de 2018 será no dia 30 de abril.

Uma terceira chamada poderá ser realizada no dia 03 de maio, condicionada à existência de vagas não preenchidas. Os candidatos convocados nesta chamada devem ingressar imediatamente após a efetivação da matrícula, que será no dia 04 de maio.

Confira o Resultado da 2ª Chamada - Cadastro Seletivo 2018.1.

Informações sobre a matrícula na UFRB: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected].

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



UFRB divulga seleção para acesso aos cursos do segundo ciclo após Bacharelados

28 de Março de 2018, 16:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o processo seletivo de acesso aos cursos do segundo ciclo para os concluintes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET), para ingresso no semestre 2018.1. As inscrições estarão abertas nos dias 10 e 11 de abril.

Para os concluintes do BIS, são ofertadas 83 vagas distribuídas para os cursos de Enfermagem (20), Psicologia (30), Nutrição (15), Medicina (18). Já para os concluintes do BCET, são 89 vagas distribuídas entre Engenharia Civil (25), Engenharia Elétrica (25), Engenharia da Computação (5), Engenharia Mecânica (20), Bacharelado em Matemática (4) e Bacharelado em Física (10). Podem concorrer às vagas somente os discentes que tenham concluído os cursos nos semestres 2016.1, 2017.1 e 2017.2.

A inscrição consistirá de duas etapas: via internet, das 16h do dia 10 até às 16h do dia 11 de abril, o candidato deve acessar o site http://segundociclo.ufrb.edu.br/, preencher devidamente o formulário de inscrição e imprimir o comprovante. A segunda etapa consiste na inscrição presencial. O candidato deve comparecer no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico (NUGTEAC), do Centro de Ensino do curso pleiteado, no dia 11 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, para a entrega dos documentos exigidos no edital.

A efetivação da inscrição poderá ser realizada por Procurador, desde que legalmente constituído. A homologação das inscrições será divulgada no dia 16 de abril. O resultado será divulgado no dia 19 de abril, no site dos Processos Seletivos da UFRB e afixado nos quadros de avisos do NUGTEAC.

Aferição e matrícula 

A verificação da política de reserva de vagas e a matrícula dos convocados serão realizadas nos dias 20 ou 24 de abril, de acordo com a modalidade de vaga pleiteada no ato da inscrição. Os convocados devem comparecer na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus Cruz das Almas, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Aquele que não efetuar sua matrícula perderá o direito à vaga.

As aulas terão início no dia 30 de abril, de acordo com o Calendário Acadêmico da UFRB. Caso haja vagas disponíveis, poderá ocorrer uma segunda chamada no dia 03 de maio. Para os convocados nesta etapa, a verificação da política de reserva de vagas e a matrícula acontecem no dia 04 de maio.

Confira o Edital PROGRAD Nº 013/2018 - Acesso aos Cursos do Segundo Ciclo após a Conclusão dos Bacharelados.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel



Programa Saberes Abertos aborda Projeto de Extensão Tecendo Trilhas

27 de Março de 2018, 14:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), lançou mais um vídeo do projeto de “Saberes Abertos”. A iniciativa objetiva apresentar perfis e entrevistas que articulem o campo da comunicação e da educação, promovendo difusão de conhecimento e a exposição dos objetos de estudos de professores e pesquisadores da UFRB.

A docente Cintia Mota Cardeal do Centro de Formação de Professores (CFP) foi a entrevistado da edição. Cintia ingressou como professora adjunta na UFRB já em 2010, na primeira turma do curso de Educação Física, e também faz parte do programa do curso de Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinaridade. Atua nos seguintes temas: memória de trabalho, tempo de reação, atenção seletiva, potenciais evocados e desenvolvimento infantil.

No vídeo, Cintia apresenta o projeto de extensão “Tecendo Trilhas”, desenvolvido através do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAMA). A iniciativa visa proporcionar experiência com Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN’s) em diversos ambientes a crianças, jovens e adultos com deficiência da comunidade de Amargosa/BA, crianças, jovens e adultos sem deficiência, discentes da UFRB através de esportes tais como: rapel, trekking, corrida de orientação, caminhadas por trilhas e mountain bike. Objetiva ainda, fortalecer as relações sociais entre os integrantes do grupo e a comunidade, seja ela acadêmica ou moradores das regiões que serão frequentadas.

Confira:



UFRB oferta 110 vagas para Programa Universidade Aberta à Maturidade

27 de Março de 2018, 10:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), recebe até o dia 16 de abril inscrições para o Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT). São ofertadas 110 vagas em 24 componentes curriculares de cursos de graduação para o semestre 2018.1.

As vagas, nos centros de ensino da UFRB em Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus, são para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos que não tenham cursado ensino superior. O vínculo com a Universidade é como discente extensionista, com direito à certificação.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da PROEXT. Havendo mais candidatos que vagas, serão selecionados os candidatos a partir do critério maior idade. O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de abril e as atividades terão início a partir do dia 30 de abril.

Sobre o projeto

Iniciado em 2016, o Projeto Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT) tem o objetivo de possibilitar vivências do público da maturidade no universo acadêmico. A proposta é integrar adultos e idosos como discentes de extensão no desenvolvimento de ações de ensino e de extensão universitária na UFRB.

O PROMAT defende a educação permanente enquanto direito humano da pessoa adulta. Para esta iniciativa, a sala de aula possibilita vivências e inclusão social para além da qualificação técnica ou formação profissional.

Confira o Edital PROEXT Nº 01/2018 – PROMAT.

Saiba mais sobre o projeto: www.ufrb.edu.br/maturidade.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres