Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre inscrições para programa interno de estágios obrigatórios 2019.1

29 de Março de 2019, 18:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), abre inscrições para o programa interno de estágios obrigatórios para o semestre 2019.1.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário online disponível na página eletrônica de Estágio da UFRB até o próximo dia 21 de abril.

São ofertadas 98 vagas distribuídas nos Campi de Cachoeira e Cruz das Almas. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 29 de abril.

Após esta publicação, o discente deverá comparecer ao Núcleo de Gestão de Estágios e entregar as três vias do Termo de Compromisso de Estágio, cujo modelo está disponível na página eletrônica de Estágio da UFRB.

O estágio deverá ser orientado pelo docente indicado pelo Colegiado do Curso no qual o discente está matriculado na UFRB ou pelo docente do componente curricular e supervisionado por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação na área. Para o início do estágio é necessário que haja aprovação do Plano de Atividades do Estagiário, a ser elaborado colaborativamente pelo supervisor, orientador e estagiário, considerando a compatibilidade com  o perfil do discente.

O Núcleo de Gestão de Estágios encaminhará os nomes e os dados dos discentes selecionados para os locais de realização dos estágios na UFRB.

A jornada de atividades do estágio não deverá ultrapassar seis horas diárias e 30 horas semanais. O estágio obrigatório relativo aos cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até quarenta horas semanais, não devendo exceder a carga horária total do componente.

Não está prevista a concessão de bolsa ou outras formas de auxílio alimentação, transporte e saúde para os discentes. Enquanto estiveram estagiando nos setores da UFRB estarão cobertos por apólice de seguros contra acidentes pessoais.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Gestão de Estágios no telefone (75) 3621-9109, pelo e-mail [email protected] ou no site www.ufrb.edu.br/estagio.

Confira o Edital PROGRAD Nº 013/2019.

Faça sua inscrição preenchendo este formulário.

www.ufrb.edu.br/estagio



Comissão divulga Relatório Parcial da Autoavaliação Institucional da UFRB

29 de Março de 2019, 14:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com 302 páginas, o Relatório de Autoavaliação Institucional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) referente ao quarto ciclo avaliativo 2018-2020, já encontra-se disponível para consulta dos interessados.

O documento, produzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) sintetiza o processo de autoavaliação institucional do último ano.

Pela primeira vez, a coleta de dados foi realizada para professores e alunos no módulo de Autoavaliação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SIGAA. O número de alunos e o envolvimento deles na divulgação da autoavaliação ampliaram a coleta de dados, aproximando-se mais da realidade da categoria na UFRB.

Os servidores técnicos – administrativos, funcionários terceirizados e a comunidade externa fizeram a autoavaliação no site institucional. 

A Coordenação da CPA aponta “que este ciclo avaliativo obteve uma participação significativa, o que amplia o grau de confiabilidade dos resultados e enaltece o trabalho das subcomissões nos Centros, uma vez que a escrita do Relatório é uma atividade das subcomissões que participam ativamente do processo”.

De posse do relatório, como instrumento de construção da universidade, os usuários internos e externos podem utilizar os dados para o acompanhamento do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e dos seus desdobramentos.

Os dados servem também para planejar, monitorar, avaliar e avançar na direção de uma universidade plural, pública e de qualidade onde só é possível a todos os sujeitos das comunidades interna e externa tomarem o destino dessa instituição em suas mãos, influenciando as decisões e os caminhos de crescimento e desenvolvimento da UFRB.

O relatório responde a uma necessidade legal expressa a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que atribui ao Governo Federal a responsabilidade de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, para avaliar os cursos das instituições de educação superior (Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, art. 9, VIII e IX), mas não se resume a isso.

A autoavaliação institucional busca também contemplar a análise global das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais da UFRB e de seus cursos.

CPA

A CPA tem como missão a construção do Relatório, de modo que os dados coletados e analisados sejam utilizados em todas as instâncias da UFRB para promover uma gestão participativa e inclusiva, visto que as informações do Relatório são a voz da Comunidade interna e externa falando para a UFRB. E agradece o apoio de todos que colaboraram para construção desse processo.

Relatório Parcial I do Quarto Ciclo Avaliativo 2018-2020.



UFRB entrega título de Doutor Honoris Causa a Marcio Meirelles

29 de Março de 2019, 12:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O ex-secretário estadual de Cultura da Bahia e diretor teatral Marcio Meirelles, 64 anos, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em sessão solene ocorrida na última quinta-feira, dia 28, às 10h40min, no Auditório da Biblioteca, Campus Cruz das Almas.

Meirelles veio de Salvador para a homenagem acompanhado de integrantes do Teatro Vila Velha e dos filhos Pedro Milet Meirelles e João Milet Meirelles, professor da Universidade Federal da Bahia e músico, respectivamente.
Após a composição da mesa institucional, da qual fizeram parte o reitor Silvio Soglia, a vice-reitora Georgina Gonçalves dos Santos, o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicada (CECULT), Danillo Barata e a servidora técnica Manuelle Carvalho Cardozo, da Secretaria dos Órgãos Colegiados do Conselho Universitário, os presentes cantaram o Hino Nacional.

Ao lado da mesa institucional, estiveram participando da sessão os conselheiros do CONSUNI. Na platéia, pró-reitores, alunos, técnicos administrativos, professores, artistas e convidados.

A professora Daniela Pereira Canedo leu o parecer de concessão do Título de Doutor Honoris Causa a Marcio Meirelles e a solenidade continuou com os discursos do diretor do CECULT, Danillo Barata, do homenageado, Marcio Meirelles e do reitor Silvio Soglia.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV UFRB e traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 

{youtube}UbtMhlZixoE{/youtube}

Proposta

A proposta de homenagem a Meirelles partiu CECULT reconhecendo o trabalho de mais de quarenta anos dedicados a Cultura e as Artes, especialmente nas Artes Plásticas e as Artes Cênicas, além da gestão cultural.

Segundo resolução da UFRB, o título de Doutor Honoris Causa é concedido “a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, não pertencentes ao quadro de servidores efetivos da UFRB, que se tenham distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das Ciências, das Artes, da Filosofia, das Letras, das Culturas, do desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição seja ou tenha sido de alta relevância para o País ou para Humanidade”.

Após a sessão solene, na condição de Doutor Honoris Causa, Meirelles fez a Aula Magna “A arte e seus tempos”, de abertura do semestre letivo de 2019.1.

Meirelles falou de sua trajetória na cultura e das mudanças ocorridas no percurso nos últimos quarenta anos.

Discurso de Marcio Meirelles:

Discurso de Silvio Soglia:

Confira as fotos do evento:

{gallery}noticias2019/meirelles{/gallery}



UFRB divulga seleção para cinco bolsistas do grupo PET Cinema no Campus Cachoeira

28 de Março de 2019, 19:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público que estarão abertas no período de 02 a 12 de abril as inscrições para a seleção de estudante bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Cinema.

Para concorrer é necessário estar regularmente matriculado no curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, entre o segundo e o quarto semestre letivo; apresentar coeficiente de rendimento acadêmico maior ou igual a 7.0 pontos; não possuir vínculo empregatício, além de cumprir com os deveres básicos de um petiano.

As inscrições devem ser feitas presencialmente no PET Cinema, localizado no prédio do Hansen, sala 11, em Cachoeira, no horário das 14h às 17h, com os documentos entregues em envelope lacrado e rubricado pelo candidato.

O processo seletivo compreenderá a avaliação da documentação, apresentada no ato da inscrição; produção de texto sobre o tema “Atividades do PET Cinema: impressões sobre as atividades e como você pensa em contribuir com sua participação no Programa de Educação Tutorial”, com extensão máxima de 30 linhas; e arguição individual.

O estudante selecionado para a vaga de bolsista receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 400,00, pagos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em caso de desistência ou afastamento, poderá ser convocado candidato aprovado em cadastro de reserva.

Confira o Edital PROGRAD nº 12/2019 – Seleção PET Cinema.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/pet.



UFRB divulga seleção para bolsista do grupo PET Cinema

28 de Março de 2019, 19:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público que estarão abertas no período de 02 a 12 de abril as inscrições para a seleção de estudante bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Cinema.

Para concorrer é necessário estar regularmente matriculado no curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, entre o segundo e o quarto semestre letivo; apresentar coeficiente de rendimento acadêmico maior ou igual a 7.0 pontos; não possuir vínculo empregatício, além de cumprir com os deveres básicos de um petiano.

As inscrições devem ser feitas presencialmente no PET Cinema, localizado no prédio do Hansen, sala 11, em Cachoeira, no horário das 14h às 17h, com os documentos entregues em envelope lacrado e rubricado pelo candidato.

O processo seletivo compreenderá a avaliação da documentação, apresentada no ato da inscrição; produção de texto sobre o tema “Atividades do PET Cinema: impressões sobre as atividades e como você pensa em contribuir com sua participação no Programa de Educação Tutorial”, com extensão máxima de 30 linhas; e arguição individual.

O estudante selecionado para a vaga de bolsista receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 400,00, pagos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em caso de desistência ou afastamento, poderá ser convocado candidato aprovado em cadastro de reserva.

Confira o Edital PROGRAD nº 12/2019 – Seleção PET Cinema.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/pet.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres