Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Serviço de Psicologia da UFRB realiza acolhimento para mães pós-parto

27 de Abril de 2018, 16:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Serviço de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Santo Antônio de Jesus, divulga período de inscrição para encontros com mães pós-parto (em puerpério) com crianças de até três anos de idade, para participarem das discussões do Grupo Maternar.

As inscrições para as mães acontecem até o dia 04 de maio, no Serviço de Psicologia. O grupo Maternar tem o objetivo de reunir mães que queiram compartilhar suas angústias, dilemas e desafios. O Serviço de Psicologia é ciente de que a fala, o acolhimento e a escuta podem promover transformações.

O grupo a ser formado, de dez mães em puerpério, que podem estar acompanhadas de suas crianças no ambiente dos encontros, visa discutir a adaptação emocional à maternidade; a vivência da amamentação; a expectativa e a realidade com a chegada do bebê; depressão pós-parto; readaptação conjugal e os papéis materno e paterno; sexualidade na pós-maternidade; e maternidade e a rotina de trabalho e estudo.

O grupo Maternar irá se encontrar, quinzenalmente, as terças-feiras, das 16h30min às 18h, no Serviço de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde. O primeiro encontro está agendado para o dia 08 de maio.

Grupo Maternar

A experiência da maternidade após o parto é intensa e única. Os primeiros meses com o bebê podem ser momentos de grandes alegrias e descobertas, mas também trazem uma montanha-russa de sentimentos e vários desafios ao longo do caminho. Com o nascimento de uma criança muita coisa é reposicionada: relações afetivas, trabalho, hábitos, desejos, prazeres, necessidades e sonhos. Nesse processo, muitas mulheres se sentem sozinhas, culpadas, desamparadas, angustiadas e tristes.

O Serviço de Psicologia da UFRB busca acolhê-las e ajudar a transformar essa percepção em sentimentos positivos.



Ciclo de Palestras na UFRB discute Políticas Afirmativas e direitos fundamentais

27 de Abril de 2018, 15:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na tarde desta quinta-feira, 26, o primeiro Ciclo de Palestras sobre Raça, Gênero e Sexualidades da instituição. A iniciativa visa contribuir para a capacitação dos servidores técnicos-administrativos, docentes, discentes e membros do Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC).

O evento ocorreu no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e foi aberto pela assistente social Ramayana Costa, que deu as boas vindas ao público. Em seguida, compuseram a mesa de abertura o pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares da Silva, o representante estudantil, Paulo Reis; dos técnicos-administrativos, Eliélson Aquino; e a representante da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Dyane Brito.

O ciclo teve como primeira convidada a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Lívia Sant'Anna Vaz que proferiu uma palestra com a temática "Direito Fundamental à Igualdade Racial". Lívia destacou que o debate contribui com o fortalecimento das políticas de ações afirmativas e fez um histórico sobre racismo no Brasil a partir da perspectiva do Direito. “ As pessoas falam da Lei Áurea como um marco, mas ela dispõe de apenas dois artigos. Um diz que está abolida a escravidão e revoga disposições em contrário. É uma lei que não faz absolutamente nada para inserir o povo negro", disse.” A palestrante falou ainda sobre racismo institucional, combate à intolerância religiosa, políticas afirmativas e educação.

A cada temática do ciclo serão abertas novas inscrições. Os certificados serão emitidos ao final de todo ciclo para quem completar carga-horária mínima de 75% de frequência. A carga-horária total do evento é de 46 horas.O evento é promovido pela Pró-Reitorias de Gestão de Pessoal (PROGEP), de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e de Extensão (PROEXT) e terá sequência no dia 11 de maio às 09 horas com a Conferência “(Re) discutindo a mestiçagem no Brasil”, com a presença do professor Kabengele Munanga.

Confira o cronograma de atividades do primeiro Ciclo de Palestras sobre Raça, Gênero e Sexualidades da UFRB. 

Confira as fotos do evento: 

{gallery}noticias2018/ciclodepalestras{/gallery}



Serviço de Psicologia da UFRB promove exibição de filmes e leituras para crianças

27 de Abril de 2018, 14:09, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Serviço de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Santo Antônio de Jesus, divulga a abertura de inscrição para crianças de 6 a 9 anos poderem integrar o grupo FloreSER, de exibição de filmes e leituras voltadas para esse público infantil.

As inscrições acontecem no Serviço de Psicologia ou por meio do telefone (75) 3631-1196, no período de 07 a 18 de maio próximo.

O grupo a ser formado pode ter até quinze participantes, que vão se encontrar, semanalmente, às segundas-feiras, no horário de 15h30 às 17h30. O primeiro encontro está marcado para dia 21 de maio.

Universo infantil

O Serviço de Psicologia entende que os filmes, animações e livros são importantes ferramentas para o diálogo com o universo infantil.

O Grupo FloreSER tem como objetivo favorecer a ampliação de possibilidades de lazer e entretenimento por meio de uma experiência lúdica para as crianças. Espera-se que elas possam refletir sobre diferentes temáticas, expressando ideias, sentimentos e opiniões a fim de contribuir com seu desenvolvimento psicológico e social.



UFRB convoca estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula do semestre 2018.1

27 de Abril de 2018, 10:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula em 2018.1 para que regularizarem sua situação acadêmica.

O prazo final para envio dos processos à SURRAC é até o próximo dia 23 de maio.

A convocação diz respeito aos alunos atingidos pelo artigo 65 do Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB, que enumera as situações sujeitas ao desligamento do discente dos cursos de graduação.

O aluno enquadrado nos termos do artigo 65 não poderá matricular-se em componentes curriculares para o período 2018.2 enquanto sua situação não estiver regularizada.

O estudante interessado em permanecer no curso deverá instruir processo de permanência de curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino, apresentando defesa, acompanhado das provas que dispuser. 

Confira o Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2018.1.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/surrac.



COTEC realiza manutenção programada no Datacenter da UFRB

26 de Abril de 2018, 16:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), realizará uma manutenção programada nos geradores do seu Datacenter das 18h às 8h no período de 26 a 29 de abril. Por esse motivo, a internet no campus Cruz das Almas e o acesso aos sites e sistemas em todos os campi ficarão indisponíveis durante o período.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres