Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga edital para transferências, portador de diploma e rematrícula 2016.1

25 de Maio de 2016, 14:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o edital do processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes dos cursos de graduação, nas modalidades de Transferências Interna e Externa, Rematrícula e Matrícula de Portador de Diploma, com ingresso previsto para o semestre 2016.1. Ao todo, são ofertadas 307 vagas, distribuídas em 25 cursos.

As inscrições estarão abertas no período de 01 a 03 de junho, no Núcleo de Apoio Acadêmico (NUAPAC) do Centro de Ensino que o candidato pleitear a vaga. A entrega da documentação deve ser feita exclusivamente de forma presencial pelo candidato ou representante, por meio de procuração. É cobrada uma taxa de R$ 35,00 para as modalidades de Transferência Externa e Portador de Diploma.

Estudantes da própria UFRB que tenham interesse em mudar de curso ou tenham sido desligados e queiram retornar à instituição também podem participar da seleção para as vagas de Transferência Interna e Rematrícula. De acordo com o documento de seleção, o processo seletivo será coordenado pelo Colegiado do Curso correspondente, com o acompanhamento da Pró-Reitoria de Graduação.

A prova aplicada para as modalidades de Transferências Interna e Externa e Matrícula de Portador de Diploma acontece de 14 a 15 de julho, nos locais e horários a serem divulgados pelo Colegiado do Curso pretendido. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem a nota mínima 7. A seleção referente à modalidade de Rematrícula será por meio da análise das condições temporais de integralização curricular, devendo ser realizadas às adaptações curriculares necessárias.

O resultado será divulgado no prazo de 30 dias após a aplicação das provas. Aos aprovados, a matrícula será realizada nos dias 29 e 30 de agosto. O candidato convocado que não efetuar a matrícula perderá o direito à vaga.

Confira o Edital Nº 17/2016.

Tabela – Áreas de Conhecimento.

Mais informações no site do Processo Seletivo da UFRB.



UFRB divulga seleção dos programas de pós-graduação para ingresso em 2016.2

24 de Maio de 2016, 19:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a abertura dos processos seletivos para ingresso no semestre 2016.2 nos cursos de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, Ciência Animal, Microbiologia Agrícola, Recursos Genéticos Vegetais e Solos e Qualidade dos Ecossistemas. Ao todo, são oferecidas 7 vagas para os cursos de doutorado e 42 vagas para os cursos de mestrado.

As inscrições estão abertas no período de 23 a 30 de maio, nos locais indicados nos respectivos editais. Também são aceitas inscrições por via postal, exclusivamente via SEDEX, sendo que a data de postagem não pode exceder o prazo final das inscrições. A taxa é no valor de R$ 30,00 (trinta reais). Os critérios de seleção envolvem análise de currículo e histórico escolar, avaliação da documentação exigida, entrevista, provas e defesa de um projeto de pesquisa.

Confira os editais:

Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais

Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola

Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ppgci



CCAAB divulga terceira edição do Boletim Informativo de Pesquisa e Extensão

24 de Maio de 2016, 17:43, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a terceira edição do Boletim Informativo de Pesquisa e Extensão. A publicação traz comunicações e notas técnico-científicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da ciência nas áreas das agrárias, ambientais e biológicas. Nesta edição, são apresentadas as atividades e ações desenvolvidas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), ligados ao Centro de Ensino.

Ao todo, a terceira edição do Boletim aborda quatro grupos PET. No texto “PET Agronomia: tradição e inovação com destaque na educação tutorial”, o professor e tutor José Fernandes Filho faz um relato histórico do grupo e de suas contribuições acadêmicas. O “PET Zootecnica da UFRB” é o segundo destaque do boletim, apresentado pela tutora Soraya Jaegger. Já os professores Alessandra Caiafa e Rodrigo Silva são os autores do texto “PET Mata Atlântica: conservação e desenvolvimento – cinco anos de qualificação da formação interdisciplinar, nos cursos de graduação do CCAAB, em prol da conservação da natureza”. E fechando a edição, o professor e tutor Jesus Delgado aborda as contribuições do “PET Conexão de Saberes Socioambientais”.

A publicação tem periodicidade semestral e foi criada pela direção do CCAAB e pelo seu Núcleo de Pesquisa e Extensão com a finalidade de ampliar as ferramentas de divulgação dos trabalhos de pesquisa e extensão dos docentes, discentes e técnicos administrativos do Centro de Ensino. 

Os interessados podem encaminhar material para as próximas edições por meio dos endereços eletrônicos: [email protected] ou [email protected]. As comunicações devem ser originais e os conteúdos de inteira responsabilidade dos autores. Os textos serão submetidos à apreciação do corpo editorial do Boletim.

Confira a edição atual.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/boletiminformativoccaab



Projeto de extensão propõe alternativas para geração de renda na Baixa da Linha

24 de Maio de 2016, 13:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Quarenta mulheres, entre 20 e 62 anos, moradoras da comunidade Quilombola da Baixa da Linha, em Cruz das Almas, estão sendo beneficiadas por um projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo  da Bahia (UFRB) que propõe alternativas para geração de renda e fomento ao empreendedorismo.

A iniciativa é realizada por meio da Escola Profissionalizante de Corte e Costura, criada através do Edital Proext/MEC/SESU 2014. A estrutura da Escola profissionalizante foi inaugurada no dia 02 de maio e a primeira turma teve sua aula inaugural no último dia 18.

O professor do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas e coordenador do projeto, José da Conceição Santana, relembrou na ocasião as dificuldades e lutas enfrentadas para conseguir alcançar e operacionalizar os recursos para a infraestrutura da Escola e ressaltou ainda a importância do engajamento dos moradores da Baixa da Linha para que o projeto tenha sucesso: “O que vai ser a partir de agora depende de vocês. Essa escola surgiu de um desejo manifesto da comunidade de aprender corte e costura para que possam produzir autonomamente e se tornem um núcleo produtivo pra atender as demandas locais”, explica.

A pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso, reforçou a concepção dialógica de Extensão defendida pela UFRB e considera que a Escola pode ser o começo de um empreendimento de economia solidária. “Estamos aqui para trocar conhecimentos e saberes, com o envolvimento da comunidade da Baixa da Linha e da UFRB neste projeto que foi conquistado pelas mulheres desta comunidade”, aponta.

O projeto da Escola Profissionalizante é realizado em parceria com a Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) e com a Associação Comunitária da Linha (Ascol), que atua como interlocutora junto à comunidade, e hoje colabora cedendo o espaço para a realização das atividades.

Saiba mais - O curso do Projeto da Escola Profissionalizante de Corte e Costura da Comunidade da Baixa da Linha será realizado em um período de três meses e objetiva colaborar para que a comunidade estabeleça para si novos meios de sustentabilidade como forma de inclusão social, trazendo a universidade como agente público desta inclusão. A Escola foi uma demanda apresentada pelas mulheres da Baixa da Linha em um estudo realizado no ano de 2011 pela Socióloga Iolanda Oliveira. A pesquisadora investigou os anseios da comunidade para o enfrentamento do desemprego.

O gestor de recursos da Pró-Reitoria de Extensão, Robson Oliveira, responsável pelo processo de compra dos equipamentos para montagem da Escola, relata que é uma alegria ver o projeto se materializar: “É muito gratificante ver os esforços para o desenvolvimento de projetos e programas de extensão, e os seus resultados de envolvimento da comunidade local e da comunidade acadêmica. Isso nos fortalece para continuar lutando para que a extensão universitária ocupe o lugar que merece na Universidade para a formação acadêmica”.

A Comunidade da Baixa da Linha está ao lado do campus da UFRB em Cruz das Almas, a 4 km do centro da cidade.



São Félix tem nome incorporado a Centro de Ensino da UFRB

23 de Maio de 2016, 19:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O município de São Félix teve seu nome incorporado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que agora passa a ser campus Cachoeira/São Félix. A cerimônia do reconhecimento oficial de São Félix como cidade universitária ocorreu na última sexta-feira, dia 20 de maio, na Casa da Cultura Américo Simas.

Compuseram a mesa de abertura do evento: o reitor da UFRB, Silvio Soglia; o ex-deputado federal, Luiz Alberto; o prefeito do município de São Félix, Duda Macêdo; o secretário municipal de Educação, Eliton Lafite; o diretor do CAHL, Jorge Cardoso Filho; o representante estudantil, Antonio Bastos (Tafarel) e a yalorixá, Zelita Sampaio, que deu a benção inicial à cerimônia.

“Gostaria de dizer da minha imensa felicidade, porque estou ajudando a construir essa universidade. O que está acontecendo tem uma importância ímpar para esse município, porque definitivamente a gente começa a construir em São Félix uma nova perspectiva. Os alunos daqui, agora, vão ter a oportunidade de escolher se querem se transformar em doutores”, disse Tafarel, estudante do CAHL e autor da proposta de integração do município ao Centro de Ensino.

Para o secretário Eliton Lafite, a satisfação com o reconhecimento de São Félix como cidade universitária é ainda maior para aqueles que trabalham na área da Educação. “Agora as possibilidades se ampliam para os nossos alunos, que podem usufruir desses espaços acadêmicos aqui mesmo na região do Recôncavo”, destacou. “Na verdade, nosso município já mantém uma parceria muito boa com a Universidade, essa integração só tende a fortalecer nossos projetos”, completou Lafite.

O diretor do CAHL, Jorge Cardoso, lembrou que a cerimônia apenas formalizou um reconhecimento, que já existe na prática, da importância da cidade de São Félix para o Centro de Ensino. O município sedia duas residências universitárias e o ateliê do curso de Artes Visuais, e foi anunciado como sede de futuras instalações do CAHL com a aquisição do antigo prédio do INSS, agora patrimônio da universidade. “A partir de hoje, nosso Conselho de Centro vai empreender um conjunto de discussões para definir os usos que serão atribuídos a esse prédio, que certamente irá contribuir para ampliação e qualificação das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse.

O reitor Silvio Soglia fez questão de destacar que a incorporação do nome de São Félix ao CAHL foi uma proposição aprovada por unanimidade no Conselho de Centro e no Conselho Acadêmico. “Essa é uma reparação que fazemos à cidade. Não é um processo de divisão, mas de soma da potência dos dois municípios e de seu povo”, disse. Soglia ainda afirmou que a universidade oferece não só o que é essencial da formação profissional, mas é papel dela, acima de tudo, construir conhecimento cidadão. Para ele, agora a UFRB passa a contar mais firmemente com o apoio da população de São Félix para essa construção.

A apresentação da Orquestra de Reggae de Cachoeira encerrou a cerimônia.

{gallery}noticias2016/sao-felix-cahl{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog