Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga concurso público de técnicos administrativos com 16 vagas

31 de Maio de 2019, 14:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura do edital do concurso público para Técnico Administrativo em Educação (TAE) da instituição. São dezesseis vagas, com carga horária semanal de 40 horas, para todos os cargos.

O período de inscrição e o valor da taxa de inscrição serão divulgados na página da organizadora do concurso e através do site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRB, no endereço: https://www.ufrb.edu.br/portal/concursos, até o próximo dia 10 de junho.

No pedido de inscrição, o candidato deve optar pela cidade onde realizará as provas: Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. Nos locais em que houver número inferior a cem inscritos, os mesmos serão alocados na cidade mais próxima em que haja aplicação das provas.

As vagas a serem ocupadas são de Farmacêutico-Bioquímico (01 vaga) e Tecnólogo/Gestão de Recursos Humanos (01 vaga). Essas vagas são de Nível E, com vencimento básico de R$ 4.180,66 (Quatro mil, cento e oitenta reais e sessenta e seis centavos)

As vagas de Nível D são de Assistente em Administração (12 vagas); Técnico de Laboratório/ Microscopia (01 vaga); e Técnico de Laboratório/ Química (01 vaga). O vencimento básico de Nível D corresponde a R$ 2.446,96 (Dois mil, quatrocentos e quarenta e seis reais e noventa e seis centavos).

As gratificações ou vantagens que poderão ser acrescidas à remuneração são de Incentivo à qualificação; auxílio transporte; ressarcimento auxílio saúde; e auxílio alimentação.

Os candidatos selecionados serão nomeados sob o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, previsto na Lei nº 8.112/90 e Lei nº 11.091/2005 e suas alterações.

A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, com períodos de 8 horas diárias, compreendidos entre 7 horas e 22 horas e 30 minutos, ou, ainda, em regime de plantão, de acordo com as necessidades da Instituição.

O servidor que entrar em exercício somente poderá ser movimentado de sua unidade de lotação ou da UFRB decorridos 36 (trinta e seis) meses da data de ingresso na Instituição, salvo conveniência e interesse da administração.

Lotação

A UFRB definirá a unidade de lotação funcional do candidato aprovado, de acordo com a necessidade institucional, a qual poderá ocorrer nos campi de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

A lotação do candidato será informada no ato da posse.

O Concurso será válido por dois anos a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por mais dois anos, nos termos do Decreto n º 6.944/2009.

As provas

A descrição detalhada do cronograma do concurso, orientação para realização de inscrições e pagamentos, bem como normas e procedimentos para realização provas, constando os respectivos conteúdos programáticos e detalhamento das provas objetivas e práticas (para os cargos que exigirem sua aplicação) serão divulgadas na página da organizadora e através no sítio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRB, no endereço: https://www.ufrb.edu.br/portal/concursos, até do dia 10/06/2019.

Edital nº 1, de 30 de maio 2019.

Edital publicado no Diário Oficial da União.

Contato - [email protected]



Instituto Politécnico de Bragança divulga edital para Professores Visitantes

31 de Maio de 2019, 12:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, abre inscrições para o edital de recepção de professores visitantes, por um semestre letivo, para professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), como parte do Protocolo de Intenções e aditivos firmados entre as duas instituições, assinado em 22 de maio de 2017.

O protocolo entre o IPB e a UFRB tem vigência até 21 de maio de 2022.

O professor visitante interessado deverá submeter carta de motivação, curriculum vitae e plano de trabalhos, até às datas limite: 30/06/2019, para período de visita entre 15/09/2019 e 15/02/2020 (1º semestre); e até 30/11/2019, para período de visita entre 15/02/2020 e 15/07/2020 (2º semestre).

A seleção dos professores visitantes será coordenada pelo presidente do IPB.

O professor visitante vai desenvolver as atividades de lecionar uma disciplina (tipicamente de 6 créditos ECTS, 4 horas letivas/semana), correspondendo a 20% do tempo de dedicação; participar de projetos de inovação pedagógica em curso no IPB, nomeadamente, a facilitação ou acompanhamento de projetos Demola ou outros módulos extracurriculares inovadores; o acompanhamento e a participação nos mestrados inovadores do IPB (mestrado em Inovação e Empreendedorismo e mestrado em Inovação de Produtos e Processos), correspondendo a 20% do tempo de dedicação.

Compete também ao professor visitante realizar um plano de pesquisa, a concretizar em cooperação com pelo menos um professor do IPB e preferencialmente integrado nas unidades de I&D do IPB, correspondendo a 60% do tempo de dedicação.

A atribuição de estatuto de professor visitante será decidida 15 dias após a recepção da manifestação de interesse.

A definição da disciplina a lecionar pelo professor visitante será validada pelo Conselho Técnico-Científico da Escola do IPB que oferece o respectivo curso. Segundo o edital, o IPB partilha a visão de diferenciação através da promoção da internacionalização, da inovação formativa e da investigação aplicada.

Alojamento e viagens

De acordo com as condições do edital, o IPB assegurará o alojamento do professor visitante na Residência Internacional de Professores do IPB e uma viagem de e para o seu país de residência.

Os professores interessados deverão enviar carta de motivação e documentação para [email protected], com cópia para o e-mail da SUPAI [email protected] na comunicação.

Edital IPB

www.ipb.pt

Mais informações com a SUPAI: [email protected] ou (75) 3621-5315



UFRB destaca-se com intercâmbios de graduação em Portugal e na França

31 de Maio de 2019, 12:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}WHbxG-FTRxo{/youtube}

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem-se destacado com seus estudantes de graduação fazendo intercâmbio acadêmico em Portugal e na França. A UFRB já conta com vinte convênios de intercâmbio com países como Austrália, Alemanha, Argentina, Bélgica, Cuba, Chile, Honduras, México, Reino Unido, EUA, Espanha, Moçambique e Portugal. Esses intercâmbios fazem parte do processo de internacionalização da UFRB, fundada há pouco mais de treze anos.

A Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) acaba de divulga o resultado do processo seletivo para intercâmbio acadêmico de nove estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA) na França, no âmbito do Programa CAPES/Brafagri.

O programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) consiste em parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária; disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes, além de promover o incentivo à aprendizagem do idioma dos países envolvidos.

Os estudantes do ESA, Daniela Souza de Lucena, Matheus Ribeiro de Jesus Cerqueira e Taiara Sampaio Santos, vinculados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) foram selecionados para o intercambio na mobilidade Graduação Sanduíche, na Ecole Nationale du Genie de l'eau et de l'environnement (ENGEES), renomada escola na área de Engenharia, situada na cidade de Estrasburgo, na França.

Os estudantes Manoel Messias de Novais Junior, Elienay Vinicius da Silva Dutra, Nalbert Silva dos Santos, Ruan Oliveira da Rocha Cruz, Rafael Bandarra Neves e Ila Adriane Maciel de Faro, do curso de Agronomia, vinculados ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) também foram selecionados e farão o intercambio nas cidades de Dijon (AgroSupDijon), Toulouse (ENSAT) e Bordeaux (BordeauxSupAgro).

Este ano, todos os nove selecionados conseguiram aprovação, em tempo recorde, na proficiência em Francês no nível B1 (intermediário). Os professores de Francês responsáveis pelo aprendizado dos alunos, em ação conjunta, foram a servidora da Pró-Reitoria de Extensão e mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, Adriele Sousa e o professor Evair Teixeira, licenciado em Letras com Francês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com graduação sanduíche pela Université de Rennes 2 (França), contratado através de mediação da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI). 

O período do intercâmbio será de 12 meses, de setembro de 2019 a junho de 2020, com a concessão de bolsas de estudos na modalidade graduação-sanduíche, incluindo o custo do deslocamento, a taxa de instalação e o seguro saúde.

O programa CAPES/BRAFAGRI é coordenado na UFRB pelos professores Oldair Del'Arco Vinhas Costa e Roberta Alessandra Bruschi Gonçalves Gloaguen.

O intercâmbio consente que “os estudantes ampliem as possibilidades de aprimoramento de conhecimentos técnicos e pessoais a partir de novas relações com outras pessoas, outros idiomas e outras culturas”, atesta a professora Roberta Bruschi. “O intercâmbio permite que os estudantes conheçam novos métodos de ensino e pesquisa e tenham contato com professores e pesquisadores com reconhecida competência em diferentes áreas do conhecimento”, completa Roberta.

Para Oldair Costa, viver um tempo fora do país proporciona inúmeros aprendizados. O fato de sair da sua zona de conforto faz o estudante começar a pensar diferente e a enxergar o mundo de outra maneira — afinal, ele vivencia a realidade a partir de outra cultura e pode ver o seu próprio país sob uma perspectiva distinta. “Da mesma forma, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e é importante pensar nisso desde jovem. Um dos requisitos básicos para conquistar um bom emprego é dominar outros idiomas”, acredita Oldair Costa.

Para Roberta Bruschi, os estudantes certamente obterão novos conhecimentos no campo acadêmico e pessoal, adquirirão fluência em um novo idioma, conhecerão novas possibilidades para continuar a sua formação profissional e para ingresso no mercado de trabalho. 

Conselhos

“Os conselhos são no âmbito pessoal e profissional. Respeitar a nova cultura e tudo que ela traz consigo (jeito de ser, modo de viver, clima, alimentação) é o primeiro fator para o sucesso de qualquer estágio no exterior”, explica Roberta Bruschi. Os estudantes devem se preparar para a inserção num mercado de trabalho competitivo e globalizado. Nesse sentido, “é de fundamental importância que eles realizem o seu curso com qualidade e dedicação, adquiram um novo idioma e conheçam novas culturas, visando ampliar os seus conhecimentos e estar preparados para desafios, tanto no campo acadêmico como profissional”, concorda Oldair Costa.   

Requisitos para seleção

Foram requisitos para o estudante participar da seleção: estar cursando Agronomia ou Engenharia Sanitária e Ambiental, estando no mínimo no 6º período no semestre 2019.1; ter sido aprovado com, no mínimo, 600 pontos no ENEM; ter índice de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0; ter sido aprovado no Edital de Pré-seleção para o Programa CAPES/BRAFAGRI, bem como no teste de proficiência na língua francesa (nível B1).

Resultado final.

Dupla Diplomação

A UFRB assinou em agosto de 2017 o seu primeiro Programa de Dupla Diplomação na área de Engenharia Agronômica. O acordo envolve o Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), Campus Cruz das Almas, e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Os primeiros estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia que tiveram a dupla diplomação foram Renecleide Viana, Kayque Ramon e Gilcimar Candeias.

Eles iniciaram as atividades do programa no mês de fevereiro de 2018 e ficaram no IPB por um ano, quando passaram a obter o duplo diploma de graduação em Agronomia pela UFRB e mestrado em Agroecologia pelo IPB.

Kayque Ramon, Renecleide Viana e Gilcimar Candeias.Kayque Ramon, Renecleide Viana e Gilcimar Candeias.

Experiência

Para a estudante Renecleide Viana dos Santos, a experiência de estudar no IPB foi fantástica. “Eu pude aprender muito com as pessoas que convivi (e até com aquelas que não) e ao mesmo tempo percebi que também ensinei muitas coisas com base nas minhas vivências, tanto na vida acadêmica/profissional quanto na vida pessoal”. 

Segundo Renecleide dos Santos, a  oportunidade de ser uma aluna de pós graduação em outro país é algo transformador, os desafios de fazer uma pesquisa, se dedicar às unidades curriculares, aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Instituto e principalmente associar tudo isso vida pessoal é uma tarefa que exige adaptação, organização e força de vontade.

“Em adição, existia o fato de que eu me encontrar em outro continente, com outros costumes, onde tudo era novidade. Isso me fez ampliar certas habilidades, e principalmente permitiu que eu tivesse maior autonomia em relação a tudo que me cercava”, explica ela.

Renecleide dos Santos destaca que “um leque de muitas possibilidades se abriu e eu precisei administrá-lo da melhor maneira que consegui. O programa de dupla titularização permitiu que eu tivesse uma visão holística do que representa um profissional das ciências agrárias no Brasil e no mundo e me auxiliou no desenvolvimento de competências que certamente sem a mobilidade seria muito difícil, ou mesmo impossível, de alcançar”.

“Eu destacaria do meu intercâmbio a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, de tantos lugares do mundo que não saberia contar o número com exatidão. Também destacaria a importância de se estabelecerem laços afetivos, sem os quais certamente eu não teria conseguido aproveitar tão bem a experiência”, descreve a aluna.

Dissertação

A dissertação de mestrado de Renecleide dos Santos foi na área de conservação do solo e teve como objetivo observar o efeito de mobilizações com tração animal nas propriedades físicas do solo - tema muito pertinente em Portugal, principalmente em relação as zonas de montanha e mesmo no Brasil-, em relação aos pequenos produtores.



UFRB abre inscrição de especialização em Educação, Cultura e Diversidade

29 de Maio de 2019, 13:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrição para o curso de Especialização em Educação, Cultura e Diversidade, a ser ministrado no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no endereço https://www.ufrb.edu.br/ppgecd no período compreendido entre às 13h do dia 01 de junho às 23h59min do dia 16 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 55,00. O curso não vai cobrar mensalidade.

A previsão de início do curso é 12 de agosto próximo, com aulas presenciais quinzenais aos sábados (das 8h às 17h) - ocasionalmente poderão ocorrer também às sextas-feiras, caso a carga horária extensa da disciplina não possa ser ofertada integralmente aos sábados -  e atividades à distância.

O curso terá duração de vinte e quatro meses, contabilizando uma carga horária total de 561 horas. No primeiro semestre acontecem as disciplinas Sociedade, Cultura e Educação na Contemporaneidade; Leitura e Produção Textual; Psicologia, Cultura e Curso de Vida; e Educação, Direitos Humanos e Políticas Públicas para a Diversidade.

No segundo semestre acontecem as disciplinas Métodos e Abordagens de Pesquisa em Educação; Educação Especial; Educação, Gênero, Cultura e Subjetividade; e Educação e Diversidade Sexual.

No terceiro semestre estão previstas as disciplinas Educação e Relações Etnicorraciais; Formação, Currículo, Práticas Pedagógicas e Diversidades; e Literatura, Discurso e Identidade.

No quarto e último semestre acontecem os Seminários de Pesquisa e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), podendo ser no formato de monografia, artigo ou projeto de intervenção.

A especialização em Educação, Cultura e Diversidade tem como objetivo geral estabelecer um espaço de formação para profissionais da educação considerando a cultura e a diversidade inerentes à formação histórica e social brasileiras como elemento fundamental nas práticas relacionadas à educação.

O curso destina-se a egressos dos cursos de Licenciaturas (Pedagogia, História, Geografia, Biologia, Letras, Matemática, Química, Física, Filosofia, Educação Física, Ciências Sociais, Educação do Campo, Informática), Ciências Humanas (Ciências Sociais, História, Filosofia, Música, Artes), Ciências Sociais Aplicadas (Museologia, Serviço Social, Comunicação), Bacharelados Interdisciplinares e Licenciaturas Interdisciplinares.

Vagas

Serão ofertadas trinta e cinco vagas, sendo que quatro vagas serão destinadas a servidores técnico-administrativos da UFRB. Está prevista a reserva de 20% (sete vagas) para o sistema de cotas raciais, 5% para pessoas com deficiência (duas vagas) e 15% para quilombolas, indígenas, e pessoas trans (cinco vagas), de acordo com a Resolução 033/2018 do Conselho Acadêmico (CONAC).

Edital e anexos

Inscrição (disponível a partir de 01 de junho, às 13h)

https://www.ufrb.edu.br/ppgecd/

Informações pelo e-mail: [email protected]



UFRB abre inscrições de aluno especial de graduação para o semestre 2019.2

28 de Maio de 2019, 11:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições para os interessados em cursar componentes curriculares na condição de aluno especial de graduação, com ingresso no semestre 2019.2.

O período de inscrição segue até o dia 06 de junho.

É possível o interessado cursar até cinco componentes curriculares em cursos de graduação, sem constituir vínculo com o curso e sem necessidade de participação em processo seletivo.

O aluno especial receberá uma certidão, com o registro do desempenho obtido no componente cursado, que poderá ser aproveitado quando ingressar na instituição.

Os interessados devem se dirigir o Núcleo de Gestão Técnico-Acadêmico do Centro de Ensino responsável pela oferta do componente, preencher o formulário de solicitação com os nomes dos componentes que deseja cursar e entregar cópia do RG, CPF e o documento que comprove sua condição acadêmica.

Podem se inscrever quaisquer alunos que estejam cursando o terceiro ano, mediante apresentação da declaração da Unidade Escolar, ou que concluíram o Ensino Médio, com a cópia do certificado de conclusão; alunos regulares de cursos de graduação de outras instituições, com a cópia do histórico escolar atualizado; e portadores de diploma de cursos de graduação, mediante cópia do diploma e do histórico escolar.

Para identificar os componentes curriculares que deseja cursar, basta acessar o Projeto Pedagógico de cada curso, que está disponível nos sites dos Centros de Ensino: Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas; Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira; Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro; e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

No Projeto Pedagógico de cada curso consta os nomes dos componentes curriculares ofertados por semestre. Não é permitida a inscrição em Estágios, Trabalhos de Conclusão de Cursos e/ou atividades formativas similares ou da mesma natureza. Caberá ao Colegiado do Curso se pronunciar sobre a disponibilidade e deliberar a solicitação. Confira a relação de cursos de Graduação da UFRB: www.ufrb.edu.br/portal/graduacao.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres