Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga Cadastro Seletivo 2017.1; inscrições de 04 a 05 de julho

6 de Junho de 2017, 17:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o Cadastro Seletivo para a manifestação de interesse presencial dos candidatos inscritos na Lista de Espera do SiSU 2017.1 com vistas ao provimento das vagas remanescentes referentes ao semestre 2017.2. As inscrições serão realizadas nos dias 04 e 05 de julho.

Nesta edição, são ofertadas 987 vagas para 32 cursos de graduação da universidade. A inscrição também poderá ser realizada por procurador, desde que devidamente constituído, e o mesmo deve portar a documentação exigida no edital. O horário de atendimento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, em qualquer campus da UFRB, independente do local de oferta do curso no qual o candidato pleiteia a vaga.

De acordo com o Edital N° 20/2017 da PROGRAD, o candidato inscrito no Cadastro Seletivo concorrerá ao curso declarado como sua primeira opção na modalidade de vaga escolhida no SiSU 2017.1. A manifestação de interesse independe de o candidato já ter sido convocado na segunda opção e efetuado matrícula em qualquer instituição pública de ensino superior.

O Cadastro Seletivo prevê a realização de três chamadas, que serão divulgadas no site de Processos Seletivos da UFRB, disponível em www.ufrb.edu.br/prosel. A realização das chamadas está condicionada à existência de vagas não ocupadas ou que foram preenchidas e desocupadas mediante desistências ou cancelamentos nas chamadas anteriores. As chamadas obedecerão rigorosamente a ordem de classificação e modalidade de vaga.

Chamadas - A convocação dos candidatos será na ordem decrescente das notas obtidas no ENEM 2016 conforme média final obtida no SiSU 2017.1.  A relação dos aprovados no Cadastro Seletivo e o boletim de desempenho dos candidatos serão divulgados pela PROGRAD no site do PROSEL de acordo com o seguinte cronograma: 12 de julho, primeira chamada; 15 de agosto, segunda chamada;  18 de outubro, terceira chamada.

Matrículas - As matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas exclusivamente no campus de Cruz das Almas, na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), de acordo com o período estabelecido no cronograma do edital.

A confirmação de matrícula ocorre através da retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e assinatura do termo de confirmação no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso. Aqueles que não comparecerem nas datas indicadas no edital perdem o direito à vaga. O início do semestre letivo 2017.2 está previsto para 16 de outubro.

Confira Edital PROGRAD Nº 020/2017 – Cadastro Seletivo 2017.1.

Confira Lista de Espera Sisu 2017.1.

Mais informações no site do PROSEL da UFRB.



Balanço positivo e premiações marcam encerramento da IV Reconcitec

6 de Junho de 2017, 16:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec, evento que movimentou o campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) entre os dias 31 de maio a 02 de junho, superou a marca de seis mil inscritos e alcançou o número de 943 apresentações de trabalhos no formato de pôsteres e 207 apresentações orais. O coordenador da Cinova, Edilson Pires, destacou a iniciativa de realizar o Prêmio Inventor UFRB e o Prêmio Talentos da Pesquisa e Inovação UFRB na noite da última sexta-feira, dia 02, durante a cerimônia de encerramento do evento.

“Nós somos hoje a segunda universidade mais inovadora da Bahia e observem que é crescente a tendência dos professores se estabelecerem na universidade e com certeza o nosso ambiente de pesquisa vai ser muito mais fortalecido com isso. Nós criamos essa premiação justamente para prestigiar a atuação desses nossos pesquisadores no ambiente de iniciação científica e tecnológica”, disse o coordenador.

O reitor da UFRB, Silvio Soglia fez um balanço positivo da IV Reconcitec. “Essa foi sem dúvida a melhor reunião científica e cultural que já realizamos na UFRB. Os números retratam um evento que já no seu tamanho se mostra um evento de grande significado para o Estado da Bahia. É fundamental conhecer o que as pessoas estão produzindo na nossa universidade e acima de tudo poder compartilhar os nossos conhecimentos e viver essa aventura universitária que é tão fascinante”, afirmou o reitor Silvio Soglia, durante a mesa de encerramento. Para ele, as premiações durante a Reconcitec é um evento que expressa a qualidade daquilo que é produzido na UFRB. “Temos que valorizar a dimensão da pesquisa, daí essa oportunidade de aqui premiar esses destaques das nossas pesquisas que se dedicam no campo da ciência”, disse Soglia.

Nova marca - Um dos momentos mais aguardados da programação do último dia da IV Reconcitec foi a divulgação da marca vencedora que será utilizada como identidade visual das próximas edições da Reconcitec.  Durante os três dias de evento foi possível votar nas marcas através do aplicativo da IV Reconcitec desenvolvido pela Empresa Júnior de Engenharia da Computação da UFRB - Recode Jr. A marca vencedora foi elaborada pelo estudante Matheus Oliveira que recebeu 41,9 % dos votos válidos.

Ainda durante a cerimônia de encerramento foram realizadas diversas atividades culturais, tais como a apresentação da Quadrilha Love Dance, do Grupo de Forró Gente da Gente e a realização de um desfile de moda do Projeto Ilê Axé Yepandá Odé.

Durante o evento foram realizados ainda o X Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o II Simpósio de Extensão, Seminário de Permanência Estudantil, o Seminário de Educação Tutorial e a IV Feira Acadêmica de Economia Solidária (IV FAESOL). Além dos eventos científicos, foram exibidas apresentações culturais com grupos locais, como o Samba de Roda da Vila Caraípe, Filarmônica Euterpe Cruzalmense, Clube da Radiola, Coletivo Xaréu e Desabafo Teatral.

Confira fotos e vídeos do evento:

 

{gallery}noticias2017/ivreconcitec{/gallery}



UFRB e Secult lançam curso de formação de gestores culturais em Santo Amaro

6 de Junho de 2017, 12:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, foi palco no dia 26 de maio do Seminário Cultura, Território e Diversidade. O evento marcou o lançamento do curso de Formação para Gestores e Conselheiros Municipais de Cultura, projeto de extensão promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com apoio da Secretaria de Cultura do Governo da Bahia (Secult-BA).

O seminário contou com representação das instituições envolvidas no projeto, palestras e apresentações de grupos culturais da região. A abertura ficou por conta do grupo Roda de Samba e Capoeira Acarbo, coordenado pela estudante da UFRB, Taísa da Silva. As crianças e jovens do grupo fizeram uma apresentação com samba, maculelê e capoeira.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UFRB, Silvio Soglia, por Hygor Almeida, representando a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e Raimundo Saborosa, representando a Secretaria de Educação do Município de Santo Amaro. A mediação ficou por conta da vice-diretora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da UFRB, Laura Bezerra.

Também estiveram presentes a vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves; a pró-reitora de Extensão (PROEXT), Tatiana Velloso; a Coordenadora de Projetos e Programas da PROEXT, Ana Paula Diório; a assessora da reitoria, Valdiria Rocha, e o gestor do Núcleo de Cultura da PROEXT, Luciano Simões.

O palestrante Carlos Bonfim, coordenador do Latitudes Latinas e professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dedicou a sua palestra, com o tema “Por uma agenda de trabalho em rede”, a Rafael Braga, jovem negro, preso e condenado por participar de manifestação em junho de 2016. Relacionou a sua fala a dados e reflexões sobre jovens negros e mulheres vítimas de violência no Brasil.

O Reitor Soglia Soglia falou diretamente para o público do curso de formação. “Nós entendemos vocês como integrantes da comunidade universitária da UFRB, de fato, sintam-se verdadeiramente integrantes do projeto e da instituição que nós estamos construindo”.

O evento foi finalizado com a fala do professor José Roberto Severino, da Faculdade de Comunicação da UFBA, seguido da apresentação do grupo de hip hop de Santo Amaro, Banda Unidos pela Periferia.

O Seminário e o curso de formação resultam de uma parceria entre a Secult-BA e a UFRB, por meio da PROEXT e do Motriz - Laboratório de Políticas e Gestão da Cultura do CECULT.

O curso de Formação para Gestores e Conselheiros Municipais de Cultura teve o seu primeiro encontro no sábado, dia 27 de maio. A previsão de encerramento é para o mês de dezembro de 2017. Realizado nos municípios de Santo Amaro e de Feira de Santana, é uma oportunidade para os gestores e conselheiros municipais de cultura se apropriar de técnicas de planejamento participativo e trocar experiências de referência no campo cultural.

Com informações da PROEXT.



UFRB e Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira oferecem curso de língua inglesa

6 de Junho de 2017, 10:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Programa de Extensão em Língua Inglesa (ProELI), firmou nessa sexta-feira, dia 02 de junho, parceria para ofertar curso de língua inglesa para os agentes turísticos e funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira. O curso visa preparar os agentes e funcionários para que possam se comunicar com desenvoltura nesse idioma.

As aulas acontecem no período de 27 de julho a 24 de agosto, na sede da Secretaria, localizada na rua Benjamin Constant, número 19, na cidade de Cachoeira. O curso será ministrado em estágios que se configuram em Basic, Pre Intermediate, Intermediate e Advanced. A abordagem é comunicativa, numa perspectiva funcional, compreendendo a língua como mecanismo de comunicação social.

O acordo foi consolidado entre o coordenador do ProELI, professor Flávius dos Anjos, e o secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, Cleydson do Rosário. Trata-se de mais uma atividade de extensão do ProELI, uma iniciativa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral (NUVEM) que visa implementar e estimular o ensino-aprendizagem de língua inglesa na UFRB.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/proeli.



PET UFRB e Recôncavo em Conexão divulga edital de seleção de bolsistas

2 de Junho de 2017, 11:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Programa de Educação Tutorial (PET) - Conexão de Saberes Seleção: UFRB e Recôncavo em Conexão, divulga edital de seleção de bolsistas. As inscrições estão abertas no período de 05 a 09 de junho, exclusivamente por meio eletrônico, através do seguinte endereço: [email protected] A documentação necessária está expressa no edital.

São ofertadas três vagas para estudantes matriculados entre o 2º e 4º semestres dos Cursos de Graduação da UFRB do campus Cruz das Almas. A bolsa é no valor de R$ 400.

O processo constará de duas etapas de caráter classsificatório no qual será realizada uma produção dissertativa relacionada com o tema Programa de Educação Tutorial e uma entrevista pela Comissão do Processo Seletivo relacionada também relacionada com o tema Programa de Educação Tutorial.

A primeira etapa (produção dissertativa) ocorrerá no dia 13 de junho de 2017, às 09 horas, no Pavilhão de Aulas II da UFRB. Os candidatos classificados na Primeira Etapa serão informados por e-mail do local da seleção no dia 14 de junho às 12:00 horas quanto à ordem e horário das arguições.

Confira o Edital de seleção. 

Mais informações: www.ufrb.edu.br/pet



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres