Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

I Fórum Baiano de Pesquisa em Juventudes será realizado nos dias 13 e 14 em Cachoeira

1 de Junho de 2017, 18:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Acontece nos dias 13 e 14 de junho, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o I Fórum Baiano de Pesquisa em Juventudes: conhecimento em rede e perspectivas colaborativas. A iniciativa é realizada pela UFRB, UFBA, UNEB, UEFS e IFBA e objetiva fortalecer redes colaborativas de pesquisa que elevem a produção científica e a articulação com as demandas sociais para a proposição de uma agenda política para a Juventude na Bahia.

O evento reunirá um conjunto de pesquisadores e estudantes interessados em apresentar resultados de pesquisas, pesquisas em andamento e experiências de intervenção no campo de estudos sobre Juventude em suas diferentes interfaces e áreas de conhecimento: sociologia, antropologia, psicologia, educação, saúde coletiva, comunicação e cultura. Segundo a comissão organizadora, a iniciativa permitirá o compartilhamento de ideias, práticas e perspectivas, além de uma contribuição para o fortalecimento desse campo de estudos e dos mecanismos de intervenção e de participação junto à esfera pública.

A conferência de abertura do evento será realizada às 19h no auditório do CAHL pelo professor José Machado Pais, com transmissão ao vivo pela internet. O conferencista é licenciado em Economia e Doutorado em Sociologia e Investigador do Instituto de Ciências da Universidade de Lisboa e Professor Catedrático Convidadodo (ISCTE). Na ocasião, Machado preferirá a palestra “Jovens em um tempo de incertezas e encruzilhadas”.

Confira a programação e mais informações do evento em: https://iforumbaianodejuventudes.com/257-2/



UFRB realiza abertura da IV Reconcitec no campus de Cruz das Almas

1 de Junho de 2017, 15:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na tarde desta quarta-feira, 31 de maio, a abertura oficial da IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - Reconcitec, no campus de Cruz das Almas. O maior evento acadêmico da região já conta com mais de 6 mil participantes e segue até sexta-feira, dia 02, com uma extensa programação que inclui conferências, minicursos, painéis, exposições, feira de ciências e apresentações científicas e culturais.

A cerimônia de abertura realizada no auditório da Biblioteca teve início às 15h com a apresentação do vídeo “Demarcação Já”, uma homenagem de mais de 25 artistas aos povos indígenas do Brasil.

Na sequência, a mesa de abertura contou com as presenças do reitor da UFRB, Silvio Soglia; da vice-reitora, Georgina Gonçalves; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Rose Mubarack; do Chefe Geral da Embrapa, Alberto Vilarinhos; do prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto; além do ex-reitor e atual secretário de Educação do município de Lauro de Freitas, Paulo Gabriel Nacif.

A pró-reitora Rose Mubarack deu as boas vindas aos participantes do evento e convidou a todos a vivenciarem e prestigiarem a pesquisa na UFRB. “A IV Reconcitec tem o significado de reafirmar o nosso compromisso com educação pública, inclusiva e de qualidade. É o resultado do trabalho coletivo e integrado com os centros de ensino, que traz na sua essência um significativo debate sobre ciência, tecnologia, inovação, educação, cultura, internacionalização, permanência e êxito acadêmico”, destacou.

O reitor ressaltou a consolidação do evento.“Esse é mais um daqueles momentos importantes para nossa instituição. Se fôssemos resumir a Reconcitec, que chega agora a sua quarta edição, poderíamos resumir nas palavras participação e integração. É assim que nós enxergamos essa Universidade, com o propósito, sobretudo, da formação humana e profissional”, disse Soglia

O conferencista convidado foi o acadêmico Fernando Haddad, ex-ministro da Educação (2005-2012) e ex-prefeito de São Paulo (2013-2016). Haddad abordou o tema “Educação, Desenvolvimento e Integração Social” e apresentou um panorama da expansão do Ensino Superior no Brasil, destacando os impactos econômicos e sociais da instalação de instituições de ensino para as comunidades locais. De acordo com Haddad, após uma década de sua última visita ao município, é visível a transformação de Cruz das Almas e do Recôncavo com a consolidação da UFRB. “O significado desta Universidade é para nós um motivo de celebração, mas o momento que nós estamos vivendo hoje, especialmente na educação, exige ação e recuperação de uma agenda que pode ser perdida. Por isso nós precisamos continuar a investir em educação para ter muitas Cruz das Almas espalhadas pelo Brasil. Essa Universidade talvez seja a maior instituição da primeira geração da expansão universitária, Já superando a marca de 10 mil estudantes em pleno Recôncavo baiano, aquele onde 86% da população é negra. Então se nós não tivermos a consciência do que podemos merecer, não seremos dignos de conquistar mais nada”, analisa Haddad.

Após a conferência, foi realizada uma apresentação cultural no formato “palestra cantada” com o repentista baiano Bule-Bule. A programação da IV Reconcitec segue até a próxima sexta, 02, em conjunto com o X Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o II Simpósio de Extensão, Seminário de Permanência Estudantil, o Seminário de Educação Tutorial e a IV Feira Acadêmica de Economia Solidária (IV FAESOL). Além dos eventos científicos, estão previstas apresentações culturais com grupos locais, como o Samba de Roda da Vila Caraípe, Filarmônica Euterpe Cruzalmense, Clube da Radiola, Coletivo Xaréu e Desabafo Teatral.

Aplicativo - Desenvolvido pela Empresa Júnior de Engenharia da Computação da UFRB - Recode Jr, o aplicativo da IV Reconcitec é uma novidade e traz a programação do evento, um guia rápido, votação da marca e a avaliação geral do que ocorrer até o dia 2 de junho. O app está disponível para Android no Google Play.

A IV Reconcitec tem o apoio do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e do MEC através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Confira:

Programação científica

Programação cultural

App do evento

Mais informações: www.ufrb.edu.br/reconcitec 

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2017/reconcitecabertura{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres