Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza Jornada Acadêmica da Engenharia de Pesca e Aquicultura

5 de Junho de 2019, 21:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Teve início nesta quarta-feira, 05, no campus Cruz das Almas, a I Jornada Acadêmica da Engenharia de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento foi realizado no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) com o tema "Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade". A iniciativa, realizada pela Tarrafa Júnior (Empresa Júnior da Engenharia de Pesca da UFRB) e o Diretório Acadêmico do curso, visa discutir novas tecnologias, produção com sustentabilidade e o atual cenário do mercado de trabalho.

 A abertura da Jornada contou com a presença do diretor do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira Lima; dos professoress José Arlindo Pereira e Moacyr Serafim, e do aluno veterano Marcos Silva. O diretor Elvis Lima destacou a necessidade dos alunos estarem antenados as inovações tecnológicas e ao cenário político do país que tem desdobramentos na produção da científica.

O professor José Arlindo relatou ações de inovação e de sustentabilidade no cenário pesqueiro. “Temos que nos atentar para as mudanças que a globalização nos apresentou. O pescado é hoje a carne mais demandada do mundo. Daí a necessidade de investimento em pesquisa e inovação são tãofundamentais para avançar na competitividade e sustentabilidade de aquicultura do Brasil”, explica.

Segundo o docente Moacyr Serafim, a jornada é um espaço importante para discutir exigências do mercado de trabalho, assim como divulgar as linhas de pesquisas dos laboratórios do curso, expondo trabalhos acadêmicos.

Ao longo da programação foram realizados mini-cursos e palestras com os seguintes temas: Georreferenciamento e geoprocessamento remoto; Beneficiamento e curtimento de pele de peixe; Reprodução de peixes reofílicos; Qualidade da água; Cultivo de peixes ornamentais; e Conhecendo as Macroalgas marinhas.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Pesca da UFRB.

Veja fotos do evento:

{gallery}noticias2019/jornadapesca{/gallery}



PROGRAD e Centros de Ensino promovem I Simpósio de Graduação da UFRB

5 de Junho de 2019, 19:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), em articulação com os Centros de Ensino, deu início, na manhã desta terça-feira, dia 04, ao I Simpósio de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A abertura do evento aconteceu no Auditório da Biblioteca, no campus Cruz das Almas, com a presença de diretores, vice-diretores, coordenadores de curso e gestores de ensino.

No início dos trabalhos, o Clube de Choro de Cruz das Almas fez uma apresentação musical para o público presente. Em seguida, foi composta a mesa de abertura do evento. Participaram da composição a vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves; a pró-reitora de Graduação, Rosineide Mubarack; o presidente do Fórum de Diretores, José Valentim Filho, e o representante discente membro do Conselho Universitário, Lucinaldo Riberio.

A pró-reitora de Graduação, Rosineide Mubarack, deu as boas-vindas aos participantes do Simpósio e destacou a oportunidade proporcionada pelo encontro de discutir temas relacionados à gestão acadêmico-pedagógica e ao sucesso acadêmico e socializar experiências inovadoras e compartilhar desafios e dificuldades. “Esse é um espaço também de buscarmos de forma colaborativa dispositivos educacionais que nos aproximam em defesa de um modo de ensinar, aprender, avaliar, inovar e pesquisar no âmbito da graduação da UFRB”, disse.

“Não há sucesso acadêmico sem conhecer o perfil dos nossos estudantes, sem pensar políticas e ações de acesso e permanência. Não há sucesso acadêmico sem conhecer e dialogar com os territórios de identidade e com eles e para eles pensar o processo educativo. Não há sucesso acadêmico sem pensar a pesquisa, a produção científica, a inovação na graduação e ter a pós-permanência dos nossos estudantes acessando a pós-graduação. Não há sucesso acadêmico sem pensar na política de inclusão como estratégica para a afiliação universitária”, completou a pró-reitora.

A vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, ressaltou que o Simpósio acontece num importante momento para a universidade brasileira. “Lá fora alguns setores da sociedade questionam a nossa função social, a nossa razão de ser, o modo como funcionamos. Do ponto de vista interno, vivemos um ponto de virada importante porque precisamos nos confrontar, e o simpósio tem essa disposição de nos confrontar com os nossos desafios e agendas”, afirmou, citando, dentre as questões que merecem ser debatidas no evento, a interdisciplinaridade, a formação docente, a relação entre os saberes e o sucesso e a formação qualificada.

Dando continuidade ao Simpósio, a conferência de abertura intitulada “Gestão Acadêmico-Pedagógica e Sucesso Acadêmico” foi proferida pelo pró-reitor de Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Penildon Silva Filho. Doutor em Educação pela UFBA, com ênfase em administração de sistemas educacionais, Penildon abordou os princípios que norteiam uma gestão democrática e outros tópicos, como Gestão e Administração Pública; Universidade: construção no Brasil e momento atual; Experiência de Gestão Acadêmico-Pedagógica objetivando o sucesso acadêmico.

O evento seguiu pela tarde e termina nesta quarta-feira, dia 05. A programação do Simpósio contemplou mesas temáticas visando a discutir e socializar dados e experiências relacionadas à graduação na UFRB. Dentre os temas: Gestão Acadêmico-Pedagógica; Experiências dos Bacharelados e Licenciatura Interdisciplinares; e A política de Inclusão como Estratégia para a Afiliação Universitária. O objetivo é ampliar a discussão e o conhecimento sobre essas questões, além de iniciar o diálogo sobre a construção do Plano de Formação Docente.

Confiira as fotos da abertura do Simpósio:

{gallery}noticias2019/simposiograduacao{/gallery}

Confira o vídeo da abertura do Simpósio:



Professores da UFRB Ana Fermino e Sebastião Silva serão empossados na ACB

4 de Junho de 2019, 14:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os professores e pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Ana Cristina Fermino Soares e Sebastião de Oliveira e Silva serão empossados como membros titulares da Academia de Ciências da Bahia (ACB), em sessão solene marcada para a próxima quarta-feira, dia 5, às 18h, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

Ana Cristina Fermino e Sebastião de Oliveira passarão a integrar os quadros da ACB no campo de “Ciências Exatas, Agrárias e da Terra”. Com isso, a UFRB passa a ter quatro integrantes no corpo da instituição. Também integram a ACB os professores e pesquisadores Carlos Alfredo Lopes de Carvalho e Ferlando Lima Santos.

Na mesma solenidade, serão empossados outros dezessete novos membros, indicados por seu notório saber e relevância de seus trabalhos e pesquisas científicas.

A cerimônia de posse será oficialmente aberta pelo presidente de honra da Academia de Ciências da Bahia e ex-governador baiano, professor Roberto Santos, e pelo reitor da UFBA, João Carlos Salles, com apresentação musical do violonista Mario Ulloa. Em seguida, os acadêmicos Evelina de Carvalho Sá Hoisel e Luiz Antonio Rodrigues de Freitas vão conduzir a apresentação e posse dos novos acadêmicos.

O acadêmico Irundi Edelweiss fará o discurso de saudação aos novos membros da ACB e a professora Ana Cristina Fermino Soares fará o discurso em nome dos novos acadêmicos. Para encerrar, o presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Bittencourt de Andrade, fará a saudação geral em nome da instituição.

Os novos acadêmicos foram escolhidos após serem submetidos à indicação, submissão e votação pelo Conselho da Academia de Ciências da Bahia. São 18 novos membros titulares e 1 novo membro júnior. Os membros titulares vão compor os grupos de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra (6), Ciências da Vida (4), Filosofia e Ciências Humanas (5), Ciências Sociais e Sociais Aplicadas (1) e Artes (2).

O critério formal de admissão está fincado no artigo 6º do Estatuto da ACB, de modo que os membros titulares devem ser pesquisadores que possuem vínculo com o estado da Bahia e, concomitantemente, consagrado conceito nacional e internacional. Para além disso, são examinadas quantitativa e qualitativamente as publicações científicas realizadas pelo candidato, bem como seu desempenho nas áreas de educação, extensão e aspectos correlacionados. A Assembleia Geral, que admitiu os membros titulares e juniores ocorreu no último dia 17 de abril. 

Perfis

Ana Cristina Fermino é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFRB, no qual é atual coordenadora. Ela foi membro da Câmara de Assessoramento em Ciências Agrárias e da Câmara de bolsas da FAPESB. Ana Fermino exerceu os cargos de pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Criação e Inovação (PPGCI), no período de 2011 a 2015 e o de Superintendente de Assuntos Internacionais da UFRB.

Professora Ana Cristina Fermino.Professora Ana Cristina Fermino.

Ana Cristina Fermino possui graduação em Microbiologia e Imunologia (University of Arizona, 1988), mestrado em Microbiologia e Imunologia (University of Arizona, 1990) e doutorado em Produção Vegetal (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 1998).

Sebastião de Oliveira foi pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) por 35 anos e atualmente é professor visitante nacional Sênior-Capes, no Curso de Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pesquisador visitante da Fapesb e Bolsista de Produtividade Científica do CNPq (1C). Ele tem 165 trabalhos em periódicos, centenas de resumos expandidos em anais de congressos e dezenas de capítulos de livros. Também foi organizador e/ou autor de livros. 

Professor Sebastião de Oliveira.Professor Sebastião de Oliveira.

Sebastião de Oliveira é engenheiro agrônomo (Universidade Federal de Viçosa, 1974), mestre em Fitotecnia (Universidade Federal de Viçosa, 1977); e doutor em Melhoramento Genético de Plantas (Universidade de São Paulo, 1991).  

Academia

A Academia de Ciências da Bahia (ACB) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 17 de setembro de 2010, na cidade do Salvador e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem-estar social no nosso país, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia. A ACB atua no sentido de estimular a formação de pesquisadores nas áreas da ciência e da tecnologia.

Com informações da Academia de Ciências da Bahia.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog