Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga inscrições dos cursos presenciais de inglês do Programa IsF

21 de Junho de 2018, 11:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), divulga as inscrições para novas turmas do curso de Inglês presencial nos campi de Cruz das Almas e Amargosa.

As inscrições ficarão abertas até 28 de junho (quinta-feira, até meio-dia) e devem ser realizadas através no item aulas presenciais do site http://isfaluno.mec.gov.br/. O período das aulas é de 09 de julho a 01 de setembro de 2018.

TUTORIA MEO

PROFESSOR

LOCAL

HORÁRIO

VINICIUS

CRUZ DAS ALMAS

SEG 16 – 18H

RACHEL

SANTO ANTONIO DE JESUS

SEG E QUA 8 – 10H

LAIS

AMARGOSA

SEG E QUA 15 – 17H

 

Idioma Sem Fronteiras - O objetivo dos cursos é o de preparar os estudantes para a produção acadêmica, os exames de proficiência exigidos pelas universidades estrangeiras e para a experiência linguístico-cultural no processo de internacionalização.

Mais informações são encontradas no site www.ufrb.edu/isf, a página do Facebook, ou no próprio site do Programa, isf.mec.gov.br, ou envie a sua pergunta para os emails [email protected] e [email protected].



Professores da UFRB são homenageados com Título de Cidadania Amargoense

21 de Junho de 2018, 10:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os professores e pesquisadores Jean Adriano Barros da Silva e Carolina Gusmão Magalhães, vinculados ao Centro de Formação Profissional (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram homenageados com o Título de Cidadania Amargoense, em sessão solene na última terça-feira, dia 19, por ocasião da programação em comemorações do 127º aniversário de emancipação político-administrativa do município de Amargosa.

Os títulos de cidadania foram concedidos pela Câmara Municipal de Amargosa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e a população de Amargosa. Além dos dois professores homenageados, outras personalidades também foram agraciadas com o Titulo de Cidadania.

Desde 2010, morando em Amargosa por conta das atividades da UFRB, os professores têm trabalhando com projetos ligados as culturas populares e a educação em saúde junto as pessoas com vulnerabilidades sociais daquela cidade (profissionais do sexo, crianças e jovens em comunidade "tidas como violentas", usuários do CAPS e servidores municipais).

Jean Adriano é o atual coordenador do Programa de Extensão Balaio de Gato; e Carolina Magalhães, atual coordenadora do Programa de Extensão Saúde no Ar e membro do Programa de Extensão Balaio de Gato, ambos desenvolvidos no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A homenagem do legislativo amargoense representa uma estratégia política de valorização dos cidadãos que possuem relevantes serviços prestados ao município de Amargosa.

O evento contou com a participação de diversas autoridades da política regional e personalidades do meio artístico.



UFRB divulga processo seletivo para Programa de Residência Pedagógica no CFP

21 de Junho de 2018, 9:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Professores (CFP), divulga a abertura do processo seletivo para o Programa de Residência Pedagógica. Estão sendo oferecidas 96 vagas para residentes bolsistas e 24 vagas para residentes voluntários.

O objetivo do edital é selecionar universitários para integrarem os subprojetos dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas em Educação do Campo, Matemática, Biologia, História, Física e Ciências Sociais, para atuarem nas escolas do campo da Educação Básica, visando estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura em parceria com as redes públicas de Educação Básica.

As inscrições estão abertas no período de 21 a 28 de junho.

A inscrição deverá ser feita, exclusivamente, por meio do preenchimento dos formulários presentes nos endereços eletrônicos a seguir:

Licenciatura em Física: https://goo.gl/forms/FWuaFJ68T9kk4DVK2

Licenciatura em Matemática: https://goo.gl/forms/SXxX30D35vbCoRii1

Licenciatura em Pedagogia: https://goo.gl/forms/rAu8W3nqPANk4yV43

Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias: https://goo.gl/forms/HmM1sTik00u4bLgk1  

Documentação

O candidato deve encaminhar os seguintes documentos digitalizados e salvos em PDF: a) Histórico Escolar atualizado, fornecido pelo SIGAA; b) Cópia do CPF; c) Cópia do RG; e d) Currículo na Plataforma Paulo Freire, disponível no endereço eletrônico http://freire2.capes.gov.br, o qual será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

Segundo os termos do edital, não será permitida a inscrição de um mesmo estudante em mais de um subprojeto. O edital informa que a apresentação incompleta da documentação acarretará na não efetivação da inscrição do candidato e que os arquivos que não estiverem em PDF não serão aceitos.

O resultado final do processo seletivo está previsto para dia 09 de julho, com a publicação dos nomes dos selecionados. É responsabilidade do candidato o acompanhamento do processo seletivo no site da PROGRAD/PIBID.

O valor da bolsa é de R$ 400,00 mensais, concedida pela CAPES diretamente aos beneficiários. O período de vigência dos subprojetos e bolsas será de dezoito meses a iniciar em agosto de 2018.

Confira o edital RP/CFP Nº 1RP/CFP Nº 1.



UFRB integra manifestação no Dois de Julho em Defesa da Ciência e Tecnologia

21 de Junho de 2018, 8:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai integrar a mobilização estadual, em defesa da Ciência e da Tecnologia, em evento marcado para 2 de julho, data dos festejos da independência da Bahia.

A concentração de estudantes, pesquisadores, professores e admiradores da ciência está marcada para as 7h30min no Largo da Lapinha, em Salvador. A expectativa é de reunir cerca de 500 cientistas baianos no ato.

A articulação do protesto está sendo feita pela Academia de Ciências da Bahia (ACB) e já conta com a adesão das instituições federais UFRB, UFBA, UFOB e UESB; e das estaduais UNEB, UESF, UESC e UESB. Apóiam a mobilização o Instituto FioCruz/BA, o IFBA, o IF-Baiano e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A manifestação tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o grave momento vivido pela ciência e tecnologia no Brasil e particularmente na Bahia, carente de recursos e investimentos para financiamento de pesquisas e fomento de projetos.

O presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Andrade diz que afalta de apoio à ciência no Brasil chegou a uma situação dramática; em decorrência disto, a mobilização da sociedade se faz necessária como forma de chamar a atenção sobre a questão, levando o governo a recompor o orçamento reduzido.

Com informações do site Jornal da Mídia



Professor visitante da UFRB é o homenageado no 15º Prêmio USP de Direitos Humanos

20 de Junho de 2018, 15:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O antropólogo e professor visitante sênior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Kabengele Munanga, é o homenageado na 15ª edição do Prêmio USP de Direitos Humanos. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 29 de junho, às 10h, na Sala do Conselho Universitário, localizada na Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, em São Paulo.

Munanga nasceu em 1942, em uma aldeia de Bakwa Kalonji, na República Democrática do Congo, e graduou-se em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo (1964-1969), onde iniciou sua carreira acadêmica como professor assistente. Em 1969, iniciou seus estudos de pós-graduação na Universidade Católica de Louvain (Bélgica) e foi pesquisador no Museu Real da África Central, em Tervuren (Bruxelas). Porém, por motivos relacionados à ditadura militar instalada em seu país, o doutorado só foi concluído em 1977, pela Universidade de São Paulo, onde se tornou professor titular do Departamento de Antropologia.

Desenvolveu pesquisas nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-Brasileira, com ênfase em temas como o racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais, e foi um dos protagonistas no debate nacional em defesa das cotas e ações afirmativas.

Além da carreira acadêmica, Munanga desempenhou diversos cargos administrativos, como o de diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia (1983-1989), vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea (2002-2006) e diretor do Centro de Estudos Africanos (2006-2010).

Prêmio USP de Direitos Humanos

O Prêmio USP de Direitos Humanos foi criado pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade em 2000, com o objetivo de identificar e homenagear pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos no Brasil.

A Comissão de Direitos Humanos da USP é presidida pelo ex-ministro de Justiça, José Gregori, e formada pelos professores Sueli Gandolfi Dallari (Faculdade de Saúde Pública), Maria Hermínia Tavares de Almeida e Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari (Instituto de Relações Internacionais), Ricardo Alexino Ferreira (Escola de Comunicações e Artes), Eunice Aparecida de Jesus Prudente (Faculdade de Direito), Taís Gasparian (Instituto de Estudos Avançados), Gustavo Gonçalves Ungaro (Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo) e Cristiano Buoniconti Camargo (discente).

Fonte: Jornal da USP



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres