Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

CAsA do DUCA abre chamada para submissão de fotografias para e-book

30 de Junho de 2020, 5:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A  CAsA do DUCA e o Centro de Formação de Professores (CFP), em parceria com professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), abre chamada para submissão de fotografias para o e-Book: Miradas de crianças: olhares sobre o cotidiano em preto e branco.

A publicação pretende reunir fotografias feitas  em preto e branco por crianças brasileiras e estrangeiras de 3 a 11 anos, durante o período da pandemia.O periodo de submissão das fotografias segue aberto até 10 de julho.

As propostas devem ser enviadas para o e-mail miradasdecrianç[email protected]

Confira abaixo um resumo das informações:.

  1. A fotógrafa ou fotógrafo-mirim deve ter entre 3 e 11 anos de idade e podem ser auxiliados pelos pais, irmãos, avós, tios, primos ou qualquer outra pessoa na captação das imagens;
  2. As fotos devem ser feitas em preto e branco;
  3. As imagens podem conter tudo, menos pessoas e devem estar em boa resolução e definição;
  4. As fotos tiradas, mínimo 5 e máximo 10, devem ser enviadas de 17/06 a 10/07 para o endereço: miradasdecrianç[email protected]
  5. Ao enviar as fotos, é necessário enviar também as seguintes informações: nome da criança, idade, cidade de residência, nacionalidade, nome da pessoa que auxiliou na captação das imagens, grau de parentesco, uma pequena legenda em cada foto (caso a criança deseje) e ao final um pequeno relato da pessoa que acompanhou sobre esse processo de captação de imagens junto à criança. A própria criança pode escrever esse relato, caso saiba e escrever e o deseje.
  6. As fotos selecionadas deverão ter autorização formal das crianças fotógrafas e de seus responsáveis em um Termo de Consentimento.

Mais informações no Facebook e Instagram da CAsA do DUCA.

miradas

 



Revista Extensão divulga chamada de trabalhos para a sua 19ª edição

26 de Junho de 2020, 13:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre chamada de trabalhos para o volume 19 da Revista Extensão, nas categorias: artigo científico, resenha e relato de experiência. Os trabalhos devem obedecer às normas de submissão e contemplar uma das nove áreas temáticas do periódico: Comunicação; Cultura e Artes; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; Gênero e Sexualidade. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo sistema disponível no site da Revista Extensão, até o dia 27 de julho. 

Na próxima edição, um dos capítulos da Revista será um dossiê temático com reflexões e relatos sobre a Extensão Universitária e a pandemia de Covid 19, com o objetivo de visibilizar as alternativas e direcionamentos diante das novas demandas e da recomendação de isolamento social. O dossiê, com o tema "A Extensão Universitária no Contexto da Pandemia de Covid 19", vai seguir as mesmas normas e prazos estabelecidos para as outras temáticas.

Além da chamada de trabalhos para a sua 19ª edição, o periódico está cadastrando novos pareceristas ad hoc, com o objetivo de ampliar o quadro de colaboradores para a etapa de avaliação dos trabalhos recebidos para publicação.

A publicação da Revista Extensão é uma atividade prioritária da Pró-Reitoria de Extensão da UFRB e ocorre, plenamente, no atual contexto de pandemia de Covid-19, por meio do teletrabalho da equipe da PROEXT.

A Revista Extensão, com periodicidade semestral, tem o compromisso de divulgar os conhecimentos produzidos a partir da Extensão Universitária, em suas diversas modalidades, na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas.



Reitoria notifica presença de animais externos na UFRB à ADAB e pede providências

25 de Junho de 2020, 12:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Dando continuidade às ações de combate à presença de animais externos no campus Cruz das Almas, a Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na manhã de hoje (25) mais uma ação. Acompanhado de assessores, o reitor esteve presente na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em Cruz das Almas, para protocolar ofício solicitando providências deste órgão em relação à presença de animais externos em área federal, na UFRB.

A equipe da Universidade foi recebida pela gerente local da ADAB, Lousane Lordêlo Cerqueira, pela gerente da defesa animal, Luisa Girardi, pelo médico veterinário, Luciano Santos e pelo auxiliar de fiscalização, Matheus Silva. Também participaram do encontro os assessores da Reitoria Neilton de Jesus e César Velame.

A visita da UFRB decorre de contatos iniciais e de uma reunião realizada no dia 23 de junho, por vídeoconferência, entre membros da Administração Central e a gerência da ADAB, para tratar do assunto.

Na visita, o reitor Fábio Josué fez uma contextualização dos prejuízos patrimoniais e acadêmicos que os animais externos tem causado à Universidade, bem como dos riscos de propagação de enfermidades no rebanho da UFRB e na saúde de seus servidores. Também, fez um relato das ações que a atual gestão vem realizando para solucionar o problema e solicitou a colaboração da ADAB.

Na oportunidade, o dirigente da UFRB entregou à gerência da ADAB documentos de notificação e informações de oito proprietários de bovinos e equinos que circulavam pela Universidade e que foram apreendidos no âmbito de ações de combate à presença de animais externos no campus. O reitor cobrou da ADAB providências quanto à apuração de eventual descumprimento da legislação sanitária animal por parte dos proprietários identificados, bem como a aplicação de sanções pertinentes.

A equipe da ADAB colocou-se à disposição para apoiar a UFRB nas ações que a Universidade tem desenvolvido, nos limites de sua ação institucional. Os proprietários devem ser chamados para prestar esclarecimentos, apresentar guias de regularização de criação dos animais e, em caso negativo, instados a regularizar a situação, sob pena de serem multados pela prática de crime contra a legislação sanitária. Também, foi apontada a necessidade de envolver outros órgãos na busca de uma solução definitiva para o problema. Algumas alternativas foram dialogadas em relação a esta questão e a Reitoria tomará outras providências com o apoio de outros órgãos federais, estaduais e municipais, em breve.

Luisa Girardi, Luciano Santos, Lousane Cerqueira, Fábio Josué e Neilton de Jesus.Luisa Girardi (ADAB), Luciano Santos (ADAB), Lousane Cerqueira (ADAB), Fábio Josué (UFRB) e Neilton de Jesus (UFRB).

UFRB divulga cartilha com atividades lúdicas para crianças durante isolamento social

25 de Junho de 2020, 1:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Três servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criaram uma cartilha que reúne recomendações de atividades lúdicas para realizar com crianças durante o período de isolamento social.

O pedagogo e psicólogo Antônio Carlos Dias da Encarnação Júnior, a pedagoga Jandira Oliveira Santos e a psicóloga Larissa Muniz Ribeiro, todos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), elaboraram o material denominado “Vamos brincar?”, composto por 26 brincadeiras.

Para os autores "um importante recurso de cuidado com a saúde mental das crianças é a implementação de brincadeiras e atividades lúdicas que, além de estimular o aprendizado, podem contribuir com a diversão e aproximação familiar".

"As sugestões de brincadeiras selecionadas na cartilha podem ser realizadas por crianças de diferentes faixas etárias, desde que observados o grau de desenvolvimento e compreensão das mesmas para executá-las de forma segura e divertida. A ideia é que elas participem da construção dos recursos e contribuam dentro das suas possibilidades", explicam os autores.

Confira a Cartilha “Vamos brincar?”.

cartilha brincargrande



Guia Viver UFRB orienta estudantes sobre dúvidas frequentes e rotinas acadêmicas

24 de Junho de 2020, 22:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), por meio do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico, elaborou um FAQ (Perguntas Frequentes) com as dúvidas mais comuns dos estudantes de graduação sobre a universidade. O FAQ traz questões sobre as rotinas acadêmicas, biblioteca, auxílios e bolsas para os estudantes, Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) e outras informações pertinentes. A ferramenta pode ser encontrada no Guia Viver UFRB que está disponível para smartphones com sistema Android na Google Play Store com o título “Viver Universidade”, e também no endereço eletrônico: ufrb.edu.br/guiaufrb.

O Guia Viver UFRB foi pensado a partir dos relatos dos estudantes ingressantes sobre as suas dificuldades em lidar com o grande volume de informações institucionais, e localizar aquelas que dizem respeito diretamente à aprendizagem do estudante no cotidiano da graduação. A publicação serve, também, para a integração do estudante à vida universitária, afiliação estudantil e permanência qualificada. 

A publicação propicia aos estudantes ingressantes conhecer, de forma rápida e dinâmica, dividida por temas, os programas e rotinas acadêmicas da UFRB. É fácil acessar informações sobre programas de extensão, pesquisa, oportunidades de estágio, assistência estudantil, empréstimos na biblioteca, SIGAA, transporte intercampi, calendário acadêmico, cursos a distância, um Glossário, o Regulamento de Graduação e o “SOS” para dúvidas sobre outros espaços de atuação na universidade.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil