Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga programação de seu aniversário de 8 anos

24 de Julho de 2013, 16:12, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebra na próxima segunda-feira, 29 de julho, o aniversário de 8 anos da instituição. A comemoração contará com uma programação que inclui inaugurações de unidades acadêmicas e uma exposição fotográfica com registros de momentos históricos desde a sanção da Lei nº 11.151 que cria a UFRB.

No dia 29 de julho, a partir das 10h, acontece a abertura das comemorações no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Santo Antônio de Jesus; no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa; e Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira. Uma exposição de livros da Editora da UFRB e uma exposição de fotos desde a criação e implantação da “Federal do Recôncavo” estão entre as atrações que poderão ser visitadas durante o evento. Além disso, os discentes, docentes e técnicos-administrativos estão convidados a participar de um momento de integração e socialização.

No dia 30 de julho, acontecem as comemorações no campus de Cruz das Almas para os Centros de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). A partir das 10h, serão abertas para visitação as exposições de livros e fotos no hall do Prédio da Reitoria. Na ocasião, a comunidade acadêmica destes centros de ensino será recebida para um momento de integração. Às 16h, acontece a inauguração da Biblioteca Universitária de Cruz das Almas. Também está inclusa na programação a entrega dos dois microônibus adaptados adquiridos pela UFRB para as direções do CAHL e do CCS.

No dia 31 de julho, a partir das 14h, na Sala dos Conselhos do Prédio da Reitoria, acontece o lançamento do Programa Integrado de Ação Afirmativa (PINAF), pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE). No dia 1º de agosto, às 16h, será a vez da inauguração do Setor de Ciências Biológicas, novo prédio que será entregue para o CCAAB, no campus de Cruz das Almas.

E encerrando a programação, no dia 06 de agosto, às 14h, no Anfiteatro da Reitoria, acontece a solenidade de homenagem aos servidores  da UFRB docentes e técnicos-administrativos aposentados, promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP).

A criação da UFRB decorre da proposta do Governo Federal de expansão e interiorização do ensino superior - Programa Expandir, sendo a primeira instituição federal de ensino superior instalada no interior da Bahia. Suas atividades tiveram início em 2005, com os cursos herdados da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. Hoje, a UFRB é multicampi e possui 5 centros de ensino em 4 cidades do Recôncavo.



CAHL abre processo seletivo para professor substituto na área de Comunicação Social

24 de Julho de 2013, 9:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto. Está sendo ofertada uma vaga em regime de 40h para profissionais de Comunicação Social.

As inscrições estão abertas até 02 de agosto, na sala da Gerência Técnica, localizada no prédio administrativo do CAHL, em Cachoeira, nos horários das 08h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. As inscrições podem ser realizadas de forma presencial ou por procuração. Para efetivar a inscrição, o candidato deverá imprimir, preencher e assinar a ficha de inscrição, disponível no site Concursos da UFRB e anexar aos documentos listados no edital.

O processo seletivo constará de duas etapas distintas, sendo análise de currículo e prova didática. As provas serão realizadas nos dias 07 e 08 de agosto, no CAHL. O resultado será divulgado no site Concursos da UFRB, no dia 12 de agosto. Candidatos que tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou que tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses não podem se inscrever.

Confira o Edital Interno n° 03/2013 CAHL.



CCS abre processo seletivo para contratação de professor substituto

23 de Julho de 2013, 10:14, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de professor substituto com graduação nas áreas de Farmácia, Psicologia ou Saúde. São ofertas cinco vagas com carga horária de trabalho entre 20h e 40h.

As inscrições estão abertas até o dia 02 de agosto, no Protocolo do CCS, campus Santo Antônio, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Para efetivar a inscrição no processo seletivo, o candidato deverá imprimir, preencher e assinar a ficha de inscrição, disponível no site Concursos da UFRB. Candidatos que tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses não podem se inscrever.

O processo seletivo possui três etapas distintas, sendo análise de currículo, com peso dois, prova didática, com peso cinco, e entrevista, com peso três. As provas serão realizadas dos dias 06 a 14 de agosto, no CCS. O resultado final será divulgado internamente no âmbito da Unidade até o dia 15 de agosto, com posterior publicação no Diário Oficial da União.

Confira:

Edital Interno Nº 03/2013 - CCS

Declaração Ausência de Impedimentos Edital Interno Nº 03/2013 - CCS

Ficha de Inscrição Edital Interno Nº 03/2013 - CCS

 



PROGRAD abre edital para seleção de bolsistas

23 de Julho de 2013, 9:40, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o Edital PET/MEC n° 09/2010 – PET– CONEXÕES DE SABERES – LOTE H com vista a seleção de bolsistas para o Programa de Educação Tutorial (PET). As vagas são preferivelmente a estudantes de graduação com alguma familiaridade com comunidades do campo e quilombolas.

Serão disponibilizadas sete vagas a serem preenchidas por estudantes dos cursos de graduação da UFRB, sendo duas vagas para Engenharia Sanitária e Ambiental e cinco para os cursos de Gestão de Cooperativas, Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Biológicas, Agroecologia e Engenharia Florestal. A bolsa no valor de R$ 400,00 terá duração de um ano, renovável por mais dois anos.

As inscrições serão realizadas até o dia 26 de julho, no Núcleo Acadêmico do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), campus Cruz das Almas, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os candidatos devem apresentar no ato da inscrição um texto autobiográfico com ênfase em suas experiências pessoais, além da documentação exigida no edital.

Edital n° 09/2010.

Mais informações no site do PET.



Capes aprova novo mestrado profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas na UFRB

22 de Julho de 2013, 10:35, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O novo curso de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso contará com 15 vagas anuais e será ministrado no campus de Cachoeira.

Formar profissionais aptos a desenvolver de forma plena e inovadora o projeto de aplicação da Lei 11.645 de 2008, que torna obrigatório o ensino de História da África, da Cultura Afro-Brasileira e da História Indígena, é um dos objetivos do curso. "Em 2013, completa dez anos da referida Lei que obriga que os currículos da educação básica incluam a História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros. Logo, a aprovação desse curso representa uma conquista em relação ao propósito de contribuir com esse Projeto de Educação das Relações Étnico Raciais", aponta o professor Claúdio Orlando, um dos coordenadores do projeto.

O curso de pós-graduação lato sensu foi formulado a partir das experiências dos membros do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) do Recôncavo da Bahia ao realizar o Curso de Especialização em História da África, da Cultura Afro-Brasileira e Africana. Nele, foram reunidos cerca de 170 professores das redes de ensino público dos municípios de Santo Amaro, Cachoeira, São Felix, Muritiba, Cruz das Almas, Amargosa, mutuípe e Brejões. "A partir da experiência da especialização, os membros do NEAB e professores do Curso de História do CAHL enviaram a Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) do Curso de Mestrado Profissional para a Capes", relata o coordenador do NEAB, professor Antônio Liberac.

"O Mestrado representa um avanço para formação e pesquisa no campo da História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, ao tempo que amplia o comprometimento da UFRB em relação à formação de estudantes egressos das graduações, dos professores que estão concluindo o curso de especialização realizado pelo NEAB, e demais interessados na temática", aponta Claudio Orlando. Das vagas disponíveis, 50% serão para atender professores das redes de ensino estadual e municipais e 10% para servidores técnicos-administrativos, as demais são para livre concorrência.

Além de Orlando e Liberac, os professores Rosy de Oliveira, Sergio Guerra, Emanoel Soares, Juvenal de Carvalho, Rita Dias, Leandro Almeida, Osmundo Pinho, Walter Fraga e outros nomes atuaram juntos na elaboração do projeto que contou ainda com a apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. O Curso foi estruturado com corpo docente formado por 19 professores, dos quais 16 doutores e 3 mestres. A previsão de oferta do curso é o primeiro semestre letivo de 2014.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil